segunda-feira, 30 de abril de 2007

30/04/2007 - Porto da Barra (Vivência EREB 2007)

No dia 30 de abril de 2007 aconteceu na praia do Porto da Barra (Salvador, BA) a vivência realizada pelo Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (BIOTA Aquática) durante o Encontro Regional de Estudantes de Biologia (EREB) Nordeste na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A intenção desta vivência era mostrar a quantidade absurda de lixo gerada diariamente nas praias urbanas, os seus impáctos ao meio ambiente e promover a coleta do lixo encontrado no fundo do mar ... a água estava com muita suspensão devido aos ventos que estavam acontecendo no período, isso somado ao fato de ser período de maré grande (lua cheia), mas muito lixo foi encontrado, entre taliscas de queijo-coalho, velas de automóveis, camisinhas, embalagens diversas, queijo Polenguinho (isso mesmo, 5 queijos embalados), sola de sapato, latas (inclusive algumas furadas e amassadas provavelmente utilizadas por usuários de drogas), lacres de xerveja, garrafas plásticas, canudos, plásticos, etc.

A vivência estava marcada para acontecer às 10:30h, mas devido a problemas na liberação da saída da van lá da UEFS (em Feira de Santana) atrasou um pouco, mas conseguimos cair na água ainda pela mnhã ... antes da água porém o Marcelo deu uma palestra sobre a dinâmica do Porto da Barra e eu completei um pouco com dados básicos sobre o lixo ... o Marcelo ficou no raso auxiliando o pessoal com equipamento e eu fiquei posicionado nos limites de segurança a fim de evitar que os menos experientes ficassem sujeitos às correntes do local, e vez ou outra, quando via que Yuri e Gustavo estavam também nesta região eu explorava a área fotografando os participantes da vivência.

Além dos 15 participantes da vivência, incluíndo estudantes do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, estiveram comigo neste mergulho: Prof. Jucelho, Marcelo Rosa, Gustavo, Yuri, Bruno, Sapo e "Frog".


Agradecimentos:
Prof. Jucelho (UEFS), Gian e Márcio Coelho (Dive Bahia), Marcelo Rosa (Projeto Galeão), Gustavo (C.A. Infrutescência, UCSal), Piu, Yuri (Biota Aquática), Bruno e "Frog"(UCSal).

Mais fotos desta vivência em:
http://rodrigopivni.multiply.com/photos/album/50

sexta-feira, 27 de abril de 2007

27/04/2007 - Poste 4

Subi no barco e fiquei sabendo que o Camilo ainda tinha que fazer outro mergulho para terminar os seus transectos e o Igor ainda tinha que descer para colocar (armar) as armadilhas de sedimento ... verifiquei os cilindros e achei um com 100 Bar ... não preciso nem dizer que montei meu equipamento e fui novamente para a água, não? Rsrs ... Só que desta vez somente para curtir ... para observar os animais, mergulhar nos arredores do recife, fazer fotos, etc.

Neste mergulho fui para a areia e me distanciei do recife em direção ao fundo areno-lodoso do canal ... cheguei aos 15,6 m de profundidade (nos dois mergulhos anteriores não ultrapasse 10 e 13,8 m) e vi um enorme linguado que me deixou chegar bem perto ... vi também pedaços de um casario de alguma lancha de fibra e passei pelas estruturas do poste anterior (o atual é novo, foi trocado de lugar a alguns meses).

Neste mergulho além dos cripticos pude observar com mais calma as espécies conspicuas, ví frades enormes (Pomacanthus arcuatus), alguns ciliares (Holacanthus ciliaris) também bem grandes, um grande Haemulon plumieri, budiões (Sparisoma frondosum, S.axillare e Scarus trispinosus), além de lagostas e estrelas-do-mar ...

Ao completar aproximadamente 35 minutos de fundo comecei a subir e parei aos 4,5m onde fiz uma deco preventiva de 5 minutos ...

O mergulho durou 36 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo, Miguel, Tais Benfica e Igor Cruz.

27/04/2007 - Poste 4

O Poste 4 é outro dos postes de sinalização das margens do canal de acesso à Madre de Deus entre as ilhas de Maré e dos Frades. Este poste fica a poucos minutos de navegação do poste anterior (o Poste 6).

Caímos na água por volta das 14:27h ... a água mais uma vez não estava tão limpa mas mesmo assim deu para perceber que o local também era muito bonito.

Para variar fui fazer o censo de peixes cripticos com o quadrado de 2 x 2 m e registrei as seguintes espécies: nenon (Elacatinus sp.), amboré-vidro (Coryphopterus sp.), Parablennius sp., maria-preta (Stegastes fuscus), Serranus flaviventris, peixe-morcego (Ogcocephalus vespertilio) e um jovem ciliares (Holacanthus ciliaris) que apresentava comportamento críptico (se mantinha entocado).

Quanto ao carangueijo-aranha, neste recife ele foi amostrado em 14 dos 15 quadrados (total de 64 indivíduos).

O mergulho durou 86 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo, Miguel, Tais Benfica e Igor Cruz.

27/04/2007 - Poste 6

O Poste 6 é um dos postes de sinalização das margens do canal de acesso à Madre de Deus entre as ilhas de Maré e dos Frades.

Caímos na água por volta das 09:45h ... a água não estava tão limpa quanto no dia anterior e nem o recife era tão rico, mas mesmo assim o local também era muito bonito.

Mais uma vez fui fazer o censo de peixes cripticos com o quadrado de 2 x 2 m e registrei as seguintes espécies: nenon (Elacatinus sp.), amboré-vidro (Coryphopterus sp.), Parablennius sp., maria-preta (Stegastes fuscus), Serranus flaviventris e um filhote minúsculo de parú ou (Pomacanthus paru), conhecido também quando esta deste tamanho, por parunha (por ser do tamanho de uma unha) que apresentava comportamento críptico (se mantinha entocado).

Quanto ao carangueijo-aranha, neste recife ele foi amostrado em 11 dos 15 quadrados (total de 39 indivíduos).

O mergulho durou 89 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo, Miguel, Tais Benfica e Igor Cruz.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

26/04/2007 - Recife Pedras do Cardinal

Desta vez não zarpamos para outro ponto e felizmente pude fazer outro maravilhoso mergulho neste maravilhoso recife, desta vez para censurar com o quadrado os peixes cripticos e o caracngueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis). As espécies censuradas foram semelhantes aos outros pontos, porém a densidade de neons (Elacatinus sp.) pareceu ser infinitamente maior. Além do neon foram registrados no censo o amboré-vidro (Coryphopterus sp.), Serranus flaviventris, Parablennius sp., Malacoctenus sp. e maria-preta (Stegastes fuscus), totalizando 6 espécies apresentando comportamento críptico neste recife. Já com relação ao carangueijo-aranha, ele foi registrado em 13 dos 15 quadrados totalizando 30 indivíduos registrados.

Um belíssimo gregório (Stegastes pictus) adulto fo onservado neste recife, porém não durante a realização dos quadrados e portanto não entrou nos censos.

O mergulho durou 97 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo e Igor Cruz.

26/04/2007 - Recife Pedras do Cardinal

Partimos do Centro Náutico por volta das 8:00h e às 09:45h já estávamos prontos para cair na água ... fiquei surpreso com a beleza do local ... as Pedras do Cardinal são formações que deram origem a um recife de topo plano com aproximadamente 200m de extensão e uns 30 de largura média) no interior da baía de Todos os Santos, entre a Ilha de Maré e Salvador. O topo plano do recife se encontra a apenas 10m de profundidade e as suas paredes apresentam de 2 a 4m de cobertura de corais, seguindo em direção ao fundo (mais de 20m) com substrato areno-lodoso. A cobertura de coral é formada 75% por Montastrea cavernosa, seguida por Sideratrea stellata, e apresentando ainda colônias de Mussismilia hispida, Agaricia agaricites, Millepora alcicornis e pólipos solitários de Scolymia wellsi. Além de corais podemos encontrar muitas esponjas e zoantidios no recife.

Neste mergulho eu fiz o registro da cobertura do substrato (porcentagem) com o quadrado e medi a rugosidade com uma corrente de 2m enquanto que o Igor Cruz fazia o video transecto para censurar os corais.

O mergulho durou 87 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo e Igor Cruz.

Esse foi um dos lugares mais bonitos que já mergulhei ... fiquei muito feliz ao saber que a baía de Todos os Santos ainda abriga um recife tão bonito e aparentemente pouco explorado como este ... ESPERO QUE CONTINUE ASSIM!

Mais fotos do local em:
http://rodrigopivni.multiply.com/photos/album/48

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25/04/2007 - Ilha dos Frades (Falésia)


Ao subirmos do mergulho anterior logo zarpamos para o próximo ponto, também na costa da ilha dos Frades, porém mais ao sul em frente a um trecho erodido na costa que lembra uma falésia, o que dá nome ao local.

Mais uma vez mergulhei para fazer o censo de peixes crípticos, onde registrei 6 espécies, sendo elas: neon (Elacatinus sp.), amboré-vidro (Coryphopterus sp.), garrião (Labrisomus nuchpinnis), Malacoctenus sp., Serranus flaviventris e moréia (Gymnothorax moringa).

O local, tanto deste mergulho quanto do anterior é bastante raso, não ultrapassando os 7,5m e o substrato predominante é a alga calcárea (Halimeda sp.), mas o local apresenta grandes colônias de Millepora alcicornis que serve de abrigo a diversas espécies de peixes e crustáceos (Brachiura).

Também neste mergulho censurei com o quadrado o carangueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis) que inclusive foi observado em 11 dos 15 quadrados censurados (total de 15 indivíduos).

O mergulho durou 96 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo, Marocci e Igor Cruz.

25/04/2007 - Ilha dos Frades (Corais de Norte)


Saímos do Centro Náutico às 8:00h em direção à ilha dos Frades ... por volta das 8:30h avistamos duas fragatas (Fregatta magnificens), aves de hábitos oceânicos que só se aproximam da costa quando o temporal está "feio" em alto mar, muitas vezes inclusive a sua avistagem em águas costeiras é o prenúncio de temporal ... além da fragata um grupo de trinta-reis (Sterna sp.) também foi observado interagindo com catraias de pesca ... chegamos na costa da ilha por volta das 10:30h e começamos a sondar o fundo atrás de sinais de coral (recife) e só achávamos bancos de fanerogamas marinhas (algas) ... até que umas 11:00h encontramos o recife norte e então caímos na água.

Diferente do dia anterior, hoje eu mergulhei para censurar peixes crípticos e usei o método do quadrado (2 x 2m) e consegui registrar 7 espécies de peixes crípticos, foram eles: amboré-vidro (Coryphopterus sp.), garrião (Labrisomus nuchpinnis), Malacoctenus sp., Serranus flaviventris, Parablennius sp., moréia (Gymnothorax moringa) e mangangá (Scorpaena plumieri).

Além dos peixes resolvi por conta própria censurar o carangueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis) que foi observado em apenas 3 dos 15 quadrados censurados (total de 3 indivíduos).

O mergulho durou 126 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo, Marocci e Igor Cruz.

terça-feira, 24 de abril de 2007

24/04/2007 - Mangueiras


Ao subirmos do mergulho nas Pedras Alvas logo zarpamos para o próximo ponto, desta vez o mergulho foi no recife das Mangueiras, um local bem parecido com o recife anterior, porém apresentava uma visibilidade um pouco inferior.

Assim como para o mergulho anterior, desta vez eu também mergulhei para censurar com transectos as espécies de peixes conspicuos deste recife, onde registrei 22 espécies de peixes, sendo elas: neons (Elacatinus sp.), quatingas (Haemulon aurolineatum, H.plumieri e H.parra), salemas (Anisotremus virginicus), Priacanthus arenatus, jaguaraçás (Holocentrus adscencionis), vermelho-rabo-aberto (Ocyurus chrysurus), Serranus flaviventris, Odontoscion dentex, maria-preta (Stegastes fuscus), donzela (S.variabilis), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), budião (Sparisoma frondosum), borboletas (Chaetodon striatus), parú (Pomacanthus paru), frade (Pomacanthus arcuatus), trilhas (Pseudupeneus maculatus), barbeiro (Acanthurus bahianus), cirurgião (A.chirurgus) e barbeiro-azul (A.coeruleous). Diversas outras espécies também foram observados neste recife, porém não entraram nos meus censos.

O mergulho durou 82 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo, Anchieta, Rafael Carvalho e Igor Cruz.

24/04/2007 - Pedras Alvas


Saímos do Centro Náutico (Salvador) às 07:30h em direção aos recifes em frente à ilha de Maré ... o primeiro ponto foi o recife conhecido como Pedras Alvas, onde chegamos por volta das 9:00h e logo caímos na água.

Neste dia eu fiquei responsável por realizar transectos para censurar as espécies de peixes conspicuas deste recife, a água não estava muito limpa, apresentava uns 5m de visibilidade ... o lugar era muito bonito, com diversos recifes de 25x20m aproximadamente, apresentando profundidades entre 10 e 13 m (respectivamente topo dos recifes e fundo de areia) ... foram registradas 17 espécies de peixes durante a realização dos censos, sendo elas: quatingas (Haemulon aurolineatum, H.plumieri e H.parra), salemas (Anisotremus virginicus), jaguaraçás (Holocentrus adscencionis), vermelho-rabo-aberto (Ocyurus chrysurus), jabú (Cephalopholis fulva), Paranthias fucifer, Odontoscion dentex, maria-preta (Stegastes fuscus), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), budião (Sparisoma frondosum), borboletas (Chaetodon striatus), baiacú (Sphoeroides spengleri), Chantigaster figueiredoi, barbeiro (Acanthurus bahianus) e barbeiro-azul (A.coeruleous). Porém moréias (Gymnothorax moringa e G.vicinus), ariacós (Lutjanus synagris), crisuros (Microspathodon chrysurus), ciliares (Holacanthus ciliaris), Clepticus brasiliensis, Parablennius sp., entre outros foram observados neste recife, porém não entraram nos meus censos.

O mergulho durou 83 minutos.

Estiveram comigo neste mergulho: Camilo, Anchieta, Rafael Carvalho e Igor Cruz.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

23/04/2007 - Porto da Barra

Caimos na água por volta das 13:20h e passamos todo o mergulho próximo ao trampolim ... a maré estava bem vazia e a água relativamente clara apesar do tempo fechado e das chuvas rápidas que vem caindo nos últimos dias.

Cardumes de Carangidios Caranx sp. e de sororocas (Scomberomorus sp.) rondavam a área e por vezes investiam nos gigantescos cardumes de "pititinga", porém não consegui ver a predação em sí, muito menos fotografar.

Dentre os animais observados destaco além dos carangidios e das sororocas, camarões-palhaço (Stenopus hispidus) e um enorme niquim (Thalassophryne sp.) ... ah, isso sem falar de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) que observamos no raso, próximo onde os barcos fazem a "limpeza" do pescado ... o curioso é que esta tartaruga apresentava uma mutilação na porção terminal do seu casco cuja origem é desconhecida.

Em um determinado momento durante o mergulho me vi só, procurei as outras pessoas que entraram na água comigo mas não encontrei ninguem e só fiquei por uns 15 minutos quando voltei a ver o pessoal ... apenas após o mergulho (depois das 14:40h) fui saber que a cata-lixo Jan encontrou uma lata de cola-de-sapateiro e resolveu coletar quando acabou se melando com a cola e saiu da água para se limpar!!

Estiveram comigo neste mergulho: Jan, Dé, Juba e Pedro.

domingo, 22 de abril de 2007

22/04/2007 - Boa Viagem e Blackadder

O mergulho hoje já foi diferente dos anteriores postados aqui no Logbook ... fizemos um mergulho offshore com SCUBA nos recifes da Boa Viagem e no naufrágio do Blackadder.

Logo de início um linguado cuja espécie eu não iodentifiquei, na areia, alguns Synodus sp., peixes-morcego (Ogcocephalus vespertilio) , amborés-vidro (Coryphoterus glaucofraenun) e muitos carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis) ... quando chegamos à popa do naufrágio um cardume de enormes salemas (Anisotremus virginicus) nos recepcionaram, fiz algumas fotos mas o excesso de suspensão não permitiram que nenhuma ficasse realmente boa ...

Dentre as salemas me chamou a atenção uma que apresentava um ferimento já cicatrizado logo acima da sua cabeça ... a impressão que dá é de que a cicatriz foi provocada por um tiro de arpão ... não me parece marca de ferimento causado por algum predador ...

Seguimos então em direção à proa do naufrágio onde encontrei um jovem parú (Pomacanthus paru) ainda com a coloração preta com faixas amarelas, algumas outras salemas e uma enorme mutuca (Myrichthys ocellatus) sendo seguida por um badejinho (Mycteroperca bonaci) jovem, como esta associação ocorreu no interior da proa a quantidade de suspensão foi menor, permitindo então que eu fotografasse e filmasse a associação.

Quando retornava, próximo ao escovém de bombordo uma maria-preta (Stegastes fuscus) que defendia o seu território resolveu investir contra a minha mão após eu ter me apoiado sem querer em sua fazendinha de algas ... dei mole, era para eu ter pelo menos filmado o comportamento, mas fiquei lá, só observando ... mas também não fiquei muito tempo pois é sacanagem estressar desta forma o peixe, preferi deixar ele em paz.

Ao passar novamente pela popa fiz novas fotos das salemas e seguimos novamente em direção ao recife e logo depois à praia ... já estavamos a 65 minutos em baixo d´água a uma profundidade máxima de 8,8 m ... eu ainda tinha 90 bar no cilindro, mas infelizmente o do Ovinho já estava nos 50 e optamos por manter a segurança e sair ...

Nesse mergulho estava comigo o Ovinho.

sábado, 21 de abril de 2007

21/04/2007 - Porto da Barra

O mergulho começou hoje por volta das 10:30h, caímos no lado do trampolim e ficamos por um bom tempo na zona de areia ajudando Guigui no piloto do seu projeto de pesquisa com os peixes de areia.

A minha surpresa foi quando o Yuri me chamou para mostrar um machinho de cavalo-marinho (Hippocampus reidi) que se encontrava fixo a um palito enterrado no meio da areia ... o Buia encontrou também uma estrela-do-mar de seis pontas ... um pequeno polvo cuja espécie ainda não foi determinada ... um pequeno gobiidio (Gobionellus sp.) na areia ...

Depois fui vasculhar a área das pedras ... fofografei uma mutuca (Myrichtys ocellatus), um Malacoctenus sp., e alguns carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis) ... falando em carangueijo-aranha, mostrei um exemplar fêmea a Yuri e Gustavo, a minha intenção era mostrar a eles o dimorfismo sexual deste bichinho, então fui procurar um macho para mostrar a diferença ... o primeiro carangueijo-aranha que encontrei eu quis logo pegar para verificar o sexo, porém ele se recuou e entrou numa loca, eu não hesitei e enfiei a mão na loca para pegá-lo quando senti uma forte fisgada no dedo indicador da mão esquerda, no reflexo puxei o dedo e o indivíduo do outro lado do dedo recuou ... deu para ver que se tratava de uma moréia ... so tive tempo depois de avaliar o estrago ... o dedo sangrava e doía muito ... abortei o mergulho ... tb, já passavam das 13:00h ...

Estiveram comigo neste mergulho: Buia, Gugui, Camilo, Yuri, Gustavo, Nina e Frog ... fora uns calouros que faziam o batismo do curso básico ...

sexta-feira, 20 de abril de 2007

20/04/2007 - Porto da Barra


Cheguei no Porto e o pessoal já estava na água, exceto Vanessa ... peguei logo o equipamento na mala do carro e fomos pra água ... eram 16:00h aproximadamente!

A água não era das mais limpas e o céu se mantinha encoberto, porém sem cara de chuva ou fortes ventos contrariando a pobre fragata do dia anterior (ou contrariando a minha dedução do dia anterior). O céu encoberto fazia o ambiente aquático ficar relativamente mais escuro, como se fosse já um pouco mais tarde favorecendo a "saída" mais cedo dos peixes e animais de hábitos tipicamente noturno e/ou crepuscular ... em frente à pedras viamos cardumes de Pempheres schomburgki, jaguaraçás (Holocentrus adscencionis) e "fogueirinhas" (Myripristis jacobus) circulavam fora de tocas, e um apogon (Apogon sp.) ficava a espreita entre sua toca e a área externa ... isso sem falar nos pequenos cardumes de Pareques acuminatus e de Odontoscyon dentex que também podiam ser observados do lado de fora das grandes locas.

Quando entrei na água Juba me disse ter visto uma tartaruga, mas infelizmente não consegui ver também.

Fotografei muitos garangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis) em frente às suas respectivas tocas ...

O mergulho durou até as 17:30h ... estiveram comigo neste mergulho: Vanessa "Trança", Juba, Dé e um amigo de Dé.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

19/04/2007 - Porto da Barra


O tempo estava péssimo, céu fechado, havia chovido bastante nos ultimos dias ... mas já estavamos sem sal no sangue ... eu pelo menos já estava a 4 dias sem mergulhar ... resolvemos cair assim mesmo ... até uma fragata (Fregatta magnificens) planava em circulos sobre nossas cabeças (alguns bons metros acima, claro) anunciando que a qualquer momento um temporal podia se armar e despencar sobre a terra ...

Chegamos umas 15:50h e 16:00h ja estavamos na água que para nosso espanto estava aparentemente mais quente que o normal e mais limpa do que esperávamos ... aliás, estava bem limpa mesmo ... fizemos um mergulhinho massa na área abrigada do Porto da Barra alí do lado do forte de Santa Maria ... ficamos na água por aproximadamente 1h e saímos, desta vez sem por-do-sol porque o astro rei estava escondido atrás e muitas nuvens.

Neste mergulho estivemos apenas eu e a Aninha.

domingo, 15 de abril de 2007

15/04/2007 - Porto da Barra

Caímos na água umas 9:15h, com um atraso de mais de uma hora da hora programada ... decidimos cair em frente à rampa dos barcos e ficar ali por aquele lado do Porto mesmo.

Poucas novidades neste mergulho, exceto pelo registro de mais dois peixes moribundos, uma sardinha (Sardinela sp.) que apresentava marcas de rede pelo corpo, deve ter escapado de alguma tarrafa ou coisa parecida e um Haemulon aurolineatun sem nenhuma marca de agressão ou interação com a pesca visível pelo corpo.

Por volta das 10:30h saímos da água após arrodearmos o forte de Santa Maria.

Estiveram comigo neste mergulho: Aninha, Ovinho e "Sapo".

sábado, 14 de abril de 2007

14/04/2007 - Porto da Barra e Marco Polo


A correnteza estava visivelmente forte de vazante, porém felizmente aparentava não estar influenciando na área confinada (abrigada) do Porto da Barra ... caímos na água por volta das 13:30h, ao lado do forte de Santa Maria ... a água estva até boa, com boa visibilidade, porém para alguns estava muito fria.

Ficamos alguns minutos próximo ao forte e decidimos cruzar a enseada entre os barcos em direção ao costão rochoso do outro lado da enseada ... no caminho encontrei uma tainha (Mugil sp.) moribunda com menos de 10 cm de comprimento e um ferimento de arpão atravessando sua coluna vertebral, um animal que foi portanto capturado por um caçador e descartado provavelmente pelo seu pequeno tamanho ... e tem gente que ainda defende a prática deste esporte bizarro.

Bom, ao chegarmos no costão rochoso decidimos então nadar até a enseada do Marco Polo, nesta hora dois de nós (Jan e Billy) decidiram sair da água devido ao frio. A travessia até Marco Polo não foi fácil, pegamos uma forte correnteza contrária em um pequeno trecho que nos segurou por um bom tempo, mas logo chegamos na enseada onde a água estava novamente parada ... durante a travessia, em uma área de turbulência encontrei outro peixe moribundo, desta vez uma sardinha (Sardinela sp.) e sem marcas de arpão ...

Na enseadinha ví um gregório (Stegastes pictus), peixinho com um certo valor comercial (ornamental) que já não via há um tempo em uma área tão próxima a costa ... foi dificil fotografar ele, mas fiz alguns registros ... esta avistagem valeu todo o mergulho ...

Umas 15:30h resolvemos então sair da água e saímos alí mesmo por Marco Polo.

Estiveram comigo neste mergulho: Janete, Billy, Ovinho, Pedro "Coruja" e Vanessa "Trança".

quinta-feira, 12 de abril de 2007

12/04/2007 - Porto da Barra


Depois da tentiva freusatrada de mergulhar hoje em Ondina decidimos não perder a manhã e fomos até o Porto da Barra que para a nossa surpresa estava parecendo uma piscina ... caimos na água umas 8:30h, ali no lado do quebra-mar do trampolim e fizemos o mergulho ao redor do forte.

Muitos peixes, budiões, barbeiros ... recrutas de Balistas vetula ... recrutas de Taócas (Acantostracyon spp.) ... dois Tricolors (holacanthus tricolors), um no raso e outro mais no fundo ... etc.

A visão dos Tricolors alí é que foi o show do mergulho, espero que nenhum coletor os ache!!! Lindos os bichos!!! Ainda jovens ...

Ficamos na água até as 10:40h e saímos, com pena, pois o mergulho foi show ... o meu consolo é que provavelmente eu volte ao Porto da Barra ainda hoje a tarde!

Estiveram comigo neste mergulho: Pedro "Coruja" e Ericka "Guigui".

12/04/2007 - Ondina (praia da Piscina)

Caimos cedo, umas 7:30h já estávamos entrando na água ... ventava um pouco e o mar estava bastante batido, o que levantou bastante suspensão ... ficamos mais de 10 minutos tentando passar as ondas e chegar atrás da pedra da piscina, mas não foi possível e resolvemos retornar, porém o mergulho não foi de todo ruim, conheci um novo lugar e consegui fotografar uma pequena moréia.

Estavam comigo neste mergulho: Pedro "Coruja" e Ericka "Guigui".

11/04/2007 - Farol da Barra


Esse foi o melhor dia de mergulho dos últimos dias ... cheguei no Coco às 15:30h e às 16:00h já estávamos todos na água!!!

Ja comecei vendo os recrutas de falso-voador (Dactylopterus volitans), vários Pareques acuminatus, e um maravilhoso Parú (Pomacanthus paru) jovem ... bem parecido ao do dia 08/07/2007 ... fiquei até na duvida se não seria o mesmo ... porém em toca diferente!!

Logo ví também um grande polvo (Octopus sp.) fora da toca, fiquei uns 5 minutos com ele e fiz boas fotos!! Duas delas estou postando aqui heheh!!!

A água estava show e olha que caímos na maré de vazante!!! E o melhor, apresentava quase nenhuma correnteza, só uma bem leve mesmo la sobre o Maraldi!! Estava tão calmo que mesmo na vazante eu fiquei brincando de atravessar caldeira (para fotografar as Carijoa sp. no interior dela hehe) sem me preocupar em ficar me batendo para entrar e sair por conta do refluxo!!!

Ficamos na água até o sol começar a sumir ...

E não sei por que cargas d´água, hoje minha máquina resolveu embaçar!!!!!! Espero que nos mergulhos de amanhã isso não ocorra novamente, se não começarei a me preocupar!!!

Estiveram comigo neste mergulho Aninha e Pedro "Coruja".

domingo, 8 de abril de 2007

08/04/2007 - Farol da Barra

Hoje a água não estava tão excelente quanto no dia anterior ... mas estava boa!

Caímos por volta das 1o:45h da manhã e ficamos mais sobre o costão rochosos submerso, bem no raso, a no máximo 3m mesmo!

Vimos um parú (Pomacanthus paru) jovem, uma cena maravilhosa diga-se de passagem e que a muito tempo não via em uma área tão impactada pela coleta de organismos ornamentais (um absurdo).

Outro destaque foi o imenso cardume de pititingas que se encontrava no local!!! O cardume era tão grande que os peixinhos se batiam na gente quando o atravessávamos.

Observamos ainda alguns camarões-palhaço (Stenopus hispidus) e algumas lulinhas (Sepioteuthis sepioidea).

Saímos da água cedo, eram 12:15h no máximo!!

Estiveram comigo neste mergulho: Yuri, Janete e Piu.

sábado, 7 de abril de 2007

07/04/2007 - Farol da Barra

Caimos na água por volta das 10:00h da manhã, mesmo ainda na maré de vazante a água estava limpíssima, cristal ... a muito tempo não via uma água tão limpa ...

A prainha estava lotada, tinham caçadores (que merda heim?) e muitos mergulhadores livres ... tinha inclusive um barco de pesca ancorado por lá, não estava pescando, porém infelizmente os caras haviam matado fora dali uma grande raia prego que lamentavelmente jazia pendurada a bombordo (cena brutal). Mas o barco não ficou por ali muito tempo não, logo chegou um outro para rebocá-lo, quando percebi que o barco então estava ali porque apresentava problemas (não vou mentir que achei bem feito ele ter quebrado) ...

A água estava tão boa e a área tão rica que nem passamos dos limites do costão rochoso submerso, aliás nem chegamos a ir nele. Encontramos recrutas de falsos-voadores, recrutas de Balistes vetula, um grande polvo, um paguro (ermitão) enorme, um baicú-espinho, mangangás, e até mesmo uma linda fêmea de cavalo-marinho, bichinho que há muitos anos não via por alí!!!!

Ficamos na água até às 11:30h.

Este mergulhinho foi show!!! Um dos melhores que fiz nos ultimos tempos!!!! Muito bom mesmo, a água estava perfeita, a fauna estava exuberante ... hoje com certeza é um dia especial e não tinha como o mar não estar comemorando!!! O mar estava lindo!!!!! Show!!

Estavam comigo neste mergulho Yuri, Gustavo, Jan e juba.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

06/04/2007 - Marco Polo

Na sexta-feira a tarde, por volta das 15:00h caimos na enseadinha do Marco Polo, uma excelente localização entre o Porto da Barra e o Yate Clube da Bahia.

A água não estava nenhuma maravilha, mas já se mostrava melhor que no dia anterior.

Hoje mais uma tartaruga pôde ser observada, um pouco risca, mas deu para fazer uma foto razoável ao menos hehehe! Além da tartaruga muitas aranhas-do-mar, algumas Myrichthys spp., um baiacú-espinho de tamanho razoável ... e algum lixo submerso, for ao lixo acumulado no costão ... até um pedaço de carro (acho eu) encontrei lá embaixo.

Este mergulho não foi muito longo, ainda iriam dar 16:30h quando saímos da água.

Estavam comigo neste mergulho o Yuri, Gustavo, Dé e Jan.

Vale ressaltar que Jan e Dé sairam mais cedo da água e cataram uma grande quantidade de lixo plástico no área seca do costão, de baldes de tinta a garrafas pet!!!

quinta-feira, 5 de abril de 2007

05/04/2007 - Farol da Barra


Esse mergulho estava marcado para as 15:30h, mas após alguns atrasos conseguimos cair na água umas 16:00h ... mergulhamos em cima da parte submersa do costão rochoso paralelo à praia e fomos até o naufrágio do Maraldi onde a correnteza estava tão de boa que dava até para ficar brincando de atravessar caldeira sem se preocupar com o refluxo.

A água não estava lá muito limpa, apesar de bem cheia apresentava um pouco de suspensão, mas nada que comprometesse o mergulho.

Já no finzinho da tarde voltamos para a área submersa do costão rochoso e lá vimos uma tartaruga-de-pente que se alimentava das algas (e aparentemente de Zoanthids).

So saímos da água por volta das 17:40h e o céu já se apresentava sem sol.

Estiveram comigo neste mergulho Yuri, Saulo, Frog, Gustavo, Dé, Guigui, Jan e Juba!!

04/04/2007 - Jardim de Alá

Esse mergulho para mim era uma novidade, nunca havia mergulhado neste local. A praia do Jardim de Alá é muito frequêntada por surfistas, a sua baixa profundidae, posição e recifes favorecem a ocorrência de boas ondas.

A entrada foi tranquila, a área de arrebentação é curta, bem curta ... a água estava muito limpa, exceto próximo à zona de arrebentação, claro. Logo após a arrebentação a profundidae aumenta um pouco mais, pulas dos 2,5m para os 5m rapidinho e logo aos 7m, área dos recifes ...

Observei duas estações limpeza envolvendo recrutas de Rufus como espécies limpadoras, e barbeiros, borboletas e uma taóca como clientes. Em uma destas estações de limpeza registrei mais de 8 pequenos rufus.

O mergulho durou cerca de 3h, entramos na água eram proximo de 12:00h e saimos por volta das 15:00h.

Estavam comigo neste mergulho apenas Ovinho.