domingo, 17 de junho de 2007

17/06/2007 - Porto da Barra


Domingos costumam ser dias preguiçosos ... ainda mais quando o céu está azul e o sol bem forte ... dia de praia ... e eu estava em casa ... nem imaginava ir para a praia, dar um mergulhinho ... até que o telefone toca e logo ouço um convite para um mergulho no Porto da Barra e quando eu pergunto quando me respondem: "Agora, desça que ja estamos te esperando!!" ...

Ao chegar no Porto me assustei quando vi a maré tão vazia e a água tão transparente ... nunca tinha visto essa praia assim tão rasa e tão transparente ... caimos na água umas 12:00h ... aproveitei para ir nas pedras deposi dos barcos (amarrações) onde normalmente dá 8m de profundidade e que estava com apenas 5,7m ... fotografei um ciliares (Holacanthus ciliaris), uns recrutas de carangidios (Caranx sp.), uma agregação de barbeiros para herbivorismo (Acanthurus bahianus e A. chirurgus), um borboleta (Chaetodon striatus), muitos carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis) (em apenas uma loca encontre 20 indivíduos), além de muitos invertebrados sésseis.

O mergulho não durou muito não, às 13:00h ja estavamos saindo da água, mas foi show!!!

Estiveram comigo neste mergulho: Jan, Ovinho, Lua e Amorim.





sexta-feira, 15 de junho de 2007

15/06/2007 - Caramuanas, P. Sul


Após o mergulho anterior nos deslocamos agora para os recifes mais ao sul e após mais de 1 hora e 50 minutos de intervalo de superfície preenchidos com o deslocamento e um "lanche" a bordo (pão com queijo, essa era unic opção para vegetarianos, rsrsrs), às 12:50h já estavamos na água que desta vez já não estava mais tão limpa, a suspensão na água limitava muito a visibilidade que não ultrapassava os 3m, limite para podermos realizar os trabalhos.

A composição (ictiofauna e invertebrados recifais) do recife foi bem semelhante ao do ponto Norte mergulhado no dia anterior e ao ponto Leste/Sueste mergulhado mais cedo.

Neste mergulho fiz novamente censo com Quadrat para registrar os indivíduos cripticos (peixes) confirmando que estes são raros nestes recifes, além de alguns poucos Malacoctenus sp., uns Ophoblennius trinitatis e uns amborés-vidro (Coryphopterus galucofraenun) registrei apenas uma moréia-pintada-amarela (Gymnothorax miliaris) e duas donzelinhas (Stegastes variabilis).

Este mergulho durou cerca de cinquenta minutos apenas e às 13:40h eu já estava saindo da água, após os censos resolvi não ficar mais na água para fazer fotos, fiz algumas, mas a água estava com bastante suspensão não compensando a continuidade deste.

Estavam comigo neste mergulho: Lais Chaves, Camilo, Igor Cruz, Miguel, Bárbara (Promar) e o Tatu (esse em apnéia).

Mais fotos deste e dos demais mergulhos realizados nas Caramuanas dias 14 e 15 de junho de 2007 você pode ver em: http://rodrigopivni.multiply.com/photos/album/61


15/06/2007 - Caramuanas, P. Leste/Sueste


A notícia da noite anterior era de que uma frente fria iria entrar no dia 15/06 ... mesmo sem o menor sinal no céu que fizesse crer que uma frente fria iria entrar ... felizmente os sinais continuaram não aparecendo e nem mesmo a frente fria, ainda bem!

às 09:45h começamos o primeiro mergulho do dia, a água estava boa, melhor que no dia anterior ... a composição (ictiofauna e invertebrados recifais) do recife foi bem semelhante ao do ponto Norte mergulhado no dia anterior.

Hoje eu fiz censo com Quadrat para registrar os indivíduos cripticos (peixes) e registrei além de duas moreias-pintadas-amarelas (Gymnothorax miliaris), , dois crisurus (Microspathodon chrysurus), três Malacoctenus sp., três amborés-vidro (coryphopterus glaucofraenun) e três neons (Elacatinus sp.), nada menos que oito lindos gramas (Gramma brasiliensis).

Este mergulho durou cerca de uma hora e vinte e cinco minutos e às 11:10h eu já estava saindo da água.

Estavam comigo neste mergulho: Lais Chaves, Camilo, Igor Cruz, Miguel, Bárbara (Promar) e o Tatu (esse em apnéia).

Mais fotos deste e dos demais mergulhos realizados nas Caramuanas dias 14 e 15 de junho de 2007 você pode ver em: http://rodrigopivni.multiply.com/photos/album/61




quinta-feira, 14 de junho de 2007

14/06/2007 - Caramuanas, P. Norte


Primeiro mergulho nas Caramuanas ... nos atrasamos ... uma amigo do figura conhecido por Tatu que iria nos guiar até as Caramuanas estava passando mal ... o tempo ameaçava fechar, da praia de Aratuba dava para observar ondas por sobre as Caramuanas ... durante todo o caminho até as Caramuanas a água aparentava estar muito suja (cheia de suspensão) ... tudo parecia conspirar contra a realização deste mergulho ...

O Tatu apareceu e logo embarcamos no saveiro de 8m e motor B18 "Ubatuba", às 11:40h já estavamos na água e para a nossa surpresa não estava tão suja assim ... o substrato é formado por restos calcáreos de Halimeda sp. sobre um fundo arenoso, os recifes são formados por algas calcáreas e cobertos por diversos corais.

A composição da ictiofauna é bem diferente do que encontramos nos outros pontos da baía de Todos os Santos, o peixe que predominava era o budiãozinho (Halichoeres poeyi), seguido pela maria-preta (Stegastes fuscus) ... observei ainda muitos Haemulon squamipinna, algumas salemas (Anisotremus virginicus e A. moricandi), outros budiõezinhos (Halichoeres brasiliensis), e muitos outros, inclusive um badejinho (Alphestes afer).

Dentre os invertebrados me espantou a quase ausência de esponjas e zoantidios, isso para mim foi inédito, também não vi muitos moluscos salvo uns dois ou tres gastropodas e entre os crustáceos somente uns odis ou tres sirís (Portunidae) e um carangueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis), já corais, gorgônias e polichaetas aparentavam ser abundantes.

Fizemos um mergulho longo, de quase uma hora e meia, e durante o mergulho fiz censo visual com transect (AGRRA Protocol).

Estavam comigo neste mergulho: Lais Chaves, Camilo, Igor Cruz, Miguel e Bárbara (Promar).

Mais fotos deste e dos demais mergulhos realizados nas Caramuanas dias 14 e 15 de junho de 2007 você pode ver em: http://rodrigopivni.multiply.com/photos/album/61


quarta-feira, 13 de junho de 2007

13/06/2007 - Porto da Barra


Após alguns dias entre chove e não chove hoje amanheceu tempo bom em Salvador ... marcamos então às 9:30h no Porto da Barra, porém para não quebrar o ritmo dos mergulhos anteriores poucos chegaram na hora marcada e alguns inclusive nem apareceram ou deram noticias ...

Caimos na água às 10:30h, mas logo saímos e fomos dar uma volta na baía de Todos os Santos na lancha Bizú da Dive Bahia a pedido do Gian que queria testar uns ajustes no motor ... mas antes mesmo da Bizú apoitar já estavamos dentro d´água (o passeio durou poucos minutos) e continuamos a mergulhar ... logo de cara vi uma pequena tartaruga mas não consegui me aproximar o suficiente para fotografar ... dei uma mergulhada também lá depois dos barcos, na área com profundidade superior aos 8m e ví algumas guaraiubas (Ocyurus crisurus) grandinhas (e curiosas) ... um grup de quatro grandes caximbaus (Fistularia tabacaria) também passou por mim ...

Da metade do mergulho em diante fiquei ao longo do quebra-mar do trampolim a fim de fotografar os pequenos peixes que ali habitam, vi algumas Scartella sp., Tomicodon sp. e Entomacrodus nigricans (que bichinho dificil de se fotografar heim??).

Por volta de 12:15h saímos da água.

Estavam comigo neste mergulho: Piu, Anchieta, Camilinha, Jan, Gabi, Dé e Flávio.



sábado, 9 de junho de 2007

09/06/2007 - Porto da Barra


Essa foi a semana do atraso hehe ... marcamos de nos encontrar às 9:00h na Dive Bahia e somente as 10:15h todos já estavam lá ... minto, dois ainda chegaram um pouco depois e acabaram por nos encontrar já na água.

O tempo não estava lá grandes coisas, não estava o sol do dia anterior e alguma snuvens ameaçavam desabar em chuva, mas mesmo assim a água estava muito boa, só que com bastante "levadia" (movimento da maré que fica levando e trazendo, levando e trazendo).

Foi um mergulho para coleta de dados, Yuri, Guilherme e Gustavo estavam coletando dados para o seu trabalho com os carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis), eu fazia foto transect do substrato e Diego "Bola" coletava dados para o trabalho dele com o Ophioblennius ... os demais apenas se divertiam (aliás, não tinha como todos nós não nos divertirmos ... mergulho é mergulho, sempre, seja trabalhando ou so curtindo, estamos sempre curtindo! Rsrsrsrs!!).

Após cumprir meus censos (foto transects) fiquei fazendo fotos (sem ser transects hehe) ... observamos algumas taócas (Acanthostracion sp.), alguns caximbaus (Fistularia tabacaria), linguados (Bothus lunatus), um peixe-cachimbo (Micrognathus sp.), garoupinha-gato (Epinephelus adscencionis), um carangidio (Caranx sp.) seguindo uma trilha (Pseudupeneus maculatus) e alguns outros peixes e invertebrados ...

Saímos da água umas 12:00h por causa da maré que mudou, levantou muita suspensão, estava correndo muito (vazante), e fora que o vento mudou e ficou forte, formando ondas sobre os recifes e começou a chover forte ...

Bom, antes de sair claro, observei dois caçadores submarinos na área ... fiquei abismado com a quantidade de peixe que esses corongos haviam pego, e todos eles peixes normalmente não capturados, tinham alguns parús (Pomacanthus paru), alguns ciliares (Holacanthus ciliaris), barbeiros-azuis (Acanthurus coeruleous), taócas em miniatura (Acanthostracion spp.), uma mmoréia (Gymnothorax sp.) e uma raia treme-treme (Narcine sp.). E os praticantes ainda insistem em dizer que este método de captura é consciente e seletivo, por isso não causa impactos ou não provoca danos ao meio ... piada, o que mais provoca danos ao meio e mais causa impacto é justamente o fato de o caçador esta consciente da merda que está fazendo e selecionando as suas vitimas ... ô esporte de covarde!!!! Fiz algumas fotos tanto das enfieiras quanto dos corongos caçando, mas me recuso a postar esse show de horrores!!

Estavam comigo neste mergulho: Guire, Lua, Piu, Anchieta, Diego "Bola", Yuri, Gustavo e Guilherme.




sexta-feira, 8 de junho de 2007

08/06/2007 - Porto da Barra


Mais um mergulho que atrasou ... haviamos marcado na Dive Bahia as 15:00h, mas so conseguimos nos reunir todos por lá as 15:30h e logo fomos para a água, foi só o tempo de preparar o equipamento e às 15:45h já estávamos dentro d´água.

Para mim seria um mergulho rápido já que desta vez eu teria um compromisso logo mais a tarde, fiquei só meia-hora dentro d´água e às 16:15h já estava saindo da água, mas o resto do pessoal continuou por lá.

A água estava show como esperado, não como estava pela manhã, mas estava show também e passei parte do mergulho desentocando e fotografando a mutuca-de-areia (Ophictus ophis).

Estavam comigo neste mergulho: Marcelo (Galeão), Gustavo, Yuri, Anchieta, Diego "Bola" e Igor.

08/06/2007 - Farol da Barra


A hora marcada para cairmos havia sido 9:30h, mas motivos diversos fizeram com que quase todos se atrasassem, exceto eu e o Gustavo que ainda esperamos até 10:45h para cairmos na água (aguardando os demais).

A água como podem ver nas fotos estava show ... não tinha uma suspensão se quer!!

Fizemos um mergulho raso e relativamente rápido, umas 12:15h ja estavamos saindo porque alguns de nós tinhamos compromissos, mas marcamos um novo mergulho para a tarde.

De qualquer forma neste mergulho nós observamos agregações de barbeiros (Acanthurus bahianus) para a herbivoría, alguns camarões-palhaço (Stenopus hispidus), linguado (Bothus lunatus), filhotes minúsculos de Pareques acuminatus, cangulos ou peroás (Balistes vetula), mutucas-de-areia (Ophictus ophis), mutucas (Myrichthys spp.), entre outros peixes e invertebrados.

Estiveram comigo neste mergulho: Marcelo (Galeão), Gustavo, Piu, Felipe e um primo do Marcelo.




domingo, 3 de junho de 2007

03/06/2007 - Farol da Barra

A noite passada ja prenunciava o dia que fez hoje quando a lua nasceu amarelona no horizonte e se fes de holofote pot doa a noite em um céu estrelado e sem núvens ... bom, a intenção não é falar do céu, mas do mar hehehe

Como Ja disse, o tempo estava 100% hoje céu limpissimo e azul, fazendo com que mesmo durante um período de lua cheia (maré grande) o mar fique limpo ... havia suspensão na água, mas em quantidade indignificante ...

Cheguei na barra as 9:00h, a BIOTA Aquática participaria de um Ato Público de cata de lixo nas praias promovido pelo Contrato Natural ... mas cair na água só às 12:00h, foi um mergulho rapido para coletar lixo na enseada do 2º Distrito Naval, não passamos de meia hora dentro d´água, mas deu para fazer algumas (quase) boas fotos ... observei um Paru (Pomacanthus paru) limpando um trilha (Pseudupeneus maculatus), alguns alevinos de Pareques acuminatus, lulas e outros peixes ... de lixo destacamos além de muita lata e residuos plásticos (sacos, lacres, tampas, etc) a presença de um boneco Playmobill entre outras porcarias.

Estiveram comigo neste mergulho: Yuri e Piu.



sexta-feira, 1 de junho de 2007

01/06/2007 - Porto da Barra / Marco Polo / Porto da Barra


Hoje nem rolaria mergulho devido ao péssimo tempo e fortes ventos, porém tres loucos (eu incluso) não conseguem ficar muito tempo privado de mergulho e resolveram cair na água assim mesmo.

Chegamos ao Porto da Barra às 12:30h (eu e Buia) e às 12:45h já estavamos mergulhando ... entramos na água pela lateral do costão rochoso em frente ao instituto Mauá ... havia suspensão na água ... mesmo assim seguimos para a enseda do Marco Polo na esperança da água estar melhor, porém a esperança não pôde ser comemorada, a água também não estava boa ... ao voltarmos para o Porto já encontramos uma praia com água mais limpa!!!

Na enseada do Marco Polo encontramos uma rede de fundo com alguns peixes mortos, em sua maioria peixes q n tem valor comercial ...

Estiveram comigo neste mergulho Buia e Gustavo.