sábado, 14 de junho de 2008

14/06/2008 - Farol da Barra

Este mergulho não estava marcado, por coincidencia a Nathalie entrou no MSN, eu estava online e então ela me propôs este mergulho que até então não iria acontecer ... só que este é um convite dificil de não aceitar, mergulhar para mim é algo mais que especial ... coincidentemente, minutos antes eu conversava com Pedro "Porrada" que me disse que a água estava limpa ... bom, aceitei o convite e arriscamos ...

Caminos na água por volta do meio dia e lá ficamos até quase fim da tarde ... a água estava sim, cristalina, começou a sujar um pouquinho quando a vazante pegou mais força, mas mesmo assim não foi nada significante, porém a vazante impediu que chegassemos nos naufrágios onde gostaria mjuito de ter ido.

O mergulho de hoje foi desfalcado, minha máquina havia alagado e fiquei impossibilitado de fazer resgistros ... não sei até quando, mas os próximos mergulhos serão assim, sem registros fotográficos enquanto eu não providencio uma nova máquina. Elanão morreu 100%, mas está debilitada de tal forma que não está sendo possível utiliza-la sem antes levar em uma assistência técnica autorizada, eu acho que ela tem savação!!

Hoje observamos um baiacú-espinho (Chilomycterus sp.) cuja espécie eu não conhecia e ainda não consegui identificar (se tivesse fotografado ...), um polvo grande, um cachimbau (Fistularia tabacaria) atacando um cardume de sardinhas (interessantíssimo o comportamento inclusive, passei um tempão só acompanhando e ele me ignorava, só prestava atenção no cardume a sua frente e dava uns botes invocados, eu só acho que as sardinhas eram muito grandes para ele, mas ...) e muitos outros peixes, porém nada foi registrado em imagens.

Estava comigo neste mergulho hoje a Naty.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

11/06/2008 - Porto da Barra

A hora do mergulho hoje foi decidida assim: quando a gente acordar a gente se fala e vai ... chegamos no Porto umas 11:15h (na verdade, eu cheguei essa hora, as meninas já estavam lá ...) e fomos decidir os lances de logística (par de nadadeiras para um pé minúsculo e onde guardar a chave do carro que não podia molhar) e sem demorar muito fomos para a água que estava limpíssima por sinal.

A intenção do mergulho hoje era fazer umas fotos de animais associados ao lixo, porém antes da metade do mergulho minha máquina alagou e até onde posso sugerir com meus limitados conhecimentos técnicos de eltronica (nenhum) ela morreu [ :( ] ... vou ver ainda o que eu posso fazer (quer dizer, o que quem entende pode fazer) ... as meninas foram mergulhar para observar e catar lixo.

Bom, consegui abrir o cartão de memória e resgatei o que consegui fotografar até o alagamento da máquina ... alguns ouriços do gênero Lytechinus sp. associados a lixo (Foto 1), além de uma armadilha (manzuá) (Foto 2) para budiões, cheia de mangas, o que me faz imaginar que após as chuvas e águas turvas dos dias anteriores os pescadores estão aguardando uma "arribada" desses peixes ... fiz ainda outras fotos de fauna: um carangueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis) (Foto 3) e um linguado (Bothus ocellatus) (Foto 4).

Ficamos no Porto, mergulhando e catando lixo até umas 12:30h.

Estavam comigo neste mergulho a Pam (Foto 4) e a Clarinha (Foto 5).

Agradecimentos a Gian e Dive Bahia pelo apoio logístico ... aproveito para agradecer a eles tambér por terem disponibilizado equipamento e espaço fisico se necessários no mergulho do dia 05/06 apresar de que na hora acabamos por não precisar, mas foi bom ter esta segurança.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

05/06/2008 - Porto da Barra (SEMEIA)

Hoje é o dia do meio ambiente e está acontecendo em Salvador um encontro chamado Semana do Meio Ambiente (SEMEIA), um excelente evento científico ...

Bom, hoje no SEMEIA não ocorreram atividades "científicas" como palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, etc ... foi o dia de atividades alternativas como uma caminhada no Parque Metropolitano de Pituaçú recolhendo o lixo em e 5,5km de trilhas ao redor do parque e um mergulho para recolher o lixo subaquático na praia do Porto da Barra.

Marcamos às 7:30h pois sabiamos que a grande maioria do pessoal ia atrasar (isso já está virando rotina) e quando os primeiros 11 chegaram fomos logo para a água (mais tarde chegou mais gente, ao todo tinham 21 pessoas catando lixo no Porto da Barra).

A água estava até clara, mas apresentava alguma suspensão ... o problema é que vez ou outra entravam algumas ondas no porto, então restringi a área onde o pessoal podia mergulhar a fim de que eu pudesse ficar de olho, por isso também fiquei só fotografando e pouco catei do lixo, e o que eu catava eu depositava no saco de coleta de quem estava mais perto!

Ao todo foram 2:30h de mergulho onde recolhemos 36,5 kg de lixo, entre vidros, metais, plástico, tecidos e algumas coisas estranhas como sapatos, óculos, etc. Infelizmente não fiz muitas fotos do lixo em sí e as fotos do lixo após a coleta farei na terça feira dia 10/06 quando formos triar e qualificar o lixo.

Deste mergulho algumas sementes germinaram, nasceu o NEM e fizemos desta coleta de lixo um projeto de pelo menos um ano onde o lixo será, entr eoutras coisas, coletado e triado a cada 15 dias para que o resultado seja apresentado no II SEMEIA que acontecerá ano que vem.

De destaque da fauna apenas uma raia-elétrica (Narcine sp.) que pode ser observada nas fotos 6 e 7, as demais fotos são do pessoal reolhendo o lixo em seus sacos de coleta.

Estavam comigo neste mergulho a Pam, Clarinha, Rebeca, Soh, Bola, Anchieta, Camila, Mila, Carol, Nane, Thiago Silveira, Pedro Tigre e mais 9 outros mergulhadores.