domingo, 27 de julho de 2008

27/07/2008 - Porto da Barra


Marcamos para as 8:00h, mas não consegui acordar na hora prevista e so cheguei na Dive Bahia (ponto de encontro) às 9:00h ... felizmente o pessoal ainda me esperava ... mal cheguei caimos na água que hoje aparentava estar um pouco mais fria que ontem e também com um pouquinho mais de suspensão.

Hoje novamente caí com uma maquina emprestada para fazer as fotos (a da Dive Bahia) ... mas esqueci de avisar com antecedência que pegaria (pediria emprestado) a máquina e para a minha falta de sorte a sua bateria não havia sido carregada ... tentei economizar, mas não consigo e logo a bateria não deu mais sinal de vida, porém consegui fotografar muitos ouriços (Lytechinus variegatus) asscoiandos com lixo, um baiacú-espinho (Chylomicterus antillarum) (Foto 3), um Rypticus bistrispinus (Foto 4), um cachimbau (Fistrularia tabacaria) (Foto 5) e tainhas (Mugil sp.) (Foto 6).

Hoje eu não vi os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), porém Jan conseguiu ver um ... também não vimos as mantas de sardinha às quais eles normalmente estão associados ...

Além dos animais ja citados hoje vimos ainda um polvo-de-areia (Octopus sp.) que Gustavo encontrou dentro de uma garrafa Pet e a tartaruga-verde (Chelonia midae) que tem o fundo do casco mutilado, além e alguns outros animais.

Ficamos na água até por volta das 11:30h.

Estavam dentro d'água comigo hoje: Jan (Foto 1), Gustavo, Kelly (Foto 2), Doroth e Sérgio Stilson






sábado, 26 de julho de 2008

26/07/2008 - Porto da Barra

O mergulho hoje foi marcado para as 10:30h e até as 10:28 apenas eu, Adriele, (Fotos 1 e 3) Buia e Daga (ao fundo na Foto 3) haviamos chegado então decidimos entrar na água e cumprir o horário combinado, mas logo chegaram Gustavo, Kelly, Doroth (Foto 5), Leka (foto 4) e Mila Uvinha e um tempo depois chegaram o Lenoardo e o Ricardo (Anônimo) ... a água hoje estava ainda mais limpa, mas também ligeiramente mais fria que nos dias anteriores ...

Logo no início do mergulho dois pinguins-de-magalhães (Spheniscus magelanicus) começaram a nadar ao nosso redor investindo em um cardume de sardinhas ... conseguimos observar ele cercando o cardume, investindo contra o cardume, capturando e se alimentando com muita desenvoltura ... em um determinado momento banhistas afoitos começaram a gritar e se jogar na água para tentar pegar o bicho, mas fui em direção a estes banhistas e tentei colocar órdem na baderna, acho que eles não gostaram muito de me ouvir não, mas fui de alguma forma convincente e eles deixaram os pinguins e paz ... no mínimo acharam que eu era da policia ou do IBAMA ... ou seja lá o que ... porque não é qualquer um em sã consciência que iria ter a coragem de se impor para um grupo grande de banhistas afoitos sem nem mesmo se identificar. Tentei fazer algumas fotos com a máquina da Dive Bahia, mas ainda não peguei as manhas da máquina e não consegui registrar com eficiência estes animais que nadam muito rápido ... a melhorzinha de hoje já não é lá grandes coisas, posto ela aqui só para que vocês também possam ver este animal (Foto 2).

Além dos pinguins tentei fotografar hoje também uns ciliares (Holacanthus ciliaris), porém o lugar que eles se encontravam estava com muita suspensão, por isso as fotos não ficaram legais e portanto não postei aqui ... além de animais fotografei também o lixo submerso como o da foto 6.

Em um determinado momento, nadando ao lado de um dos pinguins, eu e Adriele acabamos atrás do forte de Santa Maria onde a correnteza estava muito forte, tão forte que nadávamos tentando retornar e não saiamos do lugar ... eu consegui chegar perto das pedras onde a correnteza estava bem mais fraca e encontrei o rumo da saída, porém Adriele seguia na direção contrária sem conseguir saír do lugar, em breve estaria estressada e cansada ... resolvi então voltar e rebocar ela de volta a uma área abrigada da correnteza. Felizmente tudo deu certo.

Saimos da água hoje por volta das 12:05h ... alguns minutos após o tiro do canhão.

Estavam comigo dentro d'água hoje a Adriele, Daga, Buia, Gustavo, Kelly, Leka, Mila Uvinha, Doroth, Ricardo (Anônimo) e Leonardo.





sexta-feira, 25 de julho de 2008

25/07/2008 - Porto da Barra

Pra varia furo generalizado, duas pessoas ligaram dizendo que iam e não foram, uma foi mas mergulhou antes da hora combinada e foi embora sem nem esperar o resto do pessoal ... mas três de nós cumprimos o combinado e fomos brindados com uma água mais clara que a do dia anterior, muitos peixes, uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) e finalmente um pingüim-de-magalhães (Spheniscus magelanicus) (Fotos 2 e 3) ... uma pena que as unicas duas fotos que consegui fazer desse animal não sairam muito boas, mas estão as duas aqui

Caímos na água às 16:45h, no final da tarde mesmo (ficamos um tempão esperando os furões) e saímos quase que no lusco fusco das 17:40h, quase uma hora de mergulho ... hoje novamente fiz fotos com uma maquina emprestada, já estou aprendendo a usar a máquina anfíbia ... fotografei hoje um ciliares (Holacanthus ciliaris) (Foto 4), um Pareques acuminatus (Foto 5), uma mutuca (Myrichthys ocelatus) (Foto 11), uma aranha-do-mar (Stenorhynchus seticornis) (Foto 10), um ouriço (Lytechinus variegatus) com lixo aderido (Foto 8) e uma vela de automóvel (Foto 9),usada como chumbada em linhas de pesca e acabam virando lixo submerso ... fotografei fotografei também a tartaruga, mas nenhuma foto ficou boa.

Só lamento pelos que não foram ... perderam!!!

Estavam comigo neste mergulho Clarinha (Foto 7) e Jeff (Foto 6).










quinta-feira, 24 de julho de 2008

24/07/2008 - Porto da Barra

Correria para conseguir chegar no horário hoje ... marcamos de nos encontrar as 15:00h na Dive Bahia ... eu tinha marcado com tanta gente que nem me lembrava mais quem eram todas as pessoas ... esperei até as 16:00h para ter certeza que todos haviam chegado e desta vez conseguimos reunir um monte de gente ... tinha até gente que apareceu por lá de surpresa como o Buia ...

Hoje a água estava bem menos fria e mais clara que ontem ... e hoje eu peguei a máquina da Dive Bahia emprestada, uma Olympus modelo Stylus 770sw de 7,1 megapixels que pode ser "mergulhada" sem caixa estanque até 15 m de profundidade ... não deu para fazer muitas fotos porque pedi emprestada muito em cima da hora e não deu tempo de dar carga na bateria, mas deu para fazer algumas imagens ... as primeiras não focaram bem e tal, mas com a insistencia consegui fazer algumas poucas fotos boas ... bem poucas ... como estava com o pessoal do NEM/UCSal vale postar aqui uma foto de lixo (Foto 2). Postei ainda fotos de dois dos que mergulhavam hoje comigo Sylvinha (Foto 1) e Daga (Foto 3).

O mergulho hoje se concentro na margem sul do Porto da Barra e ficamos mais na área aberta uma vez que se tratava de maré morta e a correnteza de enchente estava insignificante ... fomos até a região dos 6m de profundidade onde vimos cinco ciliares (Holacanthus ciliaris) e um frade (Pomacanthus arcuatus) além de muitos outros peixes ... no retorno para o raso vimos a tartaruga-verde (Chelonia mydas) habitué do Porto da Barra, (a que tem uma mutilação na porção final do casco). Todo cardume de sardinha que ví eu fui verificar para ver se via algum pinguim-de-magalhães (Spheniscus magelanicus), mas não ví nenhum ... Gian da Dive Bahia disse ter visto alguns fora da Barra momentos antes e Buia chegou a mergulhar com pelo menos um hoje pela manhã no Porto da Barra ... segundo informações parece que os pinguins estão vindo para o raso no Porto da Barra mais pela manhã ... quem sabe não vejo um no sábado já que neste dia vo mergulhar pela manhã!

Ficamos exatamente uma hora dentro d'água.

Estavam comigo hoje dentro d'água a Sylvinha, Clarinha, Leka, Mila Uvinha, Gustavo, Kelly, Daga, Jeff, Igor Rios, Buia, Pedro "Tigre" e um brother de Pedro.

Além destes a Raissa (Raquele) do NEM/UCSal também apareceu no Porto da Barra enquanto mergulhavamos, mas so a vi de longe.


quarta-feira, 23 de julho de 2008

23/07/2008 - Porto da Barra

Hoje marcamos às 15:00h na Dive Bahia para um mergulho no Porto da Barra aproveitando o "veranico" ... o dia era de sol, o mar estava liso, a maré estava morta ... a água bem limpa ... tudo favorecendo um bom dia de mergulho ... por e-mail várias pessoas confirmaram ir mas em cima da hora começaram a justificar seu cancelamento ...

O Bola e o Luis chegaram mais cedo, caíram na água às 13:30h para coletar uns dados importantes paras as pesquisas que vem realizando ... cheguei na Barra às 15:05h mas não encontrei ninguem e às 15:30h decidi ir pra casa, já estava desistindo do mergulho, mesmo após conseguir falar com o Bola e de saber que eles hoje inclusive mergulharam com um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magelanicus), porém ao chegar em casa recebi o telefonema do Daga informando que estava atrasado mas que iria para o mergulho, resovi novamente arriscar e também ir.

Caímos na água por volta tas 16:00h, ja dentro d'água encontramos o Amorim ... a água estava realmente muito limpa apesar de estar ligeiramente mais fria que o normal (25ºC), para mim estava agradável mas alguns reclamaram hehhe. Não sirvo de parâmetro!!

Dentre os peixes os destaques ficam para a quantidade e o tamanho dos budiões (Sparisoma axillare) um pouquinho maiores que o normal, mas não é bom espalhar isso ... as Myrichthys spp. estavam por todo canto, ví várias hoje ... assim como algumas jovens taocas (Ostraciidae) ...

No mergulho de hoje fiquei catando restos de artefatos de pesca: monofilamentos, anzóis, chumbadas, velas de automóvel utilizadas como chumbada, etc ... catei tanto que este material pesava mais que os 2kg do meu cinto de chumbos (lastros). Vou passar a guardar este material ... os anzóis eu retirei da slinhas e prendi numa borracha para evitar acidentes, mas estão todos comigo.

Fizemos cerca de uma hora e meia de mergulho, quando saímos o sol ja estava se pondo.

Estavam comigo neste mergulho: Daga, Jeff e Amorim.

domingo, 20 de julho de 2008

20/07/2008 - Farol da Barra

Marcamos o mergulho para hoje 10:00h ... nessa hora o tempo estava fechado, prestes a desabar ... algumas pessoas dsistiram então eu resolvi ficar em casa até ter notícia que alguém iria, mas logo ligou o Marcel dizendo estar na Barra e que a água lá estava limpa e o mar parado, e que Rodrigo (Braddock) e Cécil também estavam indo!

Cheguei lá só as 11:30h e apenas haviam ido o Cécil e o Marcel, entramos na água que estava bem limpa e seguimos em direção ao fundo para ver se a correnteza nos deixava chegar no naufrágio do Maroldi, mas para a nossa surpesa (pelo menos paraa minha), não havia correnteza alguma, nem mesmo uma forcinha de enchente ... no caminho vi um budião (Sparismoa frondosum) grandinho,, com 1 a 1.2kg aproximadamente ... chegando na caldeira ví um belissimo coliares (Holacanthus ciliaris), muitos rufos (Bodianus rufus), barbeiros (Acanthurus spp.), maria-pretas (Stegastes fuscus), um crisurus (Microspathodon chrysurus) e muitos outros peixes ... procurei os neons na colônia de Montastrea cavernosa mas não ví nenhum. Dentro da caldeira, além dos barrigudinhos (Pempheres schomburgki) eu ví um enorme peixe-pedra (Scorpaena plumieri) sobre quem quase pus a mão em cima.

Retornamos à costa em direção ao costão do lado inverso ao do Farol da Barra onde ainda fizemos um mergulhinho mas ja seguindo em direção à saída,

Estavam comigo neste mergulho o Cécil e o Marcel.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

17/07/2008 - Yacht Clube da Bahia

Mergulho marcado alguns dias antes por causa de um comentário sobre fotos de mar que gerou o assunto mergulho e acabou se transfomando realmente em ummergulho ... marcamos as 15:00h no Porto da Barra, mas quando descia a Ladeira da Barra ví o Yacht e sob forte influencia do Pedro "Porrada" decidimos ir para o Yacht ... passamos no POrto para pegar a Adriele efomos então para lá.

A entrada estava turbulenta, as ondas batiam no paredão e varriam as escadas, mas conseguimos entrar e a água estava bem limpa, uma pena que o céu estava sem sol e também não vimos muitos peixes.

Fizemos um mergulho de aproximadamente uma hora, o Pedro fez algumas fotos ... mas poucas.

Estavam comigo neste mergulho: Adriele e Pedro "Porrada", vale ressaltar que este foi o primeiro mergulho da Adriele.

sábado, 12 de julho de 2008

12/07/2008 - Porto da Barra

O tempo não tem dado trégua, o que dificulta marcar algum mergulho, mas resolvemos arriscar e combinamos um mergulhjo hoje no farol da Barra ... marcamos as 11:00h no coco e quando chegamos percebemos que o mar como estava não permitiria um mergulho e então resolvemos novamente ir para o Porto da Barra.

Nos concentramos na Dive Bahia para arrumar o equipamento e lá além de nós (Clarinha, Cécil, Braddock e Marcel) encontramos ainda o Pedro (Coruja) e a Grazi, se tivessemos tentado marcar este mergulho com todos talvez não tivesse dado certo.

Caimos na água por volta das 11:50h, a água estava relativamente limpa, apresentava um pouco de suspensão próximo à superfície, mas nada que impedisse nosso objetivo que foi o de catar lixo (Fotos 1, 2, 3 e 4).

Mais uma vez mergulhei sem a minha companheira inseparável "máquina digital" ... já estou pensando em me desapegar de tentar conserta-la e ver se não consigo adquirir uma nova, talvez seja mais vantagem. Bom, pelo menos o Pedro estava lá munido com sua máquina e pôde fazer algumas fotos, e eu até apareço em algumas (Fotos 2 e 5).

O mergulho durou aproximadamente uma hora e meia.

Estavam comigo na água hoje: Clarinha (Foto 1 e 5), Cécil, Rodrigo Braddock (Foto 5), Marcel (Foto 5), Pedro (Coruja) e Grazi (Foto 5).

quarta-feira, 2 de julho de 2008

02/07/2008 - Porto da Barra

Mais um mergulho sem fotos submarinas ... até quando?? Bom, vamos ao mergulho ... este mergulho vinha sendo marcado a alguns dias através de uma lista de discussão e também pelo Orkut, a idéia era envolver membros do NEM (Núcleo de Estudos com Mergulho Científico / UCSal) e alguns amigos ... marcamos inicialmente na praia do Farol da Barra, Segundo Distrito Naval às 9:30h da manhã (ja imaginando alguns atrasos, inclusive o meu ... cheguei às 9:45h), chegando lá (alguns ja me esperavam) ví que a água suja encostou na praia (no caminho ja vinha vendo esta água suja que cobria todo o banco de Santo Antônio, no mar aberto) e o lugar que normalmente não tem onda estava com ondas gigantescas (Fotos 1 e 2), o mar estava coalhado de surfistas ... decidimos então ir para o Porto da Barra onde tetamos o apoio da Dive Bahia para deixar o material "seco" (roupas, celulares, chaves e afins) e mesmo sem a presença do Gian por telefone conseguios este apoio.

Bom, mesmo com as margens de tempo dadas ja esperando os atrasados, mesmo assim alguns atrasaram além do esperado (Cécil, Anônimo, daga e cia só chegaram mais tarde) e só caímos na água quase 11h ... caimos na margem sul, mas a água estava com muita suspensão e decidimos nadar para outra margem ... no meio do caminho Lú teve câimbras (estava usando uma nadadeira um pouco apertada) e teve que abrir mão da nadadeira, (saíram por alguns momentos ela e Jan para eixar a nadadeira lá na Dive Bahia e retornaram) neste meio tempo coletamos lixo e dentre o lixo coletado eu retirei do fundo de areia uma garrafa pet com um pequeno polvo (Octopus sp.) residindo em seu interior (polvo este que obviamente foi retirado da garrafa e solto ... saiu feito bala hehehehe) ... continuamos o mergulho e ao chegarmos na margem norte notamos que a água não estava tão melhor assim e neste local estava um pouco mais fundo (lá no fundo, nos 8m a água estava limpa, mas nem todos tinham condições de ficar descendo) ... decidimos sair e ver como estava no Marco Polo, mas nem chegamos a cair na água, o mar por lá também estava grande e com ondas batendo nas pedras (me lembrei do dia que resolvi visitar as pinaúnas e o mar estava mais light que hoje) ... obvio, abortamos o mergulho por volta do meio-dia.

Quem desceu e catou algum lixo pôde desfrutar mais do mergulho, mas eu garanto que mesmo assim todos curtiram e em breve teremos outros.

Estavam comigo neste mergulho: Lú, Jan, Clarinha, Camila (Braddock), Rodrigo (Braddock), Cécil, Ricardo (Anônimo), Daga, Jeff, Mauricio, Bruno Valente