domingo, 28 de setembro de 2008

28/09/2008 – Praia do Forte

Acreditem, este foi o meu primeiro mergulho em Praia do Forte!!! Chegamos por lá cedo e fomos verificar a movimentação do Cleanup Day promovido pela ONG JogueLimpo, mas não conseguimos encontrar nenhum dos dois grupos que estavam catando lixo nas areias de Praia do Forte, esperamos um tempo e decidimos então mergulhar nas piscinas da vila ... a água estava relativamente clara, mas a medida que nos afastávamos dos recifes a água se mostrava bastante turva, leitosa ...

Comecei o mergulho fazendo fotos e após 15 minutos comecei a fazer um Rover Diver Census (RDC) para estimar a riqueza do lugar e dar um grau de abundância às espécies, onde o budiãozinho (Halichoeres poeyi) e a maria-preta (Stegastes fuscus) foram considerados abundantes (acima de 100 indivíduos registrados em 45 minutos).

Bom, falando em fotos, consegui fotografar um linguado (Bothus lunatus) (Foto 1) e uma mutuca (Myrichthys ocellatus) (Foto 2) antes da minha máquina resolver travar ... já tenho sorte para isso, não?

Estavam comigo neste mergulho os membros do NEM e da Biota Aquática Yuri e Bola (ambos na Foto 3).

sábado, 27 de setembro de 2008

27/09/2008 – Marco Pólo e Yacht Clube da Bahia


Mais um mergulho decidido em cima da hora … iríamos cair às 14:00h, mas rolaram alguns atrasos e só chegamos em Marco Pólo às 15:50h, foi o tempo de nos equiparmos e pronto, às 16:05h já estávamos na água ... a entrada foi um pouco difícil pela escada pois a maré não estava nem toda cheia nem toda vazia apesar de estar vazando ... e eu não quis levar as meninas para saltar da pedra ... bom, no final das contas deu certo e logo estávamos mergulhando.

A água não estava muito limpa, apresentava uns 3 a 5 m de visibilidade apenas, o que dificultava a visualização do fundo da enseada de Marco Pólo vendo da superfície (snorkeling), então fomos nadando para o Yacht onde logo de cara ví um baiacu-espinho (Diodon sp.) bem graúdo ... fomos até o flutuante, passamos até quase o fim do Yacht e retornamos a tempo de pegar o pôr-do-sol no topo da escada enquanto arrumávamos o equipamento na mala do carro.

Enquanto nadávamos próximo ao píer do Yacht, um pequeno Carangidae resolveu nos seguir, tentei de todas as formas fotografá-lo, mas o bicho era rápido e nenhuma das imagens focou, porém consegui fotografar uma mutuca (Myrichthys ocallatus) (Foto 1) e um Polychaeta (Foto 2).

Este mergulho durou 80 minutos.

Estavam comigo dentro d'água hoje a Lú (Foto 3) e a Lou (Foto 4).



quinta-feira, 25 de setembro de 2008

25/09/2008 – Boa Viagem



Este mergulho foi marcado hoje para hoje mesmo … a idéia era cair às 14:00h no Porto da Barra ... a Lú me pegou no caminho e fomos para a Dive Bahia providenciar a nadadeira que ela iria precisar e no caminho decidimos mudar o destino e rumar para a Boa Viagem, para a sorte do Tigre eu precisei passar em casa para pegar minha máquina e ele conseguiu carona para ir mergulhar com a gente.

Chegando lá vi que o mar estava bem movimentado, com algumas ondas, o que me fez pensar que a água poderia não estar limpa ... entramos na água às 14:50h e ainda no raso, antes do recife já percebemos que apesar de bastante movimentada a água estava bem clara ... seguimos então para o recife rochoso a alguns metros da praia, onde fizemos o nosso mergulho ... a Lú (Fotos 2 e 3) que a alguns mergulhos atrás (3 para ser mais exato) não conseguia se relacionar muito bem com nadadeiras já mergulha como se fosse uma mergulhadora experiente e por vezes me surpreendia lá em baixo ...

Voltando ao mergulho ... logo na entrada alguns filhotes minúsculos de Pareques acuminatus e de Haemulon sp. eram facilemente observados entre as pedras a baixíssimas profundidades, menos de um metro as vezes ... pra variar também na faixa de areia antes do recife rochoso algum lixo foi encontrado no fundo, como restos de roupas, copos plásticos, garrafas, embalagem de ovos-de-codorna, entre outras coisas ... no topo do recife algumas maria-pretas (Stegastes fuscus) em meio à Millepora sp. (Foto 1), garriões (Labrisomus sp.) e outros peixes e descendo para a parte funda, na parede do recife muitas salemas (Anisotremus virginicus), Pempheres schomburgki, pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex), borboletas (Chaetodon striatus) e ainda vi um jovem budião-azul (Scarus trispinosus), o que me deixou bem feliz ... na interface recife-areia, aos 9m de profundidade de novidade alguns amborés-vidro (Coryphopterus glaucofraenun).

Às 15:50h, uma hora após nossa entrada na água começamos a sair ... este foi um excelente dia de mergulho, água limpa, bem limpa ...

Estavam comigo em baixo d'água, como já disse no início, a Lú e o Pedro Tigre.

sábado, 20 de setembro de 2008

20/09/2008 – Porto da Barra (Cleanup Day)



Dia Mundial de Limpeza de Praias ... Cleanup Day 2008 ... o dia amanheceu nublado e logo muita chuva caiu, mas isso não foi o suficiente para atrapalhar o dia de um dos maiores eventos de limpeza de praias que Salvador já teve (e ainda está tendo pois o programa "Lixus humanus: vamos extinguir esta espécie???" ainda está em pleno vapor e pelo menos mais 4 Cleanups estão sendo agendados até o final do ano ...

Hoje fica difícil definir quantas pessoas tinham na água sem recorrer às pranchetas e suas fichas que infelizmente ainda não foram tabuladas ... apesar da água esta bem turva, com bastante suspensão, muita gente colaborou com o evento e foi catar lixo dentro d'água.

O resultado de hoje poderá ser conferido dentro de alguns dias no Blog do programa "Lixus humanus: vamos extinguir esta espécie???".

Estavam na água além de muitos outros hoje: Clarinha (Foto 3), Pam (Foto 4), Camila (Braddock), Braddock, Daga, Jeff, Amorim, Ovinho, Frog, Joca, Nina, Nane, Carlinha Circenis, Valério, Pedro Tigre, Bola, Pedro Porrada, Marcel, Mariana Strauch, e muitos outros.



domingo, 14 de setembro de 2008

14/09/2008 – Farol da Barra

Chegamos no Farol da Barra ainda umas 10:30h, mas tivemos que esperar por Cecil que havia se perdido do pessoal com quem havia marcado de mergulhar e portanto mergulharia com a gente.

Caímos na água por volta de 11:00h, a água estava bem limpa apesar de estar com ondas (pequenas) ... começamos o mergulho próximo ao costão e como não apresentava correnteza resolvi levar Lú (Foto 1) e Cecil (Foto 6) até o naufrágio do Maraldi onde a água estava ainda mais limpa (Foto 2) ... além dos peixes e demais animais comuns na região ainda tivemos a companhia de um pingüim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) (Foto 3, 4 e 5) que apresentava algo preso às suas costas e estava agoniado para se livrar, mas não permitiu que eu o ajudasse, mantendo sempre uma distância de segurança apesar de deixar que eu me aproximasse bastante.

Fizemos um mergulho de 80 minutos, só saímos da água às 12:20h.

Estavam comigo neste mergulho a Lú e o Cecil.