quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

31/12/2008 - Pratinha (Iraquara - BA)


Ir visitar a Pratinha em Iraquara já estava nos nossos planos quando planejamos (de última hora) passar uns dias na Chapada Diamantina (Bahia), porém não sabiamos ao certo o dia que iriamos e pra onde iriamos ... hoje, logo após um café da manhã reforçado seguimos a estrada, da vila de Caeté-Açú (Vale do Capão, Palmeiras) para a Fazenda Pratinha em Iraquara ... após pouco mais de 1:00 de viagem chegamos ao destino ... nos foi cobrado R$10,00 por pessoa de taxa de manutenção ... ouvimos uma guía explanar sobre o lugar, dizendo que as águas possuíam 60m de visibilidade, entre outras coisas coisas ... nos guias da região ou sobre a região chegam a afirmar a ocorrência de 32 espécies de peixes dulcicolas e algumas tartarugas de água-doce nas águas da Pratinha.

Não lembro exatamente a hora, mas fiquei mais de uma hora mergulhando, diferenciei (porém não identifiquei) pelo menos oito espécies de peixes, não vi tartarugas ... além dos peixes apenas um grupo de gansos-sinaleiros (Anser signatus) exóticos, que não deviam nem mesmo estar alí ... a água era sim, bem cristalina, a tempertura em torno dos 26 graus, mas apesar de ser cristalina não apresenta os 60m de visibilidade prometido, aliás, mergulhei pela primeira vez na Pratinha em junho de 1995, depois em fevereiro de 2007 e posso afirmar que a água da gruta e da prainha da Pratinha já foram bem mais transparentes ... creio que este fato se dê por conta do grande número de banhistas em suas águas, o pisoteio levanta particulas e as deixa em suspensão.

Bom, o mergulho foi excelente, último mergulho de 2008 ... a profundidade fora da gruta não passou dos 1,50m (nem sei se chegou a tanto) ... na gruta não mergulhei, não quis pagar mais R$15,00 para este mergulho ... não no momento, fica para uma próxima.

Estava comigo neste mergulho a Lú.

Pra quem se interessar em conhecer este lugar visite o site da Fazenda Pratinha.

sábado, 27 de dezembro de 2008

27/12/2008 -Porto da Barra

Este mergulho era para ter acontecido ontem à tarde, mas alguns contratempos nos fizeram adiar para hoje, mas mesmo assim sem dar muita certeza de que este aconteceria ... pela manhã algumas mensagens trocadas pelo Orkut e Google Talk eacabamos marcando bem em cima da hora um mergulho no Farol da Barra ... marcamos denos encontrar por lá às 14:30h, ma spara variar houve atraso, EU atrasei tentando dar uma de mestre cuca, mas isso não vem ao caso ... cheguei por lá às 14:50h, de carona, foi quando percebemos que não teriamos onde deixar as tralhas (mochilas com roupas secas, celulares, um troco e etc.), resolvemos então tentar ir no Porto da Barra e deixar as tralhas na Dive Bahia ... o Porto da Barra estava "O" caos, infernal mesmo ... muita gente, algumas lanchas, escunas, saveiros com som alto, quatro jet skys ... olhando da água para a areia só se viam sombreiros ... caímos na água às 15:20h (quase uma hora de atraso), na entrada muito lixo, a água parecia estar suja, havia particula em suspensão em todo canto, isso sem falar que para entrar na água quase precisavamos pedir licença para passar de tanta gente ... a água estava bem fria, na verdade quente na superfície e fria quando desciamos mais que um metro ... quando passamos de uns 10m da praia aágua já se mostrava mais clara, o pisoteio dos banhistas deve ter sido o fator que proporcionou a suspensão de particulas na beira ... bom, da fauna muitos carangueijos, muitos pequenos inclusive e por falar em pequenos gostaria de chamar a atenção para o número de recrutas observados, especialmente muitos barbeiros (Acanthurus spp.) e trilhas (Pseusupeneus maculatus), além de alguns borboletas (Chaetodon striatus), xareuzinhos (Carangoides bartholomaei) e muitos outros ... observamos ainda alguns carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis), viajando na anatomia do animal, e em um peixe-morcego (Ogcocephalus vespertilio) ... além destes peixes observamos ainda Pempheres schomburgki, jaguaraçás (Holocentrus adscensionis), jabús (Cephalopholis fulva), marias-pretas (Stegastes fuscus), donzelas (Stegastes variabilis), Chromys sp., Haemulon spp., peixe-lagarto (Synodus sp.), budiãozinho (Halichoeres poeyi), macacos (Ophioblennius sp.), Malacoctenus sp., garrião (Labrisomus nuchpinnis), sardinhas (Harengula sp.), e muitos outros, além de algumas lulas (Sepiotheutis sepioidea).

No lixo encontramos uma moeda peruana cunhada em 1994 (recente, de 1 nuevo sol) e um vinil ainda novo do Dire Straits ... fora muitas latas, especialmente de cervejas, palitos de tira gostos, copos plásticos, etc., demonstrando o quanto os banhistas sujam a sua própria praia ...

Mergulhamos até às 16:15h, quase uma hora.

Estava comigo neste mergulho o Gustavo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

15/12/2008 - Porto da Barra (Noturno)

Marcamos o mergulho para as 22:00h, mas só fomos cair na água mesmo às 23:45h, a maré estava bem seca, era a parada de baixamar ... antes de cair na água, observando da balostrada, viamos tudo, a água aparentava estar cristalina, e estava ...

Dos peixes muitos barbeiros (Acanthurus bahianus) "vestidos para dormir", além de alguns trilhas (Pseudupeneus maculatus) e outros sonolentos, inclusive um jovem barabeiro-azul (A.coeruleous) todo rajado ... os macacos (Ophioblennius sp.) também apresentavam um colorido bem diferente do que apresentam durante o dia, o fundo bem claro, quase branco todo rajado de negro ... os Pempheres schomburgki passeavam por fora das locas, assim como milhares de apogons (Apogon spp. e Astrapogon sp.), marias-nagôs (Pareques acuminatus) e jaguraçás (Holocentrus adscensionis) ... encontramos ainda três baiacús-de-espinho (Chilomycterus antillarum), um caximbau (Fistularia tabacaria), um Stephanolepis sp., muitos Haemulon sp., uma salema (Anisotremus virginicus), um peixe-borboleta (Chaetodon striatus), muitos badejos-sabão (Rypticus sp.) e alguns outros ... ja falando em invertebrados, diversas espécies de carangueijos diversos (Calappa sp., Dromia sp., Mithrax sp., ), carangueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis), sirís (Portunidae) e até mesmo uma lagosta-sapateira (Scyllaridae).

O Yuri viu ainda as lulas (Sepiotheutis sepioidea) e o Bola duas moréias, uma Gymnothorax funebris (Caramurú) e uma G.vicinus.

Em agluns ouriços-verde (Lytechinus variegatus) encontramos o mesmo camarãozinho encontrado nestes ouriços na praia do Farol da Barra, agora identificados, pertencem a espécie Gnathophylloides mineri.

Ficamos na água até às 00:35h.

Estavam comigo dentro d'água o Yuri e o Bola.

domingo, 14 de dezembro de 2008

14/12/2008 - Farol da Barra

Domingão ... nada melhor que um bom mergulho ... marcamos de nos encontar no Farol da Barra ... desta vez não fio nem preciso esperar muito, chegamos todos quase ao mesmo tempo e logo fomos para a água, às 14:05h ja estavamos mergulhando ... o objetivo hoje foi verificar os ouriços, tanto o ouriço-verde (Lytechinus variegatus) quanto os ouriços-satélite (Eucidaris tribuloides) sobre a presença de pequenos crustáceos associados.

Em quatro dos 11 ouriços-satélite verificados encontramos pequenos carangueijos associados, em um deles chegamos a encontrar seis indivíduos, as espécies de carangueijo parecem variar, acreditamos que sejam no mínimo duas espécies distintas.

Ja nos ouriços-verde, dos 18 verificados em apenas quatro encontramos pequenos camarõezinhos associados, sendo que em um dos ouriços observamos três indivíduos e em um outo ouriço, apneas um indivíduo, os demais obviamente possuiam dois cada. Os camarões associados aos ouriços-verdes parecem ser de uma espécie só.

Bom, além de observar os ouriços resgitramos as espécies observadas ...

Peixes: barbeiros (Acanthurus bahianus, A.chirurgus e A.coeruleous), budiões (Sparisoma frondosum e S.axillare), boroleta (Chaetodon striatus), budiõezinhos (Halichoeres penrosei e H.poeyi), maria-preta (Stegastes fuscus), Eucinostomus sp., macaco (Ophioblennius sp.), Pempheres schomburgki, Haemulon steindachneri, H.squamipinna, H.parra, garrião (Labrisomus nuchpinis), jabú (Cephalopholis fulva), donzeliha (Stegastes variablis), sargentinho (Abudefduf saxatilis), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), trilha (Pseudupeneus maculatus), Malacoctenus sp., baiacú (Sphoeroides testudineus), Mulloidichthys martinicus, sardinhas (Harengula sp.), garoupinha (Epinephelus adscensionis) e Anisotremus surinamensis.

Registramos também os invertebrados (os que sabíamos identificar, seja ao menor taxa possivel ou nome popular) ... Zoanthus sociatus, Palythoa caribaeorum, outra espécie de Zoanthidae que não sei o nome, diversas espécies de ascidias e esponjas, algumas anemonas tapete, pinaúnas (Echinometra lucunter), ouriços-verde (L,variegatus), ouriços-satélite (E.tribuloides), ouriço-branco (Trispneustes ventricosus), coral-de-fogo (Millepora spp.), coral-cerebro (Favia spp.), coral-cerebro (Siderastrea sp.), vimos alguns ofiuros, muitos gastropodas, além de um polvo (Octopus sp.) e alguma slulas (Sepiotheutis sepioidea).

Saímpos da água às 15:25h.

Estavam comigo hoje neste mergulho: Yuri, Rebeca, Kelly, Gustavo, Raissa e Juliana.

sábado, 13 de dezembro de 2008

13/12/2008 - Farol da Barra

Após um sequencia de eventos estressantes do dia-a-dia ao longo da semana nada melhor que um mergulho sem compromisso ... às 13:50h cheguamos no Farol da Barra e às 14:00h já estávamos na água ... a maré que ja enchia desde às 10:09h com diferença de 2,2m de amplitude às 16:26h propicio uma água clara apesar de aparentemente movimentada vendo da superfície ... a água estava bem quente ... o dia apresentava sol depois de uns dias de núvens que ameaçavam sutilmente o fim de semana ... bom, foi um mergulho rápido, ficamos menos de uma hora dentro d'água, saímos ia dar 15:00h ... durante o mergulhu fiz um levantamento sem compromisso dos ouriços-satélie (Eucidaris tribuloides) e constatei que 30% dos animais examinados tinham associados a sí dois pequenos carangueijos, o inetressante é que em todos os casos eram sempre dois carangueijos, nunca um só, três, ... sempre dois ... quando retornávamos ví uma mutuca (Myrichtys breviceps) fuçando vorazmente uma toca, do lado de fora um garrião (Labrisomus nuchpinnis) aguardava anciosamente, por vezes ia na entrada da toca para ver como estava o andamento do fuça-fuça da mutuca até que ela saiu com um pequeno carangueijo na boca, o garrião não pedeu tempo e investiu contra o carangueijo, creio eu que na tentaiva de rubá-lo, porém a mutuca foi forte e conseguiu engolir sua presa, mas não sem antes perder umas patinhas para o guloso garrião.

Estava comigo dentro d'água o Bola.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

02/12/2008 - Porto da Barra

Mais um mergulho marcado em cima da hora, saí correndo do trabalho, sem almoçar ... um convite destes não se recusa ...

Caímos na água às 13:20h fiquei só nas proximidades do pier/trampolim fazendo alguns censos (trasectos AGRRA) cobrindo toda a área de pedras até a isóbata de 3,3m e além de registrar as espécies de peixe em suas classes de tamanho passei a registrar em que profundidade o coral-mole (Neospongodes atlanticus), espécie supostamente invasora antiga, começa a ocorrer uma vez que em outros ambientes onde invadiu esta espécie só ocorre em água profundas. No Brasil, o litoral baiano, em especial a baía de Todos os Santos é o único estado invadido por este animal.

Registrei também as espécies de peixe recrutas observadas hoje, foram elas: barbeiros (Acanthurus spp.), jaguaraçá (Holocentrus adscesionis), maria-preta (Stegastes fuscus), garoupinha (Epinephelus adscensionis), jabús (Cephalopholis fulva), budiões (Sparisoma spp.), trilhas (Pseudupeneus maculatus), budiõezinhos (Halichoeres brasiliensis) e bicudinhas (Sphyraena sp.).

Nos censos, além destas espécies registrei: macacos (Ophioblennius sp.), Malacoctenus sp., baiacús (Sphoeroides spp.), budiõezinhos (Halichoeres poeyi), ariacós (Lutjanus synagris), garriões (Labrisomus nuchpinnis), borboletas (Chaetodon striatus), Canterhines pullus, donzelinhas (Stegastes variabilis), badejos sabão (Rypticus sp.), Stephanoleps sp., Haemulon squamipinna, sargentinhos (Abudefduf saxatilis), salema (Anisotremus virginicus) e Haemulon steindachneri.

Foram observados ainda, fora dos censos: mutuca (Myrichthys ocellatus), Gerreideos, Haemulon parra, Carangoides sp. e Harengula sp., fora algumas belissimas lulas (Sepioteuthis sepioidea) e a habitué tartaruga-verde (Chelonia mydas) do Porto da Barra que inclusive cruzou a linha do censo (transecto), era para registrar? (:P).

Saimos da água às 14:30h.

Estavam comigo neste mergulho o Yuri e o Bola.