domingo, 15 de fevereiro de 2009

15/02/2009 - Naufrágio do Reliance


Chegamos no Cristo (Barra) às 16:30h, preparamos os equipamentos e fomos para a água ... na beira, antes de entrar, a água parecia estar "suja", a área de arrebentação tinha bastante suspensão ... logo na entrada uma caravela-portuguesa (Physalia physalis) flutuava entre as ondas e entre os seus tentáculos o pessoal observou alguns peixinhos, dois Nomeus gronovii e 4 recrutas do barbudinho (Polydactylus virginicus), infelizmente quando me aproximei a onda levou a caravela e nós não mais a vimos, o Buia tentou fazer umas fotos, mas no memso momento em que a onde levou a caravela, porém o próprio Buia, em outra oportunidade, havia conseguido fotografar essses belíssimos peixinhos (N.gronovii) como pode ser visto na foto em anexo (foto 1).

O mergulho foi relativamente curto, cerca de 40 minutos no máximo, vimos muitos peixes, entre eles alguns Pempheres schomburgki, maria-pretas (Stegastes fuscus), donzelinhas (Stegastes variabili), macacos (Ophioblennius sp.), Malacoctenus sp., rufus (Bodianus rufus), budiõezinhos (Halichoeres spp.), Chromys sp., sargentinho (Abudefduf saxatilis), jaguaraçá (Holocentrus adscesionis), Engraulidae, Gerreidae, e outros.

De invertebrados se destacaram um polvo, algumas colônias de ascidias pretas ornadas com anéis dourados, pinaúnas (Echinometra lucunter), ouriços-verde (Lytechinus variegatus) e ouriços-brancos (Tripneustes ventricosus).

Bom, acabei não comentando, mas a água estava clara longe da arrebentação, mergulhamos sobre o naufrágio do Reliance, observando os costados, caldeira, motor e demais estruturas ainda identificáveis.

Estavam comigo neste mergulho o Antonio Molina (estava nadando e não mergulhando), Cláudio Sampaio (Buia), Diego (Bola), Priscilla Malafaia e Vitor Groth

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

08/02/2009 - Porto da Barra (Night)

Não haviamos marcado nenhum mergulho hoje, porém por meio dos programas de "bate papo"na internet (neste caso o GTalk) acabamos marcando um mergulho nesta noite ...

Chegamos no Porto da Barra umas 23:00h, não perdemos muito tempo e fomos logo para a água que estava com bem vazia (-0,01m) ... a noite é de lua bem cheia e a praia estava muito iluminada, isto sem falar que estava cheia de gente ... a água estava fria (além do esperado), porém com uma visibilidade fantástica ... eu esqueci de comprar baterias (pilhas) novas, fui com as que estavam na lanterna mesmo sem nem me lembrar a ultima vez que a usei para ter noção de quanto tempo duraria desta vez ... creio que não havia utilizado muito, apesar de ser a que estava mais fraca ela durou todo o mergulho, apenas no finalzinho ela estava tão fraca que só iluminava o que estava bem próximo.

O mergulho durou aproximadamente uma hora onde observamos vários carangueijos se alimentando fora das suas tocas, alguns ovados, uma moréia-verde ou caramurú (Gymnothorax funebris) grandinha, alguns Haemulon squamipinna e H.aurolineatum que nadavam como se fosse dia, muitos barbeiros (Acanthurus bahianus) dormindo, alguns borboletas (Chaetodon striatus), macacos (Ophioblennius sp.), Malacoctenus sp., baiacús (Sphoeroides sp.) e marias-pretas (Stegastes fuscus) "dormindo", além de muitos Apogons (Apogonidae) e jaguaraçás (Hplocentrus adscensionis), além deum enorme cachimbau (Fistularia tabacaria) e as duas maiores lulas que já ví mergulhando (Sepioides sepiotheutis) até hoje ... muitos carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis) também se aventuravam fora de suas locas.

Foi um excelente mergulho.

Estavam comigo dentro d'água o Gustavo e o Yuri