terça-feira, 22 de setembro de 2009

22/09/2009 - Porto da Barra


Haviamos marcado de nos encontrar umas 14:00h, porém hoje foi o dia mundia sem carro e as atividades programadas para hoje demandaram um tempo maior que o esperado, acabou que so nos encontramos mais tarde um pouco e quando finalmente chegamos na praia já estava próximo das 17:00h, o nosso tempo era curto ... fomos pegar os equipamentos na mala do caro e ... cade o equipamento de Vivia? Por sorte tinha uma mascara extra no carro, mas faltavam as nadadeiras ... resolvi ser solidário e cair só de máscaras também.

Limitados pela falta da nadadeiras resolvemos então que mergulhar no Porto da Barra seria melhor que no Marco Polo ... quando descemos para a praia a minha decepção foi grande ... passamos o sábado recolhendo lixo na praia, foram milhares de iténs recolhidos, pouco mais de uma tonelada e bastaram só alguns dias para o povo sujar tudo novamente, a praia estava coalhada de latinhas, palitos de queijo coalhos, pratos descartáveis, embalagens de biscoito, bagas de cigarro, etc ... tudo espalhado pela areia e o povo lá, com cara de bobo, achando lindo o céu pegar fogo enquanto o sol se preparava para se despedir ... "viva a natureza"!

Entramos na água e para a nossa surpesa ... mais lixo ... começamos a catar ... a água estava limpa, mais limpa que no dia do Cleanup ... ficamos meia hora aproximadamente dentro d'água e quando saí, ao pôr-do-sol carregava comigo um pouco do lixo encontrado dentro d'água.

Estava comigo neste mergulho a Vivia.

sábado, 19 de setembro de 2009

19/09/2009 - Porto da Barra (Cleanup Day Bahia 2009)


Cheguei no Porto da Barra antes das 08:00h da manhã, precisavamos organizar as pessoas em suas funções pois logo a praia estaria cheia de gente e era dia de ação ... e eu ainda queria mergulhar ... eu ia cair na água para ajudar a montar o "circo" com as boias de delimitação da área mas tinham problemas de logística ainda para resolver ... durante toda a manhã, a todo momento aparecia alguem com equipamentos em baixo dos braços dizendo "to indo mergulhar, catar lixo!" e eu só com inveja!!!

Apenas às 15:00h consegui ficar livre pude fazer um mergulhinho de 30 minutos ... a água não estava muito limpa, também, a maré estava grande (apesar de estar na baixamar hehee), mas a visibilidade estava boa sim, em especial para um Cleanup Day, nos últimos cinco anos não peguei água limpa que eu lembre em nenhum dos eventos, este foi o melhor dos Cleanups em todos os sentidos, em número de pessoas participando, pessoas sendo atingidas, claridade de água ...

Comecei o mergulho pelas pedras do lado esquerdo do Porto da Barra, onde fica o quebramar utilizado como trampolim ... passei por baixo deste quebramar e fui em direção ao fundo ... cardumes de sardinhas me esperavam do outro lado ... mas não fiquei prestando atenção na fauna neste mergulho, estava concentrando todos os meus esforços no lixo e consegiu encher uma sacola de coleta ... o lixo que eu mais coletei foi tecido ... tinha muito tecido preso entre as pedras ...

É dificil dizer todos os nomes de quem estava na água enquanto eu também estava, eram vários grupos de pessoas mergulhando e coletando lixo, porém sei que entraram na mesma hora que eu Vivia, Dani (Animal) e Carol (Trakinas) entre outras pessoas.


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

17/09/2009 - Marco Polo e Yacht Clube da Bahia


O dia está maravilhoso, sol forte, água aparentemente clara ... trabalhei até as 12:00h e segui para o comércio para encntrar Vivia, almoçarmos e irmos para o mergulho ...

Chegamos no Marco Polo às 15:00h e fomos logo para a água ... logo na enseada coletamos alguns lixos e seguimos nadando (mergulhando) em direção ao Yacht Clube da Bahia ... infelizmente não dava para coletar tudo o que víamos, tinha muito lixo, na enseada ví muitas peças de sucata e restos de petrechos de pesca, entre algumas outras coisas, como sacolas plásticas e garrafas pet ... já no Yacht tampas de garrafas de cerveja espalhadas entre as pedras eram bastante comuns (todas elas da Skol), isso sem falar em bagas de cigarro boiando, copos, também sucatas, e muito mais ... me revolta tamanha falta de educação e olha que quem frequenta o Yacht Clube pertence à classe média, em sua maioria classe média alta, pessoas que deveriam ter um mínimo de educação.

Bom, hoje foi o dia de mostrar alguns bichos a Vivia, alé de ofiuros e estrela-do-mar, apresentei para ela o famoso Polyplacóforo!

Como já disse, estava comigo neste mergulho a Vivia.

sábado, 12 de setembro de 2009

12/09/2009 - Boa Viagem


Marcamos de nos encontrar às 16:00h para o mergulho de hoje e dessa vez até conseguimos, o atraso foi mínimo, às 16:10h já estávamos todos lá ... a demora (não podia deixar de ter um atraso) foi para nos equiparmos e guardarmos as chaves dos carros em local seguro e seco (dentro de sacos herméticos), tarefa que parece simples hehe, mas seria mais simples se não deixássemos os sacos na mala do carro ... mas isso é outra história.

Às 16:50h já estávamos entrando na água, tinham ondas e muita suspensão no raso, mas a medida que nadávamos em direção ao recife a suspensão diminuía, a água não ficou de todo limpa na superfície, mas nada que inviabilizasse o mergulho.

Hoje não fiz exatamente um Rover Diver Census, mas registrei algumas espécies que observei, só não os fiquei procurando, mesmo assim vi 21 espécies de peixes, entre marias-pretas (Stegastes fuscus), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), cromis (Chromys multilineata), quatingas (Haemulon aurolineatum, H.parra e H.plumieri), salemas (Anisotremus surinamensis), pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex), fogueirinhas (Myripristis jacobus), jaguaraçás (Holocentrus adscensionis), amboré-vidro (Coryphopterus glaucofraenum), barriga-branca (Serranus flaviventris), barbeiros (Acanturus coeruleous e A.bahianus), budiões (Sparisoma frondosum e S.axillare), Decapterus sp., Malacoctenus sp., macacos (Ophioblennius trinitatis), Eucinostomus sp. e budiõezinhos (Halichoeres poeyi) ... além dos peixes vi também alguns invertebrados entre esponjas (Porifera), corais (Millepora spp., Montastrea cavernosa, Siderastrea sp., Mussismilia hispida, Porites sp. e Favia sp.), Zoanthus sociatus, baba-de-boia (Pallythoa caribaeorum), ouriços (Echinometra-lucunter e Lytechinus variegatus), aranhas-do-mar (Stenorhynchus seticornis) e outros ...

A idéia era nadar em direção ao naufrágio do veleiro norueguês, Blackadder, que está ao fundo encostado no recife da Boa Viagem, mas fomos nadando tão devagar, curtindo o recife, que quando vimos o sol já estava se pondo e resolvemos atravessar o recife de volta ao raso ainda com dia claro pois a maré estava baixando e ficaria mais difícil atravessar sem luz, isso sem falar nas ondas lá na beirada que se não tomássemos cuidado nos fariam à milanesa.

Em um momento durante o mergulho fiquei brincando de descer ao fundo e fiquei surpreso, a tanto tempo sem mergulhar fundo (quem vê assim acha até que neste mergulho eu fui fuuuuundo huahuahuahuahua) eu achava que teria alguma dificuldade em ficar lá em baixo, mas deu para explorar bem os 8,8m de profundidade alguns metros depois do recife, fundo de areia com alguns pneus jogados, só alguns barrigas-brancas e amborés-vidros ficavam me vigiando lá em baixo ... a surpresa é que depois dos 7,5m de profundidade a água estava cristal, com pouca luz devido a barreira de suspensão acima, mas bem transparente, cristal mesmo ... um mergulho SCUBA teria sido ótimo, ou então, se tivéssemos caído na enchente, teríamos mergulhado no Caribe.

Quem diria nos meses de agosto e setembro Salvador já está em clima de verão, mergulho excelente, água limpa e a certeza de que em Salvador tem mergulho todos os dias, todos os meses do ano, talvez seja o único lugar do Brasil com este privilégio ... como diria o Buia, Salvador é sem dívida o Caribe brasileño.

Salvador não só é a capital brasileira dos naufrágios com tantos naufrágios acessíveisatravés da praia, como é a capital continental brasileira do mergulho, água limpa e a diversidade que temos aqui durante todo o ano ... só aqui!!

Mergulhamos até as 17:50h, uma hora exatamente de fundo e estavam comigo neste mergulho hoje a Vivia, o Ricardo e a Marina Pessoa (do Ceará que veio para Salvador passar somente o dia de hoje com o intuito de fazer este mergulho ... afinal, não é qualquer um que tem o privilégio de ter esse paraíso no quintal de casa :P ).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09/09/2009 - Farol da Barra

Conseguir mergulhar no horário tem sido dificil hehe!! Felizmente moro em Salvador e dá para cair a qualquer hora bastando escolher o ponto de mergulho de acordo com a maré ... bom, desta vez não foi necessário mudar o ponto apesar de ter sido um atraso considerável, caímos às 16:10h no Farol da Barra, a água estava friazinha, mas suportável e clara, bem clara, só que as nuvens no céu fazia parecer que era já um pouco mais tarde do que ealmente era.

Ao cair na água seguimos direto para o naufrágio do Maraldi que na caldeira estava dando 5,7m de profundidade, estando o seu topo a 1,8m da superfície, maré bem cheia, a cerca de 1:30h a 2:00h da parada de enchente ... hoje optei por não registrar nada, só observar, não me recordo d emuitas espécies de peixes e nem de muita quantidade, talvez pela sombra das nuvens que já induziam os peixes crepusculares a saírem das locas como as fogueirinhas (Myripristis jacobus) e os barrigudinhos (Pempheres schomburgki) que se aventuravam fora da caldeira ... em contrapartida as maria-pretas (Stegastes fuscus), os budiõezinhos (Halichoeres spp.) e muitosoutros bastante comuns durante o dia dificilmente foram observados, regra que não valeu para os barbeiros (Acanthurus spp.), os borboletas (Chaetodon striatus) e para os budiões da família Scaridae que mesmo no crepusculo ainda podiam ser observados.

A correnteza de enchente que joga para dentro da baía não estava muito forte e deu para ficar numa boa no naurágio e inclusive brincar de atravessar a caldeira, porém na volta para o raso deu para notar que a correnteza existia pois fizemos um esforço mínimo, mas fizemos para voltar.

Na beiradinha (raso) os peixes da família Gerreidae (Eucinostomus sp.) e alguns baiacús (Sphoeroides spp.) ainda davam o ar da graça, além de um falso-voador ou coió (Dactylopterus volitans) que observamos nadando bem devagar com as nadadeiras abertas (quando o encontramos ele estava parado com as nadadeiras fechadas).

Na entrada ainda observamos duas lulas (Sepioteuthis sepioidea) tentando mimetizar entre algas flutuantes.

Como hoje não fiz o registro de nada de forma sistemática, fiquei livre para catar alguns iténs bizarros de lixo encontrados em baixo d'água ... primeiro eu fiquei surpreso pois imaginava encontrar mais lixo ... estou feliz por estar constatando que a quantidade de lixo submerso em Salvador tem diminuído, o que está longe de ser uma diminuição significativa ainda e mesmo assim eu estou supondo, seria necessário um estudo mais aprofundado para dar esta certeza, mas que aparentemente já é possível notar, isso já. Bom, de estranho assim eu so coletei 1/2 bola de futebol (das de borracha tipo Chuveirinho) e um cesto alguma destas fibras vegetais ai ...

O mergulho durou até quase o pôr-do-sol, saímos da água às 17:22h.

Estava comigo dentro d'água neste mergulho a Vivia.