domingo, 28 de março de 2010

28/03/2010 - Porto da Barra


Depois do último mergulho na praia do "Reloginho" e antes deste mergulho o tempo mudou, o vento começou a soprar e na entrada das baía de Todos os Santos era possível ver os "carneirinhos" da sondas que se formavam ... em frente à praia do Porto da Barra, no trecho que sofre influência das correntes de maré já era possível ver as ondulações ... decidimos então, por segurança, realizar o último mergulho do evento "Por uma praia redonda e limpa" organizado pela Target/Skol (Ambev) na praia do Porto da Barra por esta a mais abrigada.

Desta vez toda a equipe estava junta, na mesma praia.

Coletamos muitos palitinhos de queijo coalho e churrasquinho (indiscutivelmente o principal lixo encontrado na praia do Porto da Barra, e coletamos muitos, milhares talvez e com certeza não conseguimo sretirar nem 1/3 dos palitinhos jogados pelos banhistas na praia e recolhidos pela maré), algumas latinhas, camisinhas, roupas intimas, garfos plásticos, colheres plásticas, entre outros.

Este mergulho durou cerca de 100 minutos e estavam dentro d'água Jan, Aline, Dalmar, Buda, Thais, Amanda, Miguel, Rodrigo, Thiago e Guga (que estava fazendo fotografias como a que ilustra este post).

Hoje coletamos uns 10 ou 12 sacos de lixo de 100 litros cada (ontem creio que coletamos ao todo seis ou sete sacos), além dos tubos de PVC, ferragens e peneus. Segundo uma nota na rádio coletamos aproximadamente 450kg (fui embora antes da pesagem) de lixo em quatro mergulhos.

28/03/2010 - Reloginho


Hoje resolvemos mergulhar log de inicio na praia do "Reloginho" depois de termos encontrado o local onde o lixo se concetra e retiramos em aproximadamente 90 minutos de mergulho uns oito sacos de 100 litros com muitas latas (especialmente de cerveja e refrigerante), muito tecido, uma cesta de palha, pilhas, velas de automóveis (utilizadas como chumbadas para a pesca de linha), enormes tubos de PVC, algumas ferragens e quatro peneus.

A equipe deste mergulho saiu toda da praia do Porto da Barra embarcada no "Galo Mineiro" e logo que chegamos ao local encontramos uma enorme tartaruga-verde (Chelonia mydas) morta, já bastante inchada, com marcas de rede no pescoço e o ventre com um corte feito com lâmina (provavelmente uma faca) ... recolhemos a carcaça que boiava em direção ao interior da baía de Todos os Santos e a seguramos (amarrada) enquanto realizavamos o mergulho para então leva-la para o Porto da Barra onde ela seria então examinada por uma equipe do Projeto Tamar que supreendentemente atendeu de forma rápida ao chamado.

O mergulho durou aproximadamente 90 minutos como já foi dito e estavam comigo dentro d'água Buda, Thais, Guga (fazendo algumas fotos, como a foto da equipe à bordo do "Galo Mineiro" que ilustra este post), Amanda, Miguel, Rodrigo e Thiago, equanto que Janete, Dalmar e Aline catavam lixo na areia e zona entre-marés da praia do Reloginho.

sábado, 27 de março de 2010

27/03/2010 - Praia do Reloginho


O segundo mergulho de hoje para o evento "Por uma praia redonda e limpa" organizado pela Target/Skol (Ambev) nas praias da Barra foi realizado na prainha conhecida por "reloginho", uma enseada entre a enseada em frente ao Segundo Distrito Naval (Farol da Barra) e a praia do Porto da Barra.

Desta vez alguns foram a nado, já catando o lixo encontrado pelo caminho e outros a bordo do "Galo Mineiro".

Encontramos próximo a área de arrebentação desta praia um lugar onde o lixo se concentrava, eram muitas latinhas, tecidos e outros iténs, entre eles uns vasilhames grandes, pedaços de peneu, tubos, ferragens e outros itens.

Este mergulho durou algo em torno de 90 minutos e estavam na água neste ponto Aline, Dalmar, Amanda, Buda, Guga (fazendo fotos, como a que ilustra este post), Thais, Rodrigo de Maman, Miguel Loiola, Thiago Albuquerque e Diego "Bola".

27/03/2010 - Porto da Barra


Primeiro mergulho do evento "Por uma praia redonda e limpa" organizado pela Target/Skol (Ambev) nas praias da Barra, enquanto uma equipe seguiu a bordo do saveiro "Galo Mineiro" sob o comando de Daniel "Billy" para a praia em frente ao Segundo Distrito Naval no Farol da Barra, eu e outros membros da equipe de mergulhadores ficamos na praia do Porto da Barra coletando todo o lixo encontrado.

A maior quantidade de iténs coletados neste mergulho no Porto da Barra foi o palitinho de queijo coalho ou churrasquinho, seguido por canudos, tecidos e latas de cerveja e refrigerante, no Farol da Barra o itém mais encontrado foi a latinha, tanto de refrigerante quanto de cerveja.

O mergulho no Porto da Barra durou para mim aproximadamente uma hora, quando a imprensa chegou e os responsáveis pela logística do evento me chamaram para atendê-los.

Logo quando eu estava saído chegava para o mergulho o Diego "Bola" que nos ajudou neste empreitada coletando o que consegui encontrar de lixo no Porto da Barra.

Na equipe que estava no "Galo Mineiro" encontrava-se o Guga que fez algumas fotos, dentre elas a foto que ilustra este post.

quinta-feira, 4 de março de 2010

04/03/2010 - Caramuanas Sul-Fora


Quando retornamos ao barco percebemos que não estavamos no lado de fora do recife, então navegamos um pouco mais e logo chegamos às bóias verdadeiras.

Desta vez a profundidade foi maior mas infelizmente pouco me atentei para o profundímetro, foram esticadas as quatro trenas e eu comecei a fazer o registro das espécies de peixe para a realização do Reef Check. Ao todo eu registrei neste mergulho 32 espécies de peixes, sendo a maria preta (Stegastes fuscus) a mais frequente, aparecendo em todos os quatro transectos onde cheguei a registrar 82 indivíduos em um único transecto. A outra espécie mais abundante nos transectos foi o budiãozinho (Halichoeres poeyi) que apresentou até 14 indivíduos em um único transecto.

Além da maria-preta e do budiãozinho eu registrei Eucinostomus sp., budiões (Sparisoma axillare, S.radians e Scarus zelindae), trilhas (Pseudupeneus maculatus), donzelinhas (Stegastes variabilis), crisurus (Mycrosphatodon chrysurus), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), barbeiros (Acanthurus bahianus, A.chirurgus e A.coeruleous), biquara (Haemulon plumieri), H.squamipinna, quatingas (H.aurolineatun), H.steindachneri, Anisotremus moricandi, salemas (A.virginicus), A.surinamensis, jabús (Cephalopholis fulva), garoupinha-gato (Epinephelus adscencionis), rufus (Bodianus rufus), budiãozinho (Halichoeres brasiliensis), Malacoctenus sp., grama (Gramma brasiliensis), vermelho-rabo-aberto (Ocyurus chrysurus), macaco (Ophioblennius trinitatis), neons (Elacatinus figaro), amboré-vidro (Coryphopterus glaucofraenun), jaguaraças (Holocentrus adscencionis) e pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex).

Depois de registrar os peixes fiquei observando as colônias de corais, muitas delas branqueadas ... muitos corais-de-fogo (Millepora spp.) e corais-cerebro (Mussismilia spp. e Siderastrea spp.) com grandes áreas de suas colônias totalmente brancos.

O mergulho durou aproximadamente uma hora e estavam comigo neste mergulho o Zé Pescador, o Ricardo Miranda, o Buda, o Felicce, o Tiago Chagas e outros.

No final do mergulho um trinta-réis (Sterna sp.) (Foto 1) pousou na proa do barco e lá ficou por longos minutos enquanto desarmavamos os equipamentos, arrumavamos as tralhas e nos preparavamos para retornar à terra.

04/03/2010 - Caramuanas Sul

Depois de pouco tempo de navegação partindo de Aratuba chegamos às Caramuanas de sul e ficamos procurando as boias que marcavam o local onde deveriam ser esticadas as trenas para a realização do Reef Check ... achamos umas bóias e mergulhamos, mas eram outras bóias, abortamos este mergulho apos uns dez minutos de fundo para procurarmos o ponto em que precisavamos cair para realizar os trabalhos.

Este lugar estava cheio de algas, em especial as algas calcáreas Halimeda spp. e outras do gênero Caulerpa spp., tinha entre dois e três metros de profundidade máxima e pouco ví além de alguns poucos budiõezinhos (Halichoeres poeyi) e marias-pretas (Stegastes fuscus).

Estavam comigo neste mergulho o Zé Pescador, o Ricardo Miranda, o Buda, Felicce, Tiago Chagas e outros.