sábado, 25 de setembro de 2010

25/09/2010 - Porto da Barra

Aproveitamos um tempinho que tivemos para fazer um mergulhinho fun dive no Porto da Barra.

Chegamos por lá umas 14:30h e constatamos que a praia estava lotada de gente, tinha muita gente mesmo, bem mais que no fim de semana anterior quando foi realizado o Cleanup Day Bahia 2010.

Arrumamos as tralhas e fomos para a água, às 15:00h estavamos já mergulhando. A água estava um pouco fria para os padrões locais, devia estar com uns 20 graus centígrados, e a visibilidade estava um pouco limitada, devia ter uns 5m na vertical e menos que isso na horizontal.

O mergulho foi bem rápido, pois ainda tinhamos alguns compromissos e depois iriamos buscar Mariana na casa da avó, fora isso Ví sentiu um pouco de frio, após meia hora de mergulho já estavamos saíndo da água.

uma moeda de 10 centavos de 1975 (ano emque nasci) encontrada semi-enterrada na praia do Porto da Barra


cardume de pequenos filhotes de Maria-nagô (Pareques acuminatus) fotografadas na praia do Porto da Barra

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

23/09/2010 - Pier. Ed, Morada dos Cardeais

Ermitão (Diogenidae)

Mais um dos mergulhos no píer do Edifício Morada dos Cardeais para a caracterização da ictiofauna e registro de outros organismos.

Eu e o Bruno fomos fazer os registros de peixes e Saulo o registro de corais e organismos associados utilizando o protocolo AGRRA.

Iniciamos o mergulho às 12:45h e fiquei na água por uma hora e meia, quando às 14:15h saí da água o Bruno já havia terminado os seus censos e o Saulo ainda estava dentro d'água, onde ficou ainda por mais uns 15 ou 20 minutos.

Sem muitas novidades neste mergulho a não ser por um Haemulidae que ainda não havia sido registrado e uma minúscula lagosta-cabo-verde (Panulirus laevicauda), porém o mais marcante deste mergulho foi o fato que após sairmos da água ainda ficamos presos no píer por mais de uma hora e meia pois o administrador do prédio, que sabia que estavamos lá no píer trabalhando liberou que o bondinho fosse pintado e queria que largassemos o nosso equipamento todo lá em baixo, subisse os 365 degraus íngremes, sem nenhuma segurança, em alguns pontos bastante alto com relação ao talude, à pé e só retornarmos para pegar os equipamentos no dia anterior, um desaforo, além de uma tremenda falta de respeito com os profissionais que ali estavam.

Acabou que Saulo se arriscou, subiu os 365 degraus, pegou o bondinho e desceu para o píer para que pudessemos subir em segurança e levar nosso equipamento.

Maria-nagô (Pareques acuminatus)

Maria-preta (Stegastes fuscus) juvenil

Coral-cérebro (Mussismillia hispida)

Baiacú (Sphoeroides greeleyi)

Camarão-palhaço (Stenopus hispidus)

Quatinga (Haemulon aurolineatum)

Lagosta-cabo-verde (Panulirus laevicauda)

Mutuca-de-orelha (Ophictus ophis)

Porifera

Carangueijinho carregando um pedaço de esponja nas costas

Poliqueta (Sabellidae)

Estavam comigo neste mergulho, como já foi dito no texto, o Bruno "Ovinho"e o Saulo Spanó.

sábado, 18 de setembro de 2010

18/09/2010 - Porto da Barra (Cleanup Day Bahia 2010)

Três horas e meia após o primeiro mergulho ... após tomar um caldo de feijão na Dive Bahia ... e uma hora após o início da vazante resolvi cair na água novamente para fazer o meu segundo mergulho ... tentei cair mais cedo, mas os problemas a serem resolvidos para que o evento continuasse de vento em popa não me deixaram, felizmente nada que não pudesse ser facilmente resolvido ou contornado.

Por conta do feijão providenciado pela Dive Bahia para os famintos voluntários, muitos dos mergulhadores que haviam caído no mergulho anterior desta vez ficaram em terra firme, quer dizer, areia firme mesmo colaborando em outras frentes do evento.

restos de uma fita k7 ... alguem sem educação jogou isso dentro d'água no Porto da Barra

bituca de cigarro ... mais de cinco quilos deste item foi recolhido na praia do Porto da Barra durante o Cleanup Day Bahia 2010, o equivalente a aproximadamente 3 litros de bitucas ... milhares delas e nem um milésimo de todas as bitucas existentes tanto na areia quanto dentro d'água foram recolhidas hoje ... isso é preguiça de andar até as lixeiras? Preguiça de levar um saquinho para a praia e juntar suas próprias bitucas? Me desculpem os fumantes mal educados, mas eu não tenho nada a ver com o seu vício, por favor, deixe de ser preguiçoso, seja educado e não suje a praia

prendedor de cabelo

muitos querem ir à praia para torrar ao sol, se bronzear, e para tal fazem uso de produtos (óleos) cujas embalagens são jogadas na areia ou no mar após o uso pelos banhistas que não tem educação

a intenção de sujar é tamanha que muitos dos itens são antes de descartados no mar, desmantelados ... a exemplo desta lata cuja parte superior foi separada do resto ... pela coloração, brilho e falta de incrustação podemos supor inclusive que este item foi jogado recentemente ao mar por algum banhista mau educado

uma faca cuja lâmina estava enterrada na areia, outro lixo perigoso para as crianças e também aos nahistas adultos, lixo descartado a menos de 1m de profundidade podendo causar sérios ferimentos

Ao cair na água, às 14:45h, esperando uma visibilidade horrível por conta da suspensão que com certeza havia sido levantada pelo início da vazante, tive a surpresa ao ver que apesar da suspensão a visibilidade estava ainda excelente ... logo no iníci odo mergulho ví um "santinho" de político candidato ... não entendo como os candidatos continuam investindo em "santinhos" de papel, item que obviamente vai parar no lixo e tem agregado uma gama de impactos ambientais, desde a pordução do papel ao destino da maioria destes ridiculos panfletos que acabam tendo uma vida util imitadissima, são descartados, contribuem para o entupimento de bueiros, etc. Deviamos nos recusar a dar nosso voto a quem contribui com a sujeira urbana.

santinho de candidato ... tipo de marketing sujo que só contribui com a sujeira urbana e acaba indo parar dentro d'água ... pensem bem antes de votar e evitem politicos que não contribuem com a conservação ambeintal e não se preocupam com a saúde da população contribuindo com a sujeira urbana

Fugindo da política e voltando ao mergulho, fiquei surpreso ao ver um pequeno parú-branco (Cahetodipterus faber) e três robalos (Centropomus sp.) na praia do Porto da Barra, todos eles em trecho bem raso, com profundidade variando de 0 a 1,5m. Dos robalos, um chamou a minh aatenção por possuir facil mais de 40cm de comprimento, e os outros dois não tinham mais que 25cm. Foram observados ainda neste mergulho alguns barbeiros (Acanthurus bahianus e A.chirurgus), Haemulon aurolineatum, Carangideos e outros que se aliemntavam de restos de uma arraia abatida e limpa na praia do Porto da Barra, cujos restos foram jogados dentro d'água, hábito que precisa ser modificado com urgência, afinal o fundo do mar não é uma lixeira ... foi fotografado ainda um Scartella cristata, um baiacú (Sphoeroides greeleyi), borboletas (Chaetodon striatus), budião-banana (Scarus zelindae) e marias-nagô (Pareques acuminatus).

restos de arraia descartados na praia do Porto da Barra

diversos peixes comendo os restos da arraia

budião-banana (Scarus zelindae)

Scartella cristata

barbeiro (Acanthurus bahianus)

borboletas (Chaetodon striatus)

baiacú (Sphoeroides greeleyi) cego do olho direito

marias-nagô (Pareques acuminatus)

robalo (Centropomus sp.)

parú-branco (Chaetodipterus faber)

Este mergulho durou meia hora e estavam comigo o Lucas Félix, o Guilherme e alguns outros voluntários.

18/09/2010 - Porto da Barra (Cleanup Day Bahia 2010)


O dia começou sem muito sol mas às 7:00h da manhã já havia gente na praia ... um pessoal fazendo ginástica, outros caminhando e alguns banhistas que acreditavam que o sol daria or da graça no dia de hoje, além de um grupo de pessoas que alí se encontravam para ajudar na coleta e triagem do lixo na praia do Porto da Barra durante o Cleanup Day Bahia 2010 (dia mundial de limpeza de praias), evento que foi raliado pelo Centro de Pesquisa e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos (Biota Aquática) e teve o apoio da Tecon Salvador (Grupo Wilson, Sons.), da Embasa, da Dive Bahia, da Pró-Mar e do Rotary Clube de Salvador.

moeda de cinco centavos encontrada neste mergulho ... será que jogaram fora?
fiquei cinco centavos mais rico hoje ;)

Após arrumar todo o cenário, distribuir camisas, verificar armação de tendas, dar as primeiras orientações e correr atrás do que estava faltando para que o evento acontecesse sem o menor problema, apenas às 10:15h consegui entrar na água ... neste momento o sol já estava bem forte, a praia lotada, e o lixo já havia começado a chegar para o pessoal da triagem, tanto da areia quanto de dentro d'água.

monofilamento enrroscado entre as algas, restos de artefatos de pesca perdidos, um dos mais preocupantes iténs do lixo marinho atualmente, um dos que mais mata organismos marinhos de forma direta, infelizmente, um dos intens mais comuns

Ao entrar na água notei que ela estava um pouco fria para o esperado, mas nada que incomodasse tanto quem não é de sentir muto frio dentro d'água como é o meu caso, porém para a minha supresa, a água estava maravilhosamente clara, quase sem suspensão.

sola de sapato deixada por algum mau educado na praia do Porto da Barra

cartão telefônico jogado por algum mal educado na praia do Porto da Barra

um peneu ... vários destes são encontrados em baixo d'água, vários são retirados, mas vários continuam sendo encontrados ... será que eles se reproduzem em baixo d'água?

incrível como se perdem xuxas na praia do Porto da Barra ... se bem que perdem até a parte de baixo do biquine ...

palito de "queijinho", o item mais coletado na praia do Porto da Barra, além de ser um crime contra a natureza jogar este lixo no mar, é perigoso para crianças e mesmo para os banhistas adultos que podem se machucar com este objeto ... os vendedores de "queijinho" deveriam ser responsáveis por catar estes palitos e no mínimo co-responsabilizados em casos de acidentes

restos de uma laranja ... para muitos, não tem problema jogar frutas ou outros itens organicos no mar, porém eu nunca ouvi falar de uma laranjeira marinha ... jogar qualquer coisa no mar é porcaria e falta de educação ... guarde o seu lixo e deposite n alixeira, se não houver lixeira na praia, leve para casa e jogue fora junto com o seu lixo doméstico ... seja educado

colher descartável, descartada no mar do Porto da Barra ... me desculpem, mas descartável é o cérebro de quem faz uma coisa desssas

Acompanhei o pessoal que coletava lixo, além do pessoal do evento, uma escolade mergulho realizava batismos e acaboutambém colaborando catando lixo enquanto realizava os batismos. Fiz algumas fotos do pessoal catando lixo, fiz fotos de alguns itens do lixo que encontrava durante o mergulho (os recolhia obviamente e depositava nos sacos de coleta alheios) e de alguns animais, inclusive de animais interagindo com o lixo.

Fotos de ouriço (Lytechinus variegatus) interagindo com o lixo

Celenterado

cardume

pequeno cachimbau (Fistularia tabacaria)

pequeno ouriço (Lytechinus variegatus) sobre um pedaço de caixa Longa Vida

uma anêmona-tapete com os seus tentáculos à mostra

pequena lula (Sepiotheuthis sepioidea)

Haemulon parra

cabrinha (Prionotus sp.)

coió ou falso-voador (Dactylopterus volitans)

Este mergulho durou exatamente uma hora, às 11:15h quando estava saíndo da água o Rogério e um amigo trouxeram um pequeno polvo que eles encontraram dentro de um tubo de PVC, fiz algumas fotos e soltamos o bicho.

polvinho-de-areia (Octopus sp.) encontrado dentro de um tubo de PVC na praia do Porto da Barra durante a coleta de lixo submarino do Cleanup Day Bahia 2010

Estavam comigo neste mergulho diversos voluntários do Cleanup Day Bahia 2010, dentre eles Rogério Cunha, Bruno Ovinho, Lucas Félix, Guilherme, Xú, e outros.

Bruno (Ovinho) fazendo foto durante o evento

Anísio (Xú) Jr. coletando lixo durante o evento

Guilherme coletando lixo durante o evento

Roger Cunha coletando lixo durante o evento

Lucas Félix coletando lixo durante o evento

outros mergulhadores, os quais não sei ou não recordo os nomes, coletando lixo durante o evento