sábado, 24 de março de 2007

24/03/2007 - Golfinhos na Ribeira

Eram 12:34h quando recebi o comunicado de que alguns golfinhos estavam dando sopa na enseada dos Tainheiros, na Ribeira, Salvador, Bahia ... eu estava indo fazer uma apnéia com uns amigos e decidi ir pra lá para o golfinho, fui eu e o Yuri ... chegamos e vimos os bichos ao longo da enseada ... ficamos acompanhando da praia, mas eles estavam longe, bem longe, pareciam ser enormes, saltavam, faziam batida de cabeça e brincavam com a forte correnteza de final de vazante.
Em pouco tempo encontramos o Gustavo do IMA, eles iriam sair com uma lancha para monitorar os bichos, que até então acreditava-se fossem o Boto-do-estuário Sotalia guianensis (apesar de eu estar achando os bichos muito grandes para serem desta espécie) ... quando chegamos perto vimos que se tartava de um grupo misto de pelo menos 9 Golfinhos-flipper Tursiops truncatus e 2 Golfinhos-de-dentes-rugosos Steno bredanensis, os golfinhos eram enormes ... inicialmente os golfinhos pareciam assustados e se mostravam bastante evasivos, não permitindo qualquer aproximação da embarcação, e para piorar vez ou outra um curioso chegava em um bote, ou em uma catraia, e assustava os bichos ... depois de algum tempo conseguimos nos aproximar, os bichos pareciam estar descansando, foi quando eu e Yuri caimos na água, eu primeiro ... consegui chegar bem perto dos golfinhos, apesar da água escura do lugar pude ver o grande animal logo a minha frente, metade na água, metade fora, passou a poucos metros de mim, uns 2 m talvez ... durante todo o mergulho assovios puderam ser ouvidos, se tratava da comunicação dos golfinhos (vocalização) ... a luminosidade do dia começou a cair e tivemos que voltar ... constatamos que apesar de não ser um lugar tão comum de ver esses animais eles aparentavam estar bem.

Nenhum comentário: