sábado, 9 de junho de 2007

09/06/2007 - Porto da Barra


Essa foi a semana do atraso hehe ... marcamos de nos encontrar às 9:00h na Dive Bahia e somente as 10:15h todos já estavam lá ... minto, dois ainda chegaram um pouco depois e acabaram por nos encontrar já na água.

O tempo não estava lá grandes coisas, não estava o sol do dia anterior e alguma snuvens ameaçavam desabar em chuva, mas mesmo assim a água estava muito boa, só que com bastante "levadia" (movimento da maré que fica levando e trazendo, levando e trazendo).

Foi um mergulho para coleta de dados, Yuri, Guilherme e Gustavo estavam coletando dados para o seu trabalho com os carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis), eu fazia foto transect do substrato e Diego "Bola" coletava dados para o trabalho dele com o Ophioblennius ... os demais apenas se divertiam (aliás, não tinha como todos nós não nos divertirmos ... mergulho é mergulho, sempre, seja trabalhando ou so curtindo, estamos sempre curtindo! Rsrsrsrs!!).

Após cumprir meus censos (foto transects) fiquei fazendo fotos (sem ser transects hehe) ... observamos algumas taócas (Acanthostracion sp.), alguns caximbaus (Fistularia tabacaria), linguados (Bothus lunatus), um peixe-cachimbo (Micrognathus sp.), garoupinha-gato (Epinephelus adscencionis), um carangidio (Caranx sp.) seguindo uma trilha (Pseudupeneus maculatus) e alguns outros peixes e invertebrados ...

Saímos da água umas 12:00h por causa da maré que mudou, levantou muita suspensão, estava correndo muito (vazante), e fora que o vento mudou e ficou forte, formando ondas sobre os recifes e começou a chover forte ...

Bom, antes de sair claro, observei dois caçadores submarinos na área ... fiquei abismado com a quantidade de peixe que esses corongos haviam pego, e todos eles peixes normalmente não capturados, tinham alguns parús (Pomacanthus paru), alguns ciliares (Holacanthus ciliaris), barbeiros-azuis (Acanthurus coeruleous), taócas em miniatura (Acanthostracion spp.), uma mmoréia (Gymnothorax sp.) e uma raia treme-treme (Narcine sp.). E os praticantes ainda insistem em dizer que este método de captura é consciente e seletivo, por isso não causa impactos ou não provoca danos ao meio ... piada, o que mais provoca danos ao meio e mais causa impacto é justamente o fato de o caçador esta consciente da merda que está fazendo e selecionando as suas vitimas ... ô esporte de covarde!!!! Fiz algumas fotos tanto das enfieiras quanto dos corongos caçando, mas me recuso a postar esse show de horrores!!

Estavam comigo neste mergulho: Guire, Lua, Piu, Anchieta, Diego "Bola", Yuri, Gustavo e Guilherme.




Nenhum comentário: