Mais uma ida a ilha de Itaparica para fazer os censos no recife das Pinaúnas ... desta vez fomos para o ponto 5 em Barra Grande ... saímos de Amoreiras (Itaparica) por volta de 8:00h da manhã a bordo da lancha da Nel Blu porém apos uma demora absurda para chegarmos ao ponto, quando paramos no local de mergulho percebemos a quantidade de água no convés e porão ... seguimos então para a área abrigada de Barra Grande (dentro da laguna do recife) e de la pegamos um barco local e seguimos para o ponto de mergulho ...
Bom, so viemos a cair na água as 15:00h ... a água estava limpa mas muito com muito refluxo ... não ultrapassamos os 7,9m de profundidade e em 49 minutos fiz os 15 transectos de 20 x 1 x 1 m registrando 18 espécies agrupadas em 10 famílias distintas. Destaques para os filhotes de Anisotremus moricandi (Foto 1) e para os dentões (Lutjanus jocu) (Foto 2).
Saí da água às 16:00h ... voltamos para a vila de Barra Grande e lá ficamos sabendo que a lancha que nos trouxe de Amoreiras havia consertado, mas que não estava 100%, então dois de nós iriam de carro levando o pesado do equipamento e os demais seguiriam na lancha ... acabei ficando na lancha que vei contra o vento e as ondas, uma viagem bastante desconfortável, os pingos gelados batiam no rosto incomodando bastante ... e depois de 3 horas de navegação o barco mais uma vez quebra, desta vez ja perto do nosso destino, após Bom Despacho, em frente a Porto dos Santos ... o barco foi "empurrado" até o raso, onde podiamos pôr os pés no chão ... e daí novamente "empurrado" até o destino ... chegamos por volta das 21:00h na pousada ... o mergulho do dia seguinte foi então cancelado e adiado para uma próxima oportunidade.
Estiveram comigo hoje além do Felice dono da Nel Blu e o do seu auxiliar, o marinheiro Flávio e os pesquisadores Piu, Amanda, Ricardito, Diego "Bola" e Igor Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário