domingo, 18 de novembro de 2007

18/11/2007 - Farol da Barra


À tarde foi a vez do naufrágio do Maraldi na enseada do Segundo Distrito Naval, Farol da Barra ... caimos na água às 15:20h e a água estava muito boa, bem clara (o que ja era de se esperar, se estava clara no Blackadder, imagine na Barra) ... fomos até o naufrágio onde registramos alguns novos recrutas como os dos Labrideos Halichoeres brasiliensis (Foto 4) e Bodianus rufus.
Como também ja era de se esperar a espécie mais abundante foi a maria-preta (Stegastes fuscus) que também apresentava muitos indivíduos com ectoparasitos apesar da presença de neons (Elacatinus sp.) (Fotos 2 e 3) nas colônias de Montastrea cavernosa próximas ao naufrágio. Um aimensa agregação de barbeiros (Acanthurus bahianus) (Foto 1), cirurgiões (A. chirurgus) e barbeiros-azuis (A. coeruleous) com mais de 100 indivíduos foi observada "atacando" as fazendinhas de algas das marias-pretas (S. fuscus).
Ficamos na água por quase uma hora e às 16:15h ja estavamos nos preparando para sair ... estava comigo na água apenas o Yuri.
Em nome de toda a Biota Aquática eu agradeço o apoio das operadoras Necton Sub, Underwater (UWBahia) e Dive Bahia que tornaram possível os mergulhos do litoral norte e nos naufrágios de Salvador nos últimos dias. É o mergulho baiano de mãos dadas com a ciência e a conservação dos ecossistemas aquáticos.








Nenhum comentário: