quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

31/12/2008 - Pratinha (Iraquara - BA)


Ir visitar a Pratinha em Iraquara já estava nos nossos planos quando planejamos (de última hora) passar uns dias na Chapada Diamantina (Bahia), porém não sabiamos ao certo o dia que iriamos e pra onde iriamos ... hoje, logo após um café da manhã reforçado seguimos a estrada, da vila de Caeté-Açú (Vale do Capão, Palmeiras) para a Fazenda Pratinha em Iraquara ... após pouco mais de 1:00 de viagem chegamos ao destino ... nos foi cobrado R$10,00 por pessoa de taxa de manutenção ... ouvimos uma guía explanar sobre o lugar, dizendo que as águas possuíam 60m de visibilidade, entre outras coisas coisas ... nos guias da região ou sobre a região chegam a afirmar a ocorrência de 32 espécies de peixes dulcicolas e algumas tartarugas de água-doce nas águas da Pratinha.

Não lembro exatamente a hora, mas fiquei mais de uma hora mergulhando, diferenciei (porém não identifiquei) pelo menos oito espécies de peixes, não vi tartarugas ... além dos peixes apenas um grupo de gansos-sinaleiros (Anser signatus) exóticos, que não deviam nem mesmo estar alí ... a água era sim, bem cristalina, a tempertura em torno dos 26 graus, mas apesar de ser cristalina não apresenta os 60m de visibilidade prometido, aliás, mergulhei pela primeira vez na Pratinha em junho de 1995, depois em fevereiro de 2007 e posso afirmar que a água da gruta e da prainha da Pratinha já foram bem mais transparentes ... creio que este fato se dê por conta do grande número de banhistas em suas águas, o pisoteio levanta particulas e as deixa em suspensão.

Bom, o mergulho foi excelente, último mergulho de 2008 ... a profundidade fora da gruta não passou dos 1,50m (nem sei se chegou a tanto) ... na gruta não mergulhei, não quis pagar mais R$15,00 para este mergulho ... não no momento, fica para uma próxima.

Estava comigo neste mergulho a Lú.

Pra quem se interessar em conhecer este lugar visite o site da Fazenda Pratinha.

Nenhum comentário: