sexta-feira, 16 de outubro de 2009

16/10/2009 - Farol da Barra

Haviamos marcado mergulhar hoje com chuva, sol, vento, correnteza, água suja, água limpa, ... ou o que fosse, nada impediria o mergulho, o importante era estar na água salgada ... a hora combinada era "depois das 16:30h", bem imprecisa ... decidi não consultar a tábua de marés da Marinha do Brasil para ter noção de como estariam as condições de mar ... ogo cedo, pela manhã, indo para o trabalho, o sol escaldava, o céu estava azulzão, olhei pela janela do carro e ví um marzão azul e parado, sem uma ondulação se quer, e se estava assim na costa atlântica, imagina nas praias da baía de Todos os Santos?

Nos comunicamos ja passava um pouco das 16:30h, ainda iríamos nos encontrar para irmos à Barra ... nem mesmo o local do megulho estava decidido ... atrasamos um pouco dveido a ocorrência de duas Blitz da Policia Militar na região e só chegamos na praia às 17:35h ... vimos o sol se pôr no caminho ... fomos para a praia do Segundo Distrito Naval, ou Farol da Barra ... gastamos um tempo trocando de roupa e outro tempo para conseguir entrar na água, a sensação térmica era de que a água estava congelante, mas foi só entrar que logo me aclimatei (definitivamente, o frio não é mesmo um empecilho para mim) ... o céu já estava escuro, eram 17:50h, mas a água estava clara devido a iluminação da rua ... além de clara por conta da luz, a água estava transparente, Caribe!

De peixes eu ví alguns barbeiros (Acanthurus spp.), borboletas (Chaetodon striatus), vários recrutas de Haemulon spp., alguns poucos budiões-batata (Sparisoma axillare), alguns apogons (Apogon spp.), muitos barrigudinhos (Pempheres chomburgki) e alguns baiacús (Sphoeroides testudineus), estes últimos em sua maioria enterrados na areia, prontos para dormir (e alguns inclusive dormindo, cheguei a pegar um que não inflou e ainda ficou por alguns muitos segundos na palma da minha mão aberta, paradão, como se estivesse ainda enterrado até que se tocou e saiu em disparada).

De invertebrados o destaque é para os Zoanthidae que estavam todos abertos formando belíssimos jardins.

Quando entramos na água não havia mais ninguém nesta praia, porém umas 18:15h chegaram algumas pessoas que foram banhar-se, mas aparentavam estar "alteradas" pois tiravam a roupa (biquine) e ficavam mostrando e fazendo alguma algazarra ... resolvemos sair.

O mergulho foi excelente, água cristalina e com temperatura confortável, excelente companhia, ...

Estava comigo neste mergulho a Vivia.

Nenhum comentário: