Um mergulhinho noturno é muito bom ... caimos na água por volta das 19:50h e fizemos um mergulho de paroximadamente 40 minutos, era checkout de mergulho avançado de 3 alunos.
Logo no começo passamos por uns barbeiros (Acanthurus bahianus) que "dormiam" entre as pedras do fundo ... pegamos o rumo em direção à Vitória, sempre paralelo ao costão rochoso e fomos observando a natureza ... me surpreendeu o numero de poliquetas-de-fogo (Hermodice carunculata) (Foto 4) que encontrei passeando pelo fundo do Yacht Clube ... dentre osp eixes observamos alguns Haemulidae, alguns barbeiros (Acanthuridae), peixes-morcego (Ogcocephalus vespertilio), um cardume de peixe-porco (Aluterus sp.), alguns Gerreidae, um Ophichthus ophis (Foto 5), alguns Apogon sp. (Foto 6) e muitos outros, observamos também muitas aranhas-do-mar (Stenorhynchus seticornis), alguns camarões-palhaço (Stenopus hispidus) e claro, alguns corais e outros cnidarios com os pólipos mais que abertos como o Zoanthus sociatus (Foto 2) e o coral Montastrea cavernosa (Foto 3). Vimos também um grande polvo que estava fora da pedra comendo quando nos aproximamos, mas arisco logo se escondeu.
Estavam comigo neste mergulho os 3 alunos do curso avançado da Underwater, dos quais lembro agor apena so nome do Mateus com quem ja trabalhei na época do MAMA e em embarques pelo Instituto Baleia Jubarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário