domingo, 16 de dezembro de 2007

16/12/2007 - Galeão Sacramento


Após algum tempo de navegação partindo do Centro Náutico da Bahia a bordo do Necton Sub (com novo visual e chão ainda escorregadio ... levei duas quedas no barco hoje, mas isso é uma história a parte hehe) chegamos no Galeão Sacramento ... esse seria o ponto mais fundo onde minha maquina fotográfica desceria, a um pouco mais de 30m de profundidade ... mesmo a caixa estanque garantindo resistir até os 40m eu tenho ainda algum receio ...

Desci para "amarrar" a boia que serviria de guía para os demais mergulhadores no fundo, no naufrágio ... e aproveitei para dar uma pequena volta nos destroços e ver se fazia umas fotos ... procurei alguns peixes de fundo ou incomuns de se ver na baía de Todos os Santos como o cianocefalos (Halichoeres dimidiatus) e o Malacanthus plumieri, vi os dois por lá, porém as fotos destes não ficaram boas. Das fotos boas ou aproveitáveis destaco a de um tricolor (Holacanthus tricolor) (Foto 1), um cardume de pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex) (Foto 2), o ciliares (Holacanthus ciliaris) (Foto 3), e um acrdume de parú-branco (Chaetodipterus faber) (Foto 4) ... esperava uma água um pouco mais limpa com relação à suspensão mas mesmo assim a água estava maravilhosa ... meu tempo de fundo era bastante reduzido pois precisava subir para liberar o mergulho de outros mergulhadores que estavam no Necton Sub aguardando o meu "OK", fiz um tempo de fundo de apenas 12 minutos ... além da fauna observei alguns cacos de porcelanas, as pedras de lastro obviamente, alguns canhões e âncoras (Foto 5).

Fiz este mergulho solo.

Nenhum comentário: