terça-feira, 18 de dezembro de 2007

18/12/2007 - Porto da Barra

Mesm0 com um atraso de mais de 1h em relação à hora marcada para o mergulho nós caímos na água que estava menos fria que no dia anterior (o tempo também já anuncia que vai abrir nos dias que se seguem) e não menos cirstalina como já era de se esperar.
Começamos o mergulho como sempre pelas pedras do lado do pier e nadamos em direção à região mais funda, depois para a areia e por la ficamos até decidirmos voltar.
Na areia muitos pneus e dentro deles sempre um Pareques acuminatus e um camarão-palhaço (Stenopus hispidus) pelo menos, no fundo jovens ariacós (Lutjanus synagris) vinham curiosos nos observar mas sempre mantendo a distância, dois bonitos (Euthynnus alletteratus) também vieram curiosos nos observar, porém nadavam muito rápido e todas as fotos que fiz não focaram no animal ... no fundo de areia, além de siris-de-areia (Portunidae) observamos ainda alguns Ophichthus ophis (Foto 3), um deles inclusive todo desenterrado e agoniado carregando consigo uma puã de carangueijo presa na extremidade de sua cauda impedindo que este se enterrasse ... observei também um jabu (Cephalopholis fulva) com o padrão amarelo de colorido (Foto 2), uma coloração relativamente incomum por aqui, pena que não focou o rosto do peixe ... vi ainda uma taóca (Acanthostracion quadricornis) (Foto 4) filhote e muitos outros peixes ...
Hoje so saímos da água durante o pôr-do-sol ...
Estavam na água comigo Lua, Livão, Gabriel e Billy.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

17/12/2007 - Porto da Barra

Pra variar um pouco, mais um maravilhoso mergulho no Porto da Barra ... o tempo estava parcialmente nublado, a água um pouco fria para o normal, mas mesmo assim nos arriscamos e fomos para a água que estava cristalina ...
Dentre os peixes um budião incomum (Sparisoma radians), peixes-pedra (Scorpaena plumieri) (Foto 2), e enormes cardumes de lulas (Sepioteuthis sepioidea) (Foto 4) e de quatingas (Haemulon aurolineatun e H. squamipinna) (Foto 3), entre muitos outros peixes.
Ao final do mergulho peguei alguns restos de peixes descartados na praia por pescadores locais (demonstrando uma extrema necessidade de campanhas de informação ambiental por aqui) e fui até os cardumes de quatingas alimenta-las ... impressionante o frenesí dos bichos, inicialmente eles nem chegavam perto do pedaço de peixe que estivesse na minha mão, porém, após "soltar" alguns pedacinhos na água que provocaram um frenesi nos peixinhos eles logo atacaram também a cabeça de um peixe que eu segurava e algumas vezes até beliscavam outras coisas como dedos, braços, etc.
Fizemos aproximadamente uma hora de mergulho, mas tinhamos que voltar cedo pois a tarde tinhamos a maioria de nós um compromisso inadiável.
Estavam comigo neste mergulho Ericka (Guire), Buia, Billy e Pedro Porrada.




domingo, 16 de dezembro de 2007

16/12/2007 - Porto da Barra

Depois de dois maravilhosos mergulhos no Galeão Sacramento e no Reliance, não podia deixar de fechar o dia com um mergulhinho livre no Porto da Barra ... meu Caribe particular hehehehe ... cai no final da tarde com o Billy, a água estava cristalina, sem nenhuma correnteza, mas infelizmente gastei tanto a bateria quanto o cartão de memória nos dois mergulhos anteriores e acabei não registrando nada no mergulho do final da tarde ... esse ficará na memória apenas de quem lá estava!

16/12/2007 - Reliance

Um dos maiores problemas do mergulho no Reliance além da entrada vindo da praia (que não sofremos hoje porque viemos embarcado no Necton Sub) e suspensão sempre presente devido as fortes ondas que quebram no Barravento, mas hoje ela estava quase ausente e a água maravilhosamente cristalina ... fiquei surpreso ... o mergulho foi de checkout de navegação de um curso de mergulho avançado, cai com 3 alunos para concluir o curso, mas além deles estavam na água ainda o Gustavo, a Laura, o Jomar, a Pê, o Ulisses e o Waltinho, dentre os alunos mais um avez a presença do Mateus (ex-Mama e IBJ).
Como foi um mergulho de instrução e que exigia atenção redobrada aos alunos foram pouquissimas as imagens (fotos) feitas, mas seguem ai umas imagens do costado (Foto 1), do motor (Fotos 2 e 3) e da cana de leme (Foto 4) do Reliance.

16/12/2007 - Galeão Sacramento


Após algum tempo de navegação partindo do Centro Náutico da Bahia a bordo do Necton Sub (com novo visual e chão ainda escorregadio ... levei duas quedas no barco hoje, mas isso é uma história a parte hehe) chegamos no Galeão Sacramento ... esse seria o ponto mais fundo onde minha maquina fotográfica desceria, a um pouco mais de 30m de profundidade ... mesmo a caixa estanque garantindo resistir até os 40m eu tenho ainda algum receio ...

Desci para "amarrar" a boia que serviria de guía para os demais mergulhadores no fundo, no naufrágio ... e aproveitei para dar uma pequena volta nos destroços e ver se fazia umas fotos ... procurei alguns peixes de fundo ou incomuns de se ver na baía de Todos os Santos como o cianocefalos (Halichoeres dimidiatus) e o Malacanthus plumieri, vi os dois por lá, porém as fotos destes não ficaram boas. Das fotos boas ou aproveitáveis destaco a de um tricolor (Holacanthus tricolor) (Foto 1), um cardume de pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex) (Foto 2), o ciliares (Holacanthus ciliaris) (Foto 3), e um acrdume de parú-branco (Chaetodipterus faber) (Foto 4) ... esperava uma água um pouco mais limpa com relação à suspensão mas mesmo assim a água estava maravilhosa ... meu tempo de fundo era bastante reduzido pois precisava subir para liberar o mergulho de outros mergulhadores que estavam no Necton Sub aguardando o meu "OK", fiz um tempo de fundo de apenas 12 minutos ... além da fauna observei alguns cacos de porcelanas, as pedras de lastro obviamente, alguns canhões e âncoras (Foto 5).

Fiz este mergulho solo.

sábado, 15 de dezembro de 2007

15/12/2007 - Porto da Barra

Hoje conseguimos manter o combinado e caimos as 10:00h na água ... que para variar estava cristalina no Caribe brasileiro, o Porto da Barra ...
Nesse mergulho registramos algumas mutucas (Myrichthys ocellatus) (Foto 1) que vez ou outra eram seguidas por jabus (Cephalopholis fulva) e alguns budiõezinhos (Halichoeres peyi), porém as fotos do comportamento de seguir não ficaram boas, os jabús são muito desconfiados e os budiõezinhos muito rápidos e era dificil manter eles enquadrados com a mutuca na foto ... na área rasa, onde predominam as algas (Ulva sp.) continuamos a observar os recrutas como o da garoupinha (Epinephelus adscencionis) (Foto 2), da quatinga (Haemulon sp.) (Foto 4) e do cachimbau (Fistularia tabacaria) (Foto 6) ... hoje também registrei um carangueijo (Majidae) (Foto 3) entre estas pedras e um sirí-de-areia (Portunidae) (Foto 5) na área de fundo de areia.
O mergulho do hoje foi rápido, ficamos apenas 50 minutos na água, mas claro, valeu a pena!!
Estava comigo neste mergulho o Billy.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

13/12/2007 - Yacht Clube da Bahia


Um mergulhinho noturno é muito bom ... caimos na água por volta das 19:50h e fizemos um mergulho de paroximadamente 40 minutos, era checkout de mergulho avançado de 3 alunos.
Logo no começo passamos por uns barbeiros (Acanthurus bahianus) que "dormiam" entre as pedras do fundo ... pegamos o rumo em direção à Vitória, sempre paralelo ao costão rochoso e fomos observando a natureza ... me surpreendeu o numero de poliquetas-de-fogo (Hermodice carunculata) (Foto 4) que encontrei passeando pelo fundo do Yacht Clube ... dentre osp eixes observamos alguns Haemulidae, alguns barbeiros (Acanthuridae), peixes-morcego (Ogcocephalus vespertilio), um cardume de peixe-porco (Aluterus sp.), alguns Gerreidae, um Ophichthus ophis (Foto 5), alguns Apogon sp. (Foto 6) e muitos outros, observamos também muitas aranhas-do-mar (Stenorhynchus seticornis), alguns camarões-palhaço (Stenopus hispidus) e claro, alguns corais e outros cnidarios com os pólipos mais que abertos como o Zoanthus sociatus (Foto 2) e o coral Montastrea cavernosa (Foto 3). Vimos também um grande polvo que estava fora da pedra comendo quando nos aproximamos, mas arisco logo se escondeu.
Estavam comigo neste mergulho os 3 alunos do curso avançado da Underwater, dos quais lembro agor apena so nome do Mateus com quem ja trabalhei na época do MAMA e em embarques pelo Instituto Baleia Jubarte.






13/12/2007 - Porto da Barra

O mergulho de hoje estava marcado para começar as 9:00h da manhã, mas devido a alguns contratempos atrasou e so caimos na água novamente as 11:10h ...
O verão chegou pesado e a visibilidade da água a cada dia surpreende mais ...
Hoje o mergulho rendeu poucas fotos porque esqueci de carregar a bateria da maquina entre os mergulhos de ontem e de hoje :S ... mas consegui algumas imagens especialmente a de dois peixes que salvei de anzóis perdidos ... uma quatinga (Haemulon aurolineatum) (Foto 1) e um vermelho-caranho (Lutjanus alexandrei) (Foto 3) ... ambos carregavam consigo um "piercing" de anzol e por consequência arrsatavam um pedaço de filamento de nylon remanescente ... foi so segurar pelo nylon, trazer os peixes ate a mão e solta-los ... so espero que os ferimentos não se agravem e prejudiquem ainda mais estes peixes ... espero também que estes anzóis não tenham comprometido a boca destes.
Estiveram comigo neste mergulho o Billy e a Amanda.




quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

12/12/2007 - Porto da Barra


Após uns 4 dias sem mergulhar comecei a ter crises de abstinencia hehehe e providenciei logo marcar um mergulho ... chegamos no Porto da Barra por volta das 11:00h e no máximo 15 minutos depois já estavamos na água, que por sinal estava limpissima ...
Começamos o mergulho sobre as pedras no canto do pier onde as algas ainda estão dominando o ambiente (Ulva sp.) propiciando a grande quantidade de recrutas como as de barbeiros (Acanthurus sp.), de jabú (Cephalopholis fulva), de garoupinha (Epinephelus adscencionis) (Foto 2) e de bicudinhas (Sphyraena sp.) entre outros, fora as lulinhas (Sepioteuthis sepioidea) (Foto 5) ... depois fomos seguindo na direção do fundo onde encontrei dois pequenos polvos (Octopus sp.) (Foto 1) ... foi no fundo (quando falo em fundo aqui no Porto da Barra estou me referindo a no máximo 9 a 12m) também que Yuri encontrou um molusco estranhissimo (Fotos 3 e 4) de coloração alaranjada, apresentando uma concha deformada que mais parecia um pedaço de plástico queimado e chato sobre seu corpo e que parece ter como função apenas proteger suas branquias e órgãos de visão, eram dois exemplares ... em terra atraves das milhares de fotografias que fizemos identificamos com a ajuda do Buia o animal como sendo da família Umbraculidae ... resta agora pesquisar um pouco mais sobre estes bichos que jamais haviamos observado nestes mais de 20 anos de mergulho sempre constantes nestas mesma praia ... aproveito para repetir uma frase que o Buia me mandou por e-mail quando se referia a este achado: "É isso aí, moçada! A biodiversidade marinha da Barra é algo surpreendente! Patabéns pela descoberta!".
Neste mergulho salvei novamente um carangueijo-esponja (Dromia sp.) que encontrei emaranhado em restos de linha de pesca ... resolvi também coletar e quantificar os anzois que encontrei presos em esponjas e corais em um raio de 100m aproximadamente do pier do Porto da Barra e em uma hora de esforço coletei 14 anzois, a sua maioria ainda com filamentos e "chumbadas" ... diversas esponjas apresentavam lacerações devido a estes anzóis. Estou pensando em padronizar o raio e o tempo de amostragem e fazer essa coleta de anzóis mais vezes ...
Mergulhamos até as 12:30h e tivemos que sair da água porque alguns de nós tinhamos compromissos à tarde ...
Estiveram comigo neste mergulho o Yuri e o Billy.




sábado, 8 de dezembro de 2007

08/12/2007 - Farol da Barra

O dia amanhece com sol ... bastaram algumas ligações e pronto, conseguimos marcar um mergulhinho no Farol da Barra ... inicialmente seria no Porto, mas estava ocorrendo alguma manifestação evangelica com palco e tudo, cauando o maior engarrafamento ... desistimos e fomos p o Farol.
Caimos na água as 10:45h e logo de cara, a uns 100 metros da praia e uns 20 metros do costão do Farol encontrams uma rede de pesca com varios peixes presos nela (Foto 1) ... além da rede ainda consegui ver e fotografar uma traira-do-mar (Trachinocephalus myops) (Foto 2) e um Polichaeta Spirobranchus sp., família Serpulidae (Foto 3) ... mas o mergulho não se limitou a estes animais, muitos outros peixes e estruturas do naufrágio do Maraldi foram observados, mas é dificil de decorar tudo sem minhas pranchetas hehehe! Observei ainda grandes cardumes de sardinhas e fotografei algumas lulas (Sepioteuthis sepioidea) ... ficamos na água por nada menos que 1 hora e meia ...
Estavam comigo neste mergulho o Buia, Yuri, Igor Cruz, Gustavo, Bola, Pedro Porrada e sua namorada.




quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

06/12/2007 - Porto da Barra

Hoje iamos cair na Ondina, mas apesar de bem clara a água por la, estava forte o vento ... fora que marcamos o mergulho mas não nos atentamos a alguns itens da logistica, decidimos então ir para o Porto da Barra ...
Caímos na água por volta de 8:25 e ficamos de 50 minutos a uma hora mergulhando ... os destaques hoje vão para dois crustáceos, um carangueijo-esponja (Dromia sp.) (Foto 1) que foi encontrado todo emaranhado em restos de linhas de pesca e uma lagosta (Panulirus argus) (Foto 2) que encontramos logo abaixo da escada do trampolim ... outro ser que nos surpreendeu foi um ser humano que estava mergulhando com sua esposa e filho, acostumado a ver a maioria das pessoas que mergulham por ali caçando me surpreendeu a atitude destes 3 que catavam lixos submersos ...
Estava comigo neste mergulho Pedro "Coruja".


quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

05/12/2007 - Porto da Barra

Após alguns dias sem cair na água hoje consegui convencer alguem a cair na água comigo ... fomos então para o Porto da Barra no final da manhã e às 12:20h já estavamos na água que estava maravilhosa ... ficamos uma hora aproximadamente neste mergulho e dentre os seres observados destaco o molusco Opisthobranchia Pleurobranchus areolatus (Foto 1) sobre as pedras de fora a menos de 1m de profundidade ... animal muito interessante, gastamos um bom tempo observando esse individuo ....
Estavam comogo neste mergulho o Yuri e a Aninha.