sábado, 26 de julho de 2008

26/07/2008 - Porto da Barra

O mergulho hoje foi marcado para as 10:30h e até as 10:28 apenas eu, Adriele, (Fotos 1 e 3) Buia e Daga (ao fundo na Foto 3) haviamos chegado então decidimos entrar na água e cumprir o horário combinado, mas logo chegaram Gustavo, Kelly, Doroth (Foto 5), Leka (foto 4) e Mila Uvinha e um tempo depois chegaram o Lenoardo e o Ricardo (Anônimo) ... a água hoje estava ainda mais limpa, mas também ligeiramente mais fria que nos dias anteriores ...

Logo no início do mergulho dois pinguins-de-magalhães (Spheniscus magelanicus) começaram a nadar ao nosso redor investindo em um cardume de sardinhas ... conseguimos observar ele cercando o cardume, investindo contra o cardume, capturando e se alimentando com muita desenvoltura ... em um determinado momento banhistas afoitos começaram a gritar e se jogar na água para tentar pegar o bicho, mas fui em direção a estes banhistas e tentei colocar órdem na baderna, acho que eles não gostaram muito de me ouvir não, mas fui de alguma forma convincente e eles deixaram os pinguins e paz ... no mínimo acharam que eu era da policia ou do IBAMA ... ou seja lá o que ... porque não é qualquer um em sã consciência que iria ter a coragem de se impor para um grupo grande de banhistas afoitos sem nem mesmo se identificar. Tentei fazer algumas fotos com a máquina da Dive Bahia, mas ainda não peguei as manhas da máquina e não consegui registrar com eficiência estes animais que nadam muito rápido ... a melhorzinha de hoje já não é lá grandes coisas, posto ela aqui só para que vocês também possam ver este animal (Foto 2).

Além dos pinguins tentei fotografar hoje também uns ciliares (Holacanthus ciliaris), porém o lugar que eles se encontravam estava com muita suspensão, por isso as fotos não ficaram legais e portanto não postei aqui ... além de animais fotografei também o lixo submerso como o da foto 6.

Em um determinado momento, nadando ao lado de um dos pinguins, eu e Adriele acabamos atrás do forte de Santa Maria onde a correnteza estava muito forte, tão forte que nadávamos tentando retornar e não saiamos do lugar ... eu consegui chegar perto das pedras onde a correnteza estava bem mais fraca e encontrei o rumo da saída, porém Adriele seguia na direção contrária sem conseguir saír do lugar, em breve estaria estressada e cansada ... resolvi então voltar e rebocar ela de volta a uma área abrigada da correnteza. Felizmente tudo deu certo.

Saimos da água hoje por volta das 12:05h ... alguns minutos após o tiro do canhão.

Estavam comigo dentro d'água hoje a Adriele, Daga, Buia, Gustavo, Kelly, Leka, Mila Uvinha, Doroth, Ricardo (Anônimo) e Leonardo.





Nenhum comentário: