quinta-feira, 25 de setembro de 2008

25/09/2008 – Boa Viagem



Este mergulho foi marcado hoje para hoje mesmo … a idéia era cair às 14:00h no Porto da Barra ... a Lú me pegou no caminho e fomos para a Dive Bahia providenciar a nadadeira que ela iria precisar e no caminho decidimos mudar o destino e rumar para a Boa Viagem, para a sorte do Tigre eu precisei passar em casa para pegar minha máquina e ele conseguiu carona para ir mergulhar com a gente.

Chegando lá vi que o mar estava bem movimentado, com algumas ondas, o que me fez pensar que a água poderia não estar limpa ... entramos na água às 14:50h e ainda no raso, antes do recife já percebemos que apesar de bastante movimentada a água estava bem clara ... seguimos então para o recife rochoso a alguns metros da praia, onde fizemos o nosso mergulho ... a Lú (Fotos 2 e 3) que a alguns mergulhos atrás (3 para ser mais exato) não conseguia se relacionar muito bem com nadadeiras já mergulha como se fosse uma mergulhadora experiente e por vezes me surpreendia lá em baixo ...

Voltando ao mergulho ... logo na entrada alguns filhotes minúsculos de Pareques acuminatus e de Haemulon sp. eram facilemente observados entre as pedras a baixíssimas profundidades, menos de um metro as vezes ... pra variar também na faixa de areia antes do recife rochoso algum lixo foi encontrado no fundo, como restos de roupas, copos plásticos, garrafas, embalagem de ovos-de-codorna, entre outras coisas ... no topo do recife algumas maria-pretas (Stegastes fuscus) em meio à Millepora sp. (Foto 1), garriões (Labrisomus sp.) e outros peixes e descendo para a parte funda, na parede do recife muitas salemas (Anisotremus virginicus), Pempheres schomburgki, pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex), borboletas (Chaetodon striatus) e ainda vi um jovem budião-azul (Scarus trispinosus), o que me deixou bem feliz ... na interface recife-areia, aos 9m de profundidade de novidade alguns amborés-vidro (Coryphopterus glaucofraenun).

Às 15:50h, uma hora após nossa entrada na água começamos a sair ... este foi um excelente dia de mergulho, água limpa, bem limpa ...

Estavam comigo em baixo d'água, como já disse no início, a Lú e o Pedro Tigre.

Nenhum comentário: