domingo, 26 de julho de 2009

26/07/2008 - Piscinas do Barravento

Domingo de sol ... se eu ficasse em casa hoje e não desse um mergulhinho depois da seqüência dos últimos dias ficaria frustrado ... chegamos na praia hoje por volta das 11:30h, a maré estava vazia, porém a praia lotada de gente ... foi impossível não notar e muito menos não comparar ao Porto da Barra ... apesar de lotada, a areia da praia entre o Farol da Barra e o morro do Cristo (ou praia do Barravento) é bem mais "limpa", apesar dos ambulantes e do número de barracas de praia (aliás, da presença, uma vez que o Porto da Barra NÃO possui barracas de praia) não encontramos tanto resíduo na areia quanto na praia do Porto ... o ambiente é muito mais familiar ...

O mergulho hoje eu decidi fazer for fun, mas como não consigo ficar sem fazer nada, da mesma forma que fiz no mergulho anterior, registrei todas as espécies que observei para dar um incremento no Check List ... seguinto esta metodologia, em breve poderei fazer um gráfico para averiguar a curva de acumulação de espécies e com isto ter uma noção quanto a composição das espécies que habitam, frequëntam ou utilizam as piscinas do Barravento.

Hoje registrei os seguintes peixes: barbeiros (Acanthurus bahianus), cirurgiões (Acanthurus chirurgus), barbeiro-azul (Acanthurus coeruleous), marias-pretas (Stegastes fuscus), donzelinhas (Stegastes variabilis), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), Eucinostomus sp., budião-batata (Sparisoma frondosum e S.axillare), jaguaraçás (Holocentrus adscensionis), budiõezinhos (Halichoeres poeyi, H.penrosei e H.brasiliensis), talassoma (Thalassoma noronhanum), borboletas (Chaetodon striatus), piranjica (Kyphosus sp.), barrigudinho (Pempheres schomburgki), macaco (Ophioblennius trinitatis), quatingas (Haemulon parra e H.steindachneri), garriões (Labrisomus nuchpinnis, L.cricota e L.kalisherae), trilha (Pseudupeneus maculatus) e baiacús (Sphoeroides testudineus e S.greeleyi).

Quanto a invertebrados, neste mergulho eu registrei: ouriços-lilás (Lytechinus variegatus), ouriços-branco (Tripneustes ventricosus), ouriços-satélite (Eucidaris tribuloides), pinaúnas (Echinometra lucunter), crinóides (Crinoidea), corais (Siderastrea sp. e Favia sp.), ascidias (Ascidiacea), ascídia-negra (Phalusia nigra), esponjas (Porifera), zoantidios (Zoanthid), zoantidios (Zoanthus sociatus), anemonas sol e anemonas-tapete (Actinaria), poliqueta (Polychaeta: Sabelidae), ermitões (Diogenidae), o pequeno gastropode (Micromella sp.) e diversos quitons (Polyplacophora: Amphineura), entre eles um que apresentava as placas dorsais laranja-vivo e o manto negro cuja espécie não foi possível (ainda) ser identificada.

Saímos da água por volta das 12:50h ... a água estava "cristal" e com uma temperatura excelente.

Estava comigo neste mergulho apenas o Yuri.


Nenhum comentário: