domingo, 22 de abril de 2012

22/04/2012 - Porto da Barra

A água no Porto da Barra hoje!!!

No final da semana que passou o tempo ficou bastante ruim, com fortes ventos e chuvas que associados à maré grande com amplitude de 2,0m entre marés imaginamos que a água estaria literalmente barrenta, sem a menor condição de mergulho e por isso desmarcamos os mergulhos que estavam planejados no final de semana para tentar confirmar a presença do coral-sol em outros pontos da costa soteropolitana.

A "equipe" mergulhando no Porto da Barra


Sem ter noção de como estaria a água, decidimos fazer um mergulho no domingo só para curtir mesmo, no Porto da Barra, ai aproveitaríamos para fazer alguns exercícios pendentes dos candidatos a Divemaster, Bruno e Robson ... chegamos no Porto da Barra cedo, no inicio da tarde e fomos preparar o equipamento quando nos encontramos com o instrutor Tiago Santa Ritta da Esporte Sem Fronteiras que saia da água com uma aluna sua que estava fazendo algum checkout (o detalhe de qual o checkout ou qual o curso eu não recordo), mas imaginando que a água estava suja, nem comentamos no assunto e também não perguntamos, estávamos convencidos e satisfeitos por fazer um mergulho no método braile.


Tiago (Esporte Sem Fornteiras) e Rodrigo (Biota Aquática Mergulho)

A praia estava um inferno, tinha muita gente dentro d´água, especialmente crianças, o que nos obrigou a fazer uma "entrada com obstáculos" ... imaginem quatro ETs cheio de tralhas entrando na água desviando de uma multidão de crianças curiosas e mau educadas (puxavam o manômetro ou outros acessórios a todo momento perguntando: o que é isso tio? pra que serve isso? vocês vão matar peixe é? vocês são de algum museu?) ... após passarmos os obstáculos iniciais e já estarmos flutuando em área onde a maioria destas crianças não se aventuram tivemos uma enorme surpresa ao botar o rosto dentro d´água e tomarmos ciência que a visibilidade estava muito boa, muito boa mesmo, beirando o excelente, especialmente se considerarmos todos os fatores contrários.


Robson Azevedo

Como alaguei minha Sony H10 e no momento estou sem máquina fotográfica fiz apenas um mergulho de contemplação e aproveitei para recolher filamentos de nylon, anzóis e chumbadas perdidas, recolhi uma quantidade enorme.


Eu e minha roupa de proteção à lá Richard Pyle

Fizemos ao todo 82 minutos de mergulho!


Doroth Alves Cordeiro

Com relação à fauna, destacou-se o registro de um pequeno tricolor (Holocanthus tricolor) bem no raso, em uma área com profundidade não maior que 1,5m ... quando encontramos este animal ficamos um bom tempo o observando e o Bruno fez se não me engano 30 e poucas fotos só deste peixe.


Pequeno tricolor (Holocanthus tricolor)


Além do tricolor ainda vimos alguns peixinhos e muitos invertebrado ...


Peixe-borboleta (Chaetodon striatus)

Mangangá (Scorpaena sp.)

Esponja e ofiuros

A profundidade máxima que eu atingi neste mergulho foi de 5,8m. O meu computador registrou que fiz dois mergulhos porque em um dado momento subimos todos para discutir o que faríamos e passamos exatos 10 minutos na superfície, porém para mim pelo menos, fiz apenas um mergulho neste dia, um longo, relaxante e excelente mergulho.


O Forte de Santa Maria visto do mar

Estavam comigo neste mergulho Bruno Menezes, Robson Azevedo e Doroth Cordeiro.


No final da tarde o sol se pondo atrás do Forte de Santa Maria


Nenhum comentário: