quarta-feira, 9 de maio de 2007

09/05/2007 - Porto da Barra

Após 2 dias adiando um mergulho devido aos fortes ventos e ao tempo fechado com chuva decidimos que hoje iriamos ver como estava a água ... eu pelo menos acreditava que a água estaria melhor que no domingo (06/05/2007), porém ainda muito suja, com muita suspensão ... a surpresa foi olhar para o Reloginho e não ver ondas, o mar estava "flat" e ao olhar para o Porto da Barra dava para ver o fundo do mar ... água cristal ... não perdemos tempo, fomos ver umas salas, uns caldos de cana e fomos logo para a água ... ao pôr o rosto dentro d´água percebemos que a visibilidade ultrapassava fácil os 10 m ... show!!!

Comecei o mergulho pelo raso, fotografei uns carangueijos, uns moluscos (gastropoda), crinoides, ouriços e alguns peixinhos enquanto Ovinho e Camilo censuravam as marias-pretas (Stegastes fuscus) neste mesmo trecho do costão rochoso ... após uns 10 minutos de mergulho fomos em direção ao fim do quebra-mar para passar para o outro lado do trampolim quando nos deparamos com uma rede de malha bem fina (fio fino também) e curta (30 x 2 m aproximadamente) ainda sem peixes, aparentando ter sido colocada naquele momento ... passei todo o meu mergulho "patrulhando" a rede e soltando os peixes que davam para serem soltos, alguns estavam tão emaranhados que ao soltar eles ficavam severamente machucados, outros eram "atacados" por alguns cangulos (Balistes vetula) e era mutilados ainda na rede, e outros morriam por estafa antes mesmo de eu chegar perto para tentar salvar ... até uma maria-preta e um baiacú (Sphoeroides spenglerii) se emaranharam, porém foram "soltos" por mim da rede ... além de patrulhar eu espantava todos os cardumes de peixe que se aproximavam da rede (especialmente os budiões da família Scaridae) ... enquanto eu estava "patrulhando" a rede um coletor de peixinhos ornamentais também passou por mim e carregava em sacos borboletas (Chaetodon striatus), macacos (Ophioblennius trinitatis) e um cangulo ...

Apesar da maravilhosa visibilidade o mergulho hoje foi um espetáculo de horrores ...

A rede foi retirada da água exatamente quando saíamos ... infelizmente os moleques (neste momento percebemos que os donos da rede eram tres meninos, moleques, com seus 12 anos aproximadamente e seu pai) conseguiram pegar alguns peixes ...

Bom ... estiveram comigo neste mergulho, como eu ja comentei no texto, o Ovinho e o Camilo.


Abaixo uma foto de peixes presos na rede ... quem tiver vontade ou sangue para ver mais destas fotos (peixes emaranhados na rede) acesse: http://rodrigopivni.multiply.com/photos/album/51


Para compensar, segue a foto do Ovinho fazendo a contagem dos peixes (censo) e dos ecossistemas das praias da Barra ...

Nenhum comentário: