quarta-feira, 30 de maio de 2007

30/05/2007 - Farol da Barra


Agora com a bateria da máquina recarregada mais uma vez fui mergulhar hoje ... a água continuava sensacional ... cristalina ... fiz algumas fotos para o censo de invertebrados do substrato das praias da Barra.

Caímos na água às 16:00h, fiz as fotos do censo e fui fazer outras fotos de peixes e outros organismos quando me chamaram para ver uma enorme arraia (Dasyatis americana) com mais de 1,5m de largura ... levei um susto ao ver o bicho, porém me entristeceu chegar perto e ver que aquele maravilhoso animal estava morto ... vasculhei seu corpo e além de uma enorme rêmora (Echeneis naucrates) nenhum vestígio de tiro (caça sub), marcas de rede ou vestígio de linha foi encontrado, tornando a morte deste animal um mistério ... vale ressaltar que este animal apresentava ainda a cauda com o esporão, primeira parte do animal que é mutilada quando este é capturado, geralmente com o animal ainda vivo ... se tratava de uma fêmea ...

Bom, continuamos o mergulho até as 17:30h e saímos da água com um pôr-do-sol maravilhoso!

Estiveram comigo neste mergulho: Dé (estreando sua nova máquina), Gabi, Gil, Pedro e posteriormente se junto a nós a Mel.

Nenhum comentário: