sábado, 11 de outubro de 2008

11/10/2008 – Marco Polo e Yacht Clube

O dia anterior foi de vento, o mar cresceu … marcamos o mergulho para hoje mas já imaginando que poderia não rolar ... saímos umas 14:00h e fomos para a Boa Viagem imaginando que como pegaríamos o final da enchente e a vazante (maré crescendo) lá seria o melhor lugar por conta das correntezas, mas chegando lá percebemos a água imunda (muita suspensão) e as ondas "quebravam" na praia ... rumamos então de volta à Barra para ver se por lá dava para cairmos na água, mas chegando lá percebemos que as ondas estavam enormes ... antes de desistir rumamos para o Marco Polo, no caminho liguei para Pedro "Porrada" que havia mergulhado lá mais cedo para saber como estava a água ... ele me disse que estava ruim, mas que conseguiu mergulhar, porém ele caiu na enchente ... mas mesmo assim decidimos arriscar.

Às 15:00h estávamos pulando das pedras do Marco Polo em direção a enseada e começando o nosso mergulho ... a água estava realmente suja, o sedimento tomava conta, mas bastava mergulhar e rente ao fundo a visibilidade não estava tão ruim ... como ainda estou (novamente) sem máquina, não deixei que a baixa visibilidade fosse um fator limitante e acabei fazendo um mergulhinho massa.

Logo que caímos na água seguimos nadando para o Yacht Clube ... logo na enseadinha ou prainha do Yacht um grande baiacu-espinho (Diodon sp.) se escondia nas frestas abaixo do restaurante ... não vi muitos peixes hoje, apenas algumas marias-nagô (Pareques acuminatus), alguns jaguaraçás (Holocentrus adscensionis), barbeiros (Acanthurus sp.), uns pequenos sargentinhos (Abudefduf saxatilis) em baixo das catraias, um pequeno Carangidae em baixo do flutuante e muitas marias-pretas (Stegastes fuscus), além de alguns que não me recordo no momento. Falando em marias-pretas, encontrei mais uma doente, com o corpo aparentando estar descamado ... já é o terceiro indivíduo desta espécie que apresenta esta doença nesta mesma praia e todos bem próximos um do outro, são animais territorialistas e dificilmente sairiam dali, por isso é fácil acompanhá-los.

Mergulhamos por somente 60 minutos, a saída foi mais tranqüila do que eu esperava.

Estavam comigo neste mergulho Lú e Lou.

Nenhum comentário: