terça-feira, 28 de outubro de 2008

26/10/2008 - Marina de Itaparica

Mergulharíamos hoje pela manhã em Salvador, esse era o plano original, ... o mergulho seria cedo e viajaríamos mais tarde, porém alguns atrasos imprevistos nos fizeram decidir por deixar para mergulhar já lá na ilha, quem sabe erm algum lugar novo, ver algo diferente ao que estamos acostumados nos pontos de mergulho que tanto conhecemos ... fomos então para a ilha e chegando lá fomos para o município de Itaparica ... onde faríamos (ou fizemos) o mergulho.

Pensando em um lugar novo decidimos por cair no píer da Marina, pois o ambiente e os pilares podiam proporcionar a avistagem de algum cavalo-mariho (Hippocampus spp.) ao menos ... caímos pelo lado (às 14:30h) e fomos nadando em direção ao fundo e depois em direção ao píer, só que perdemos muito tempo entre os barcos, antes de chegar no píer propriamente e acabou que apenas eu e Lú fomos até os pilares, Yuri e Bola saíram da água antes. Infelizmente não observamos nenhum cavalo-marinho hoje.

A água não estava 100% transparente, a quantidade de sedimento (langanho) não era pequena na superfície, porém no fundo a visibilidade era infinitamente melhor. Como da vez anterior, a quantidade de estrelas-do-mar (Echinaster spp.) vermelha foi enorme (Foto 1), a praia de Itaparica, tanto este ponto quanto o outro que mergulhei a uns dias atrás tem uma quantidade enorme deste animal ... dentre os peixes um peixe-morcego (Ogcocephalus vespertilio) e um bizarro niquim (Thalassphryne sp.). Já no pilar do pier que observei recrutas de borboletas (Chaetodon striatus) e de Haemulon spp., além de uma donzelinha (Stegastes variabilis). De invertebrados, na areia muitas ascidias e algumas pequenas colônias de corais-cerebro (Mussismilia hispida), além de ouriços-lilás (Lytechinus variegatus), ouriços-satelite (Eucidaris tribuloides) e muito carangueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis).

Saímos da água por volta das 15:30h.

Estavam comigo neste mergulho a Lú, o Yuri e o Diego Bola.

Um comentário:

Patricia disse...

Boa noite,
meu nome é Patricia, estou no 1º ano do curso de Ciência Biológicas da Universidade do Sagrado Coração USC Bauru.
Vi através do site "mamíferos aquáticos" e do "biota aquática" que você trabalha há bastante tempo com mamíferos marinhos, resgates, etc, e é nessa área que pretendo trabalhar futuramente.Procurei o seu e-mail mas não achei,mas achei este blog;peço desculpas! Aqui em Bauru é inviável qualquer coisa com a própria Biologia Marinha, mas é esta que quero estudar, especialmente cetáceos.
Gostaria de saber se você poderia me passar algumas idéias sobre projetos, pesquisas, pois precisava fazer o meu TCC.Meu curso é de somente 3 anos, e pretendo começar agora o projeto.
Como estou no 1° ano, não sei muito por onde começar.
Li alguns de seus artigos e me interessei muito.Se pudesse, por favor, me dar algumas dicas, ficarei muito agradecida.
Agradeço desde já.
Patricia
meu e-mail : patricia.franciscato@gmail.com