terça-feira, 14 de outubro de 2008

14/10/2008 – Marco Polo ao Shangrilá (Vitória)

Caímos na água às 14:20h no Marco Polo ... de cima da pedra já dava para ver que a água estava bem mais limpa que no ultimo dia que mergulhei.

Ficamos pouco tempo na enseada do Marco Polo e logo nadamos em direção ao Yacht Clube, o mar estava grande, com algumas ondas e a correnteza aparentava estar de vazante, nadamos então contra a corrente e fomos curtindo o costão rochoso até a Casa Amarela no início da Vitória, passando por todo o Yacht Clube e pela Brandão ... na verdade fomos até o primeiro pier da Vitória (Shangrilá), onde as ondas estavam ainda maiores dificultando que subíssemos nas pedras para descansar ... resolvemos então retornar, nadamos até o Yacht de onde saímos da água devido ao cansaço e ao frio que já perturbava.

De fauna não vi muita novidade, alguns Chromys sp., muitas marias-pretas (Stegastes fuscus), um Gregório (Stegastes pictus), marias-nagô (Pareques acuminatus) em diversos tamanhos, sargentinhos (Abudefduf saxatilis), Pempheres schomburgki podiam se robservados aos cardumes nas locas mais profundas e escuras, muitos Haemulon spp., alguns barbeiros (Acanthurus sp.), alguns pouquíssimos budiões (Sparisoma spp. e Scarus zelindae), macacos (Ophioblennius sp.), Malacoctenus sp., badejos-sabão (Rypticus spp.), Jabús (Cephalopholis fulva), garoupinha-gato (Epinephelus adscensionis), fogueirinhas (Myripristis jacobus), jaguaraçás (Holocentrus adscensionis), budiõezinhos (Halichoeres spp.), um vermelho (Lutjanus alexandrei), trilhas (Pseudupeneus maculatus), alguns Gerreidae e alguns cardumes de sardinhas, pequenos Carangidae, além de diversas espécies de ouriços, de corais, esponjas, polychaetas, camarões-palhaço (Stenopus hispidus), aranhas-do-mar (Stenorhynchus seticornis), outros carangueijos e muitos outros invertebrados. Além da fauna observamos também muito lixo nesta região, muitas latas de óleo e assemelhados para uso naval no fundo próximo às docas secas do Yacht.

Entre o Yacht e o nosso destino final passamos por duas redes de espera, mergulhei por elas, mas não vi nenhum peixe preso (ainda).

Fizemos um mergulho de aproximadamente 120 minutos e a profundidade máxima atingida hoje foi de 4,9m.

Estava comigo neste mergulho a Lú.

Nenhum comentário: