quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

30/01/2008 - Marco Polo

Chegamos ao Farol da Barra umas 14:45h, mas estava dando onda de tal forma que tinha gente surfando de longboard por lá ... decidimos então ir para o Marco Polo, local mais abrigado da região ver se lá não teríamos ondas para atrapalhar ... felizmente o mar lá estava bem mais calmo e decidimos cair.

A água não estava muito limpa, mas vimos umas moréias (Gymnothorax spp.) e vi também duas garoupinhas (Epinephelus adscencionis) e um jabú (Cephalopholis fulva) seguindo uma mutuca (Myrichthys ocallatus) que revirava o substrato ... acompanhei o evento por mais de 20 minutos e em alguns momentos a maior das garoupinhas agia de forma agonística investindo contra a menor delas que se afastava temporariamente. O jabú por ser o menor dos três imagino ficava sempre mais distante. Apesar dos 20 minutos de observação em momento algum vi os peixes seguidores investirem contra as partículas que suspendiam pela ação de forrageio.

Hoje estava menos de bem com minha máquina que ontem ... primeiro esqueci de apagar as fotos do cartão de memória e segundo porque no pouco espaço que me sobrou, das 12 fotos que fiz nenhuma ficou boa, a menos mal é uma da Mari descendo que mostra apenas as pernas dela (Foto 1).

Estavam comigo neste mergulho: Mari e Pedro Coruja.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

29/01/2008 - Farol da Barra

O mergulho estava marcado para as 14:00h, cheguei atrasado, mas mesmo assim fui o primeiro a chegar (a Mari e o Billy vieram comigo, que dizer, viemos com Billy), mas logo chegou o Gustavo ... esperamos ainda um pouco e às 15:00h resolvemos cair por se continuássemos perderíamos o horário da maré ... Piu e Felipe só chegaram às 16:00h e vieram logo para a água ... até a chegada dos dois ficamos a maior parte do tempo sobre a área submersa do costão rochoso paralela à pista e após fomos até o naufrágio do Maraldi ... por volta das 17:00h saímos da água.

Observamos neste mergulho uma estrela do mar (Foto 1) e muitos outros animais, mas a minha máquina DSC-P200 apagou e eu não sei o porque ainda, tive que usar a DSC-P150 que está com o visor queimado e por isso perdi muitas fotos.

Estavam comigo neste mergulho: Mari, Piu, Billy, Felipe Rasta e Gustavo

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

24/01/2008 - Farol da Barra


Marcamos as 8:00h no Farol da Barra mas essa hora nem de casa tinhamos saído ainda ... cheguei por la umas 9:45h, não fui o primeiro, mas logo todos também foram chegando (aos poucos) e por volta das 10:20h ja estávamos na água que não estava muito limpa na beira, mas foi só nadar mais um pouco em direção ao naufrágio do Maraldi que a água foi se revelando cada vez mais cristalina ...
Sob influência da Lua cheia a mesma baixamar que "sujou" o raso também deixou o naufrágio mais perto da superfície tornado possível ficar em pé em cima da caleira do navio que foi então utilizado como base de apoio ... observamos alguns rufus (Bodianus rufus), borboletas (Chaetodon striatus) (Foto 4), salemas (Anisotremus virginicus) (Foto 3), Synodus sp. (Foto 2), cardumes gigantes de barbeiros (Acanthurus bahianus) (Foto 5) ... na foto 1 Quel observa um carangueijo-aranha (Stenorhynchus seticornis).
Saimos da água por volta das 11:45h.
Estavam comigo neste mergulho Quel, Aninha, Anchieta, Yuri, Fabinho e Bird.




quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

23/01/2008 - Porto da Barra


Chegamos no Porto da Barra por volta de 15:30h e depois das providencias de logística (estacionar, guardar a chave do carro, etc.) fomos logo para a água passando pelo "crowd" que se encontrava na estreita faixa de areia ...
Cardumes de tainhas (Mugil sp.) rondavam as águas rasas, uma bicuda (Sphyraena sp.) de uns 20cm também rondava o raso entre os cardumes de Haemulon squamipinna e H.aurolineatun ... alguns trilhas (Pseudupeneus maculatus e Mulloidichthys virginicus) (Foto 2) foram observados em cardumes mistos fuçando o fundo ... cardumes de outros pequenos peixes também podiam ser observados por toda área (Foto 3) ... encontramos também uma anemona que não identificamos ainda (Foto 4), além de peixes-morcego (Ogcocepgalus vespertilio), jabús(Cephalopholis fulva), e muitos outros ...
Hummm, hoje foi o dia em que Quel mergulhou pela primeira vez (Foto 5), não tinha como não citar isso ... Kelly fazia hoje la no porto também o seu segundo mergulho.
Saimos da água por volta das 17:30h.
Estavam comigo hoje Quel, Gustavo, Kelly e Yuri.


terça-feira, 22 de janeiro de 2008

22/01/2008 - Boa Viagem


A hora do mergulho não consigo me lembrar, so me lembro que foi a tarde e que a maré estava cheia ... humm e que saímos da água quase na hora do pôr-do-sol ... lembro também que eu não ia para este mergulho, a minha garganta estava incomodando e eu estava com receio de cair na água, mas ... ainda bem que não fiquei em casa na vontade.
A maré estava muito alta e corria um pouco, mas nada que impedisse o mergulho e logo no inicio vi uma mutuca (Myrichthys ocellatus) ainda na areia fuçando o substrato em busca de algo para comer (Foto 1) ... nas pedras bati a mão em uma pinaúna (Echinometra lucunter) e alguns pedaços de espinhos ficaram presos em minha mão (Foto 2), mas consegui retirar sem maiores problemas e ainda bem que não inflamou (pelo menos não até agora) ... fiquei fuçando as pedras em busca que pequenos invertebrados para fotografar como as Polychaetas (Fotos 3 e 4) e anemonas que infelizmente desta vez não encontrei nenhuma ... meu mergulho durou pouco tempo, como eu não ia mergulhar não me preparei e fui com o cartão de memória cheio (e acho que não sei mais mergulhar sem fazer fotos :S) e logo ele lotou e por sorte de Piu nesta hora também o snorkel dela começou a fazer muita água, então troquei o meu com ela e fiquei a deriva um pouco boiando e viajando nas minhas fotos.
Como ja disse saímos da água quando o sol se preparava para se pôr, foi quando fiz a foto de piu (Foto 5) que encerra este post.
Estavam comigo neste mergulho Piu, Yuri e Fabinho.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

21/01/2008 - Porto da Barra


Chegamos no Porto da Barra as 18:00h mas antes do mergulho ainda fomos com Lua coversar com Bernardo (atacadista de peixinhos) e comer uma torta ja que Lua não poderia nos acopanhar no mergulho ... foi o tempo também de chegarem os demais "mergulhadores".
Foi um mergulho no rasinho do porto, 2m no máximo, com apenas 2 lanternas para 6 pessoas, teoricamente 3 pessoas por lanterna ... um detalhe é que apenas uma delas era própria para mergulho, a outra era apenas aprova d'água, mas deu conta do recado, aliás, sua bateria que era usada em contraste com a outra que era novinha durou bem mais ... com a Lua cheia e como estavamos no raso deu até para curtir um pouco o emrgulho com pouca luz ... o mergulho durou uns 50 minutos.
Dos animais observados fotografei dentre outros uma trila (Pseudupeneus maculatus) com coloração noturna (Foto 1), um barbeiro (Acanthurus bahianus) também com padrão de cor noturno (Foto 2) e um mulusco (Cypraeacassis testiculus) que passeava entre as pedras (Foto 3).
Estavam comigo neste mergulho Piu, Aninha, Pedro Coruja, Anchieta e Yuri .

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

15/01/2008 - Yacht Clube da Bahia


Noite do check out de mergulho noturno do curso de mergulho avançado PADI de Jan, Gustavo e do Leandro ... caimos na água por volta das 19:00h, o mergulho foi rápido, 40 minutos ...
Me fascina observar os corais-cerebro (Montastrea cavernosa) (Foto 1) com os pólipos abertos, coisa incomum durante o dia ... e nesta noite o Zoanthid baba-de-boi (Palythoa caribaeorum) (Foto 2) também estava com os pólipos abertões ... com certeza comemoravam o batismo noturno de Jan e cia. Fotografei ainda um belissimo camarão-palhaço (Stenopus hispidus) (foto 3), além de polychaetas-de-fogo (Hermodice carunculata), estrelas do mar, e diversas espécies de peixes.
Estavam comigo neste mergulho a Jan, o Gustavo e o Leandro.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

11/01/2008 - Yacht Clube da Bahia

Como todo viciado, não resisto a um convite para mergulhar ... mesmo ja tendo mergulhado hoje mais cedo não resisti e fui fazer mais um mergulhinho no final da tarde.

Caimos no Marco Polo e nadamos em direção ao Yacht Clube onde ficamos até o sol se pôr.

Estavam comigo neste mergulho Pedro Coruja, Pedro Porrada, Yuri e Felipe Watanabe.

11/01/2008 - Farol da Barra


Hoje foi o mergulho da "renca", tinha muita gente dentro d'água ... foi dificil cairmos na água no horário marcado devido ao numero de pessoas que tinhamos que "esperar"...
Começamos o mergulho pelo raso, sobre o costão rochoso paralelo à pista, depois fomos la para o naufrágio do Maraldi e por ultimo para ocostão do Farol de onde seguimos de volta à praia e terminamos o mergulho.
Mais uma vez eu estava sem máquina, mas Pedro Coruja estava munido e nos forneceu umas fotos para ilustrar a narração, na foto tem a data do dia 15/09/2006, porém isso é um equívoco, o mergulho realmente aconteceu no dia 11 de janeiro de 2008. Nas fotos duas marias-pretas (Stegastes fuscus) entre ramos de um coral-de-fogo (Millepora sp.) (Foto 1) e uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) coberta por papilomas, inclusive fechando os seus olhos.
Estavam neste mergulho hoje Piu, Anchieta, Pedro Coruja, Camilo, Guire, Bruno Ovinho, Tiago, Amorim e Formiga.




quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

09/01/2008 - Farol da Barra

Acho que comecei o ano com a cabeça em outro universo ... mais uma vez esqueci de carregar a máquina!!

Fizemos um mergulho rápido, uns 40 minutos, entrando na enseada do Segundo Distrito Naval e saindo na praia do Reloginho, ja quase no Porto da Barra ... a água não estava muito limpa e aproveitamos para catar o lixo que encontravamos pelo fundo.

Observei por alguns minutos uma mutuca (Myrichthys breviceps) sendo seguida por uma garoupinha (Epinephelus adscencionis) e uma estação de limpeza de rufus (Bodianus rufus) que observei limpando barbeiros (Acanthurus bahianus), coatingas (Haemulon spp.) e uma maria-preta (Stegastes fuscus).

Estavam comigo neste mergulho Anchieta e Piu.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

07/01/2008 - Porto da Barra

Hoje esqueci de carregar a bateria da máquina (e olha que tenho duas :S), mas mesmo assim não tinha certeza se iria mesmo cair na água pois a proposta era ir ver o por-do-sol no Porto da Barra, mas não tinha como ir ao caribe brasileiro e não levar o meu equipamento ...
acabei caindo na água com Bernardo "Bird" e seguimos nadando em direção a Marco Polo, mas a água não estava das mais limpas ... na ida fui so observando, mas na volta vim catando parte do lixo que encontrava no fundo, ente copos, restos de filamento, velas de carro, sandálias e tudoo que voc6e puder imaginar ... quando estavamos quas eno meio do caminho ganhamos a companhia de Sarah que ficou ajudando na coleta do lixo!
Saimos da água com bastante lixo e a tempo de curtir o belíssimo por-do-sol do Porto da Barra.