Chegamos ao Farol da Barra umas 14:45h, mas estava dando onda de tal forma que tinha gente surfando de longboard por lá ... decidimos então ir para o Marco Polo, local mais abrigado da região ver se lá não teríamos ondas para atrapalhar ... felizmente o mar lá estava bem mais calmo e decidimos cair.
A água não estava muito limpa, mas vimos umas moréias (Gymnothorax spp.) e vi também duas garoupinhas (Epinephelus adscencionis) e um jabú (Cephalopholis fulva) seguindo uma mutuca (Myrichthys ocallatus) que revirava o substrato ... acompanhei o evento por mais de 20 minutos e em alguns momentos a maior das garoupinhas agia de forma agonística investindo contra a menor delas que se afastava temporariamente. O jabú por ser o menor dos três imagino ficava sempre mais distante. Apesar dos 20 minutos de observação em momento algum vi os peixes seguidores investirem contra as partículas que suspendiam pela ação de forrageio.
Hoje estava menos de bem com minha máquina que ontem ... primeiro esqueci de apagar as fotos do cartão de memória e segundo porque no pouco espaço que me sobrou, das 12 fotos que fiz nenhuma ficou boa, a menos mal é uma da Mari descendo que mostra apenas as pernas dela (Foto 1).
Estavam comigo neste mergulho: Mari e Pedro Coruja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário