quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

14/01/2009 - Porto da Barra


Tento mergulhar desde ontem quando pequenos contratempos me fizeram adiar para hoje, combinei com várias pessoas para garantir não cair no mar sozinho ... infelizmente ainda estou sem máquina, mas estava precisando pôr sal no meu sangue ... marcamos para depois das 14:00h de nos encontrar no Porto da Barra, já sabendo que haveria atraso, apenas o Bola já havia chegado e já mergulhava desde as 13:00h ... chegamos às 15:00h e esperamos todos chegarem ...

Bom, às 16:00h estávamos finalmente entrando na água ... a propaganda que me fizeram não era das melhores, falaram muito em a água estar suja e tal, mas eu precisava mergulhar e para minha surpresa a propaganda era enganosa, a água não estava nenhuma maravilha, mas estava limpa para um período de maré grande (lua cheia) ... como estava sem máquina cai na água com "o tubo" onde registrei as espécies que observava, ao todo vi 34 espécies de peixes distribuídas em 23 famílias, sendo as famílias Pomacentridae e Labridae as que apresentaram mais espécies, quatro cada, seguido por Acanthuridae com três, e por Holocentridae, Haemulidae e Tetraodontidae com duas espécies cada, as demais famílias apresentaram somente uma espécie.

A espécie mais abundante foi a sardinha (Harengula sp.) que se apresentava em cardumes imensos, com milhares de indivíduos cada, um destes indivíduos inclusive tinha ao redor do seu corpo uma fita plástica, mas aparentemente não o atrapalhava ao nadar, porque tentei de todas as formas capturá-la para retirar o plástico mas não consegui, foi em vão.

A praia estava lotada, muita gente, é verão ... mas mergulhando, além de nós cinco (haviam mais quatro pessoas comigo) tinham três pessoas que felizmente não estavam munidos de arpão ou qualquer outro tipo de arma terrorista, pareciam estar alíipara contemplar, não para tocar o terror.

Haviam algumas lanchas, mas todas em baixa velocidade, respeitando os banhistas e mergulhadores, coisa rara por ali.

Bom, fizemos 44 minutos de mergulho a uma profundidade máxima de 6,6m, inclusive, quando fiz uma descida a esta profundidade e perdi algum tempo explorando uma toca, acabei subindo rápido, o profundimetro do meu relógio ficou doido e no visor apareceu a mensagem "HELP!" ao invés de mostrar a profundidade ... nem mesmo a hora ele quis mostrar, ficou lá pedindo socorro até mais tarde ... somente agora (umas 18:45h) o relógio voltou a mostrar as horas, mas mesmo assim, piscando e no log book ele registrou como zero metros a profundidade máxima do mergulho ... endoidou!

Estavam comigo neste mergulho a Lú, o Bola, a Lou e o Nei.


Nenhum comentário: