quarta-feira, 12 de agosto de 2009

12/08/2009 - Marco Polo

Estava sem certeza se iriamos ou não mergulhar hoje pois ontem à noite ninguém havia comentado nada, ia inclusive deixar o dia de hoje para agilizar algumas outras coisas ... só que resolveram me ligar e me chamaram para mergulhar ... minhas férias terminam semana que vem, não sei ainda o dia da semana, mas sei que já será na semana que vem ... tenho que aproveitar, esse ano foi dificil conseguir marcar uns mergulhos ... então, que as outras coisas fiquem para depois, então: vamos mergulhar!

Caímos na água por volta das 15:00h, a água estava incrivelmente melhor que ontem, bem mais clara ... estou até estranhando tanta água boa no mês de agosto, espero que se mantenha assim e que ja entre logo em clima de verão já que este semestre consegui deixar os meus sábados livres.

Sim, voltando ao mergulho que é o que interessa, para variar eu hoje fiz um Rover Diver Census (RDC) de peixes, acho que já tenho umas várias horas de RDC acumulada para esta área, vou dar uma verificada e ver se a curva de acumulação de espécies não já estabilizou, quem sabe já não posso fechar um check list dos peixes da enseada do Marco Polo? Só hoje eu registrei 46 espécies distintas, foram elas: barbeiro (Acanthurus bahianus), barbeiro-azul (A.coeruleous), baiacús (Sphoeroides testudineus e S.greeleyi), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinha (S.variabilis), sargentinho (Abudefduf saxatilis), cromis (Chromis multilineata), budiõezinhos (Halichoeres poeyi e H.penrosei), Thalasoma noronhanum, trilha (Pseudupeneus maculatus), budiões (Sparisoma frondosum, S.axillare, S.radians e Scarus zelindae), borboleta (Chaetodon striatus), Eucinostomus sp., amboré-vidro (Coryphopterus glaucofraenum), neon (Elacatinus figaro), quatingas (Haemulon steindachneri e H.parra), salema (Anisotremus virginicus e A.surinamensis), morcego (Ogcocephalus vespertilio), Cantherhines pullus, C.macroceros, peixe-porco (Aluterus scriptus), Malacoctenus sp., barrigudinho (Pempheres schomburgki), Carangoides ruber, Carangoides bartholomaei, fogueirinha (Myripristis jacobus), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), Plectrypops retrospinis, maria-nagô (Pareques acuminatus), piranjica (Kyuphosus sp.), parú (Pomacanthus paru), sardinhas (Clupeidae), moréia-verde (Gymnothorax funebris), mutucas (Myrichthys ocellatus e M.breviceps), garrião (Labrisomus nuchpinnis e L.cricota), macaco (Ophioblennius trinitatis) e Entomacrodus nigricans.

Além dos peixes encontramos um pequeno polvo (Octopus sp.) que segundo me disseram se trata de uma espécie nova, ele apresenta um anel azul cintilante de cada lado do corpo ... ficamos brincando com ele e Yuri fazendo foto até que notamos que um menino (Provavelmente da comunidade) nos seguia com um bicheiro (utensilio utilizado para capturar polvos), esperava que soltassemos o animal para ele pegar, então passamos um bom tempo tentando despistar o garoto para então soltá-lo, e foi o que fizemos ou então o polvinho iria para uma panela e olha que ele era menor que a minha mão.

Além desse garoto passou por mim ainda um caçador submarino com uma enorme moréia-verde (G.funebris) e uns quatro ou cinco peixes-porco (Aluterus sp.) em sua enfieira, alguns dos peixes ainda vivos, agonizando.

Um dos paruzinhos (P.paru) que ví ontem e o neon (E.figaro) estavam no mesmo lugar, o outro paruzinho eu não achei a loca que ele estava ontem, não posso afirmar, mas fico feliz que pelo menos estes dois estão conseguindo se manter vivos e livres do cárcere.

Vale citar o lixo encontrado também por lá, latões de tinta, restos de redes-de-pesca, CDs, cartões telefônicos, restos de calçados, ferragens e muitas outras coisas.

Saímos da água às 16:05h após cerca de uma hora de mergulho ... eu só saí mesmo porque Yuri e Jan já estavam fora d'água me esperando ... se não eu ficava mais, bem mais, tava muito boa a água, tanto a visibilidade quanto a temperatura.

Como eu ja disse anteriormente, estavam comigo neste mergulho o Yuri e a Janete.

Nenhum comentário: