sábado, 29 de agosto de 2009

29/08/2009 - Farol da Barra


Agosto normalmente é um mês quando dificilmente se consegue mergulhar em Salvador devido ao mau tempo e fortes ventos, porém este ano as coisas mudaram completamente, o mês de agosto pareceu um mês de verão, muito sol e pouco vento, tanto que este ano, o mês de agosto que ainda não termina hoje (só termina amanhã) foi o mes que eu mais mergulhei ese é o décimo segundo mergulho e só não mergulhei mais porque tinha alguns compromissos que inviabilizavam os mergulhos.

Bom, hoje resolvemos cair no Farol da Barra ... cheguei na hora marcada, 11:00h e fiquei lá esperando, quando achei que ninguem mais viria resolvi ligar e percebi que havia ocorrido um mau entendido, fui para o Farol mas o resto do pessoal foi para o Porto da Barra, algo que foi resolvido rápido com o resto do pessoal todo indo até o Farol.

A maré estava no finalzinho da enchente de maré morta e ja já iniciaria a vazar quando entramos na água às 12:30h, o que inviabilizou irmos até o naufrágio do maraldi uma vez que lá comc erteza a maré estaria correndo, mas apesar de estar vazando a água não estava com tanta suspensão assim.

Além do habitual Rover Diver Census, fiz também um censo de mergulhadores, hoje tinham 21 pessoas mergulhando entre as 11:00 e as 13:30h, dos quais oito destes estavam ali praticando caça submarina ... felizmente a maioria (13 mergulhadores) fazia mergulho contemplativo, espero eu que por já terem um nível de conscioentização pelo menos um pouco mais alto dos que consideram esporte sair por ai matando os animais.

Além dos peixes hoje observamos uma jovem tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) com no máximo 30cm de casco, a tartaruga estava tranquila, descansando em baixo das pedras e quando saiu se permitiu ser tocada, porém logo se assustou e seguiu o seu caminho.

Bom, quanto a peixes hoje eu observei e registrei 34 espécies na praia do Farol da Barra, sendo elas: a maria-preta (Stegastes fuscus), a donzelinha (S.variabilis), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), quatingas (Haemulon aurolineatum e H.parra), salemas (Anisotremus virginicus e A.surinamensis), borboletas (Chaetodon striatus), Eucinostomus sp., xareuzinhos (Carangoides bartholomaei), macacos (Ophioblennius trinitatis), Scartella sp., Entomacrodus vomerinus, budiõezinhos (Halichoeres poeyi, H.penrosei, H.brasiliensis e Thalassoma noronhanum), barbaeiros (Acanthurus bahianus, A.chirurgus e A.coeruleous), jabú (Cephalopholis fulva), Cantherhines macroceros, C.pullus, jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), budiões (Sparisoma axillare e S.frondosum), baiacús (Sphoeroides testudineus e S.greeleyi), barrigudinhos (Pempheres schomburgki), trilhas (Pseudupeneus maculatus), vermelho (Luijanus alexandrei), vermelho-rabo-aberto (Ocyurus chrysurus) e mutucas (Myrichthys ocellatus e M.breviceps).

Observamos ainda duas lulas (Sepioteuthis sepioidea) bem pequenas em uma área com menos de 1m de profundidade, ambas se encontravam entre as algas flutuantes à meia-água, tentando se mimetizar com elas dobrando os tentáculos.

A profundidade máxima atingida por mim no mergulho hoje foi de 4m e estavam comigo dentro d'água a Vivia, a Dani Animal e a Carol Sapucaia



Nenhum comentário: