sábado, 12 de setembro de 2009

12/09/2009 - Boa Viagem


Marcamos de nos encontrar às 16:00h para o mergulho de hoje e dessa vez até conseguimos, o atraso foi mínimo, às 16:10h já estávamos todos lá ... a demora (não podia deixar de ter um atraso) foi para nos equiparmos e guardarmos as chaves dos carros em local seguro e seco (dentro de sacos herméticos), tarefa que parece simples hehe, mas seria mais simples se não deixássemos os sacos na mala do carro ... mas isso é outra história.

Às 16:50h já estávamos entrando na água, tinham ondas e muita suspensão no raso, mas a medida que nadávamos em direção ao recife a suspensão diminuía, a água não ficou de todo limpa na superfície, mas nada que inviabilizasse o mergulho.

Hoje não fiz exatamente um Rover Diver Census, mas registrei algumas espécies que observei, só não os fiquei procurando, mesmo assim vi 21 espécies de peixes, entre marias-pretas (Stegastes fuscus), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), cromis (Chromys multilineata), quatingas (Haemulon aurolineatum, H.parra e H.plumieri), salemas (Anisotremus surinamensis), pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex), fogueirinhas (Myripristis jacobus), jaguaraçás (Holocentrus adscensionis), amboré-vidro (Coryphopterus glaucofraenum), barriga-branca (Serranus flaviventris), barbeiros (Acanturus coeruleous e A.bahianus), budiões (Sparisoma frondosum e S.axillare), Decapterus sp., Malacoctenus sp., macacos (Ophioblennius trinitatis), Eucinostomus sp. e budiõezinhos (Halichoeres poeyi) ... além dos peixes vi também alguns invertebrados entre esponjas (Porifera), corais (Millepora spp., Montastrea cavernosa, Siderastrea sp., Mussismilia hispida, Porites sp. e Favia sp.), Zoanthus sociatus, baba-de-boia (Pallythoa caribaeorum), ouriços (Echinometra-lucunter e Lytechinus variegatus), aranhas-do-mar (Stenorhynchus seticornis) e outros ...

A idéia era nadar em direção ao naufrágio do veleiro norueguês, Blackadder, que está ao fundo encostado no recife da Boa Viagem, mas fomos nadando tão devagar, curtindo o recife, que quando vimos o sol já estava se pondo e resolvemos atravessar o recife de volta ao raso ainda com dia claro pois a maré estava baixando e ficaria mais difícil atravessar sem luz, isso sem falar nas ondas lá na beirada que se não tomássemos cuidado nos fariam à milanesa.

Em um momento durante o mergulho fiquei brincando de descer ao fundo e fiquei surpreso, a tanto tempo sem mergulhar fundo (quem vê assim acha até que neste mergulho eu fui fuuuuundo huahuahuahuahua) eu achava que teria alguma dificuldade em ficar lá em baixo, mas deu para explorar bem os 8,8m de profundidade alguns metros depois do recife, fundo de areia com alguns pneus jogados, só alguns barrigas-brancas e amborés-vidros ficavam me vigiando lá em baixo ... a surpresa é que depois dos 7,5m de profundidade a água estava cristal, com pouca luz devido a barreira de suspensão acima, mas bem transparente, cristal mesmo ... um mergulho SCUBA teria sido ótimo, ou então, se tivéssemos caído na enchente, teríamos mergulhado no Caribe.

Quem diria nos meses de agosto e setembro Salvador já está em clima de verão, mergulho excelente, água limpa e a certeza de que em Salvador tem mergulho todos os dias, todos os meses do ano, talvez seja o único lugar do Brasil com este privilégio ... como diria o Buia, Salvador é sem dívida o Caribe brasileño.

Salvador não só é a capital brasileira dos naufrágios com tantos naufrágios acessíveisatravés da praia, como é a capital continental brasileira do mergulho, água limpa e a diversidade que temos aqui durante todo o ano ... só aqui!!

Mergulhamos até as 17:50h, uma hora exatamente de fundo e estavam comigo neste mergulho hoje a Vivia, o Ricardo e a Marina Pessoa (do Ceará que veio para Salvador passar somente o dia de hoje com o intuito de fazer este mergulho ... afinal, não é qualquer um que tem o privilégio de ter esse paraíso no quintal de casa :P ).

Nenhum comentário: