sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

30/01/2009 - Praia do Forte

Chegamos na Praia do Forte às 11:00h, finalzinho da vazante, os recifes a caminho do papa-gente ja estavam descobertos, com varias piscinas naturais .nos aguardando .. a que nos pareceu mais funda nós caímos, a visibilidade estava ótima, mas não era tão funda assim (hehehe) ... a água estava bem quente (o sol escaldava),porém de repente entrava uma onda com água bem gelada ...

Não vi muita variedade de peixes, somente alguns trilhas (Pseudupeneus maculatus), budiõezinhos (Halichoeres poeyi e H.brasiliensis), Thalassoma noronhanum, borboletas (Chaetodon striatus), barbeiros-azuis (Acanthurus coeruleous), apogons (Apogon sp.), fogueirinhas (Myripristis jacobus), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), donzelinhas (Stegastes variabilis), marias-preta (Stegastes fuscus), filhotes de tainha (Mugil sp.), amborés-vidro (Coryphopterus glaucofraenun) e um Anisotremus moricandi.

De invertebrados, fora algumas colônias de Siderastrea sp. e Millepora sp. não vi nenhum outro coral, o recife tem muita alga calcárea, macroalga, alga filamentosa e alga frondosa, de todas as cores ... vi ainda uma Aplysia com quem brincamos um pouco, alguns sirís, ermitões e alguns moluscos gastropodes.

Os grãos do fundo arenoso da poça eram bem grossos e dava para ver neles os restos de espinhos de ouriço (eh, vi uns dois ouriços satélite, Eucidaris tribuloides), restos de concha, de algas calcáreas e rochas entre outros elementos.

O mergulho fio curto, meia hora a quarenta minutos no máximo, começamos a sós na poça mas logo chegaram outros casais e grupos, saímos antes que virasse um "crowd".

Estava comigo neste mergulho a Lú.

sábado, 24 de janeiro de 2009

24/01/2009 - Farol da Barra

Chegamos no Porto da Barra umas 11:00h e já fomos para a água ... quando entramos a água estava clara, mas la no fundo ja rolavam algumas ondulações ... ficamos pelo costão rochoso mesmo, logo ali no raso ... fiquei seguindo os cardumes de pititinga (Engraulidae), sardinha (Clupeidae) e Decapterus sp., observando eles se alimentando e como interagiam ... fiquei uns 40 minutos so fazendo isso quando a água começou a ficar menos clara, cada vez mais particulas estavam em suspensão ... na superfície já rolavam umas marolinhas ... inviabilizando a continuidade do mergulho.

Apesar de a água ter sujado eu gostei deste mergulho, foi interessante ficar observando os cardumes.

Estavam comigo neste mergulho o Gustavo, o Bruno (Ovinho) e a Doroth.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

20/01/2009 - Farol da Barra

Hoje não tinha mergulho marcado, mas bastou um convite e lá fui eu ... chegamos no Farol da Barra às 16:00h, o mar estava com alguma ondulação (tinha inclusive um povo lá pegando onda de longboard) e ja de fora deu para ver que a água não estava muito limpa, e dito e feito, foi entrar na água e perceber que havia bastante suspensão ainda levantada pela maré de vazante que iria influenciar até às 18:23h.

Mesmo com a água suja ficamos na água por uma hora, não saímos de perto do costão, vimos algumas marias-pretas (Stegastes fuscus), donzelas (Stegastes variabilis), jaguaraçás (Holocentrus adscensionis), borboletas (Chaetodon striatus), macacos (Ophioblennius sp.) e muitas pititingas (Engraulidae), algumas delas inclusive mortas (duas apenas) na areia do fundo.

Hoje encontramos uma armadilha para budião (Scaridae) na arrebentação, eu acho que ela estava alí perdida, deve ter sido arrastada pois não havia ninguém de olho nela, mas preferi não arriscar e o máximo que eu fiz foi virar a entrada para as pedras dificultando que algum peixe se arrisque a entrar, o estranho também foi a falta de isca na armadilha.

Estava comigo neste mergulho a Lú.

domingo, 18 de janeiro de 2009

18/01/2009 - Farol da Barra

Chegamos no Farol da Barra às 14:40h, o Gustavo já estava na água ... nos equipamos e descemos ... caímos na água em no máximo 10 minutos, eu contei antes de descer e visivelmente haviam mais 18 pessoas mergulhando por ali, o mar estava bem liso, era o final da vazante e por incrível que pareça a água estava muito limpa ... havia suspensão, mas mesmo assim a água estava show!

Ao cair na água fomos direto para o naufrágio do Maraldi e lá encontramos o Gustavo. Pelo naufrágio muitos Pempheres schomburgki, alguns Chromys sp., budiõeszinhos de várias espécies (Halichoeres spp.), barbeiros (Acanthurus spp.), budiões (Sparisoma spp.), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinhas (Stegastes variabilis), macacos (Ophioblennius sp.), Haemulon spp., trlhas (Pseudupeneus maculatus), maria-nagô (Pareques acuminatus), borboletas (Chaetodon striatus), sarampinhoas (Amblycirrhitus pinos), pescadinhas-de-pedra (Odontoscyon dentex), garriões (Labrisomus sp.), Malacoctenus sp. e muitos outros.

Como a água estava limpa e sem correnteza, arriscamos ir até os naufrágios do Bretagene e do Germania, uns 100m mais à fora ... no local mesmo do naufrágio o mar estava mais forte, com pequenas ondulações e corria ainda um pouco a final da vazante, mas nada que impedisse que ficássemos por ali onde vimos alguns rufos enormes (Bodianus rufus), alguns budiões maiores, entre eles o budião-azul (Scarus trispinosus), algumas salemas (Anisotremus virginicus), o maior falso-voador (Dactylopterus volitans) que já ví e alguns budiões (Sparisoma radians) comuns na região mas que eu não havia visto ainda hoje.

Um destaque hoje para os cardumes de pequenos peixes de passagem, no Maraldi e no caminho até ele grandes cardumes de sardinhas (Harengula sp.) estavam sempre ao nosso redor, nos naufrágios Bretagne e Germania um cardume rezoável de Decapterus sp. ficava a nossa volta, chegando inclusive a investir na direção de Lú que levou um baita susto, também por lá umas agulhinhas (Hamiramphidae) com a cauda de coloração azulada, no retorno um outro cardume de agulhinhas (Hamiramphidae) um pouco menores e no raso um cardume com milhares (se não mais ainda que milhares) de pititingas (Engraulidae), por pouco elas não se batiam na gente quando passávamos.

O mergulho durou mais que 90 minutos, saímos da água ja eram mais de 16:30h.

Estavam comigo no mergulho a Lú e o Gustavo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

15/01/2009 - Porto da Barra

Hoje eu acreditava que não ia ter mergulho ... as primeiras pessoas que eu liguei e que até ontem estavam certas de ir, hoje cancelaram ... eu já estava começando a pensar em passar a fazer mergulhos solo a partir de agora (ainda estou pensando), pois tem dias que um bom mergulho é necessário, hoje era um desses dias.

Às 13:30h, quando eu estava almoçando me ligou a primeira pessoa confirmando o mergulho, disse que já estava no Porto e me esperaria na água, adverti que ainda tinha que voltar ao trabalho e só poderia sair às 14:00h e na hora que eu já estava liberado para sair me ligou mais uma pessoa também confirmando ... fui então buscar Gustavo e fomos para o Porto encontrar com Bola, só chegamos lá depois das 15:30h devido aos gigantescos engarrafamentos por conta dos festejos das festas do Bonfim ... quando chegamos encontramos fora d'água o Ricardo (Anônimo), Cécil, Vitor e Técio ... às 15:40h ja estávamos na água, o Bola já nos esperava por lá ... na água mais um conhecido, desta vez a Vanessa (Trança) estava por lá também mergulhando ... se eu tivesse marcado não encontraria tanta gente conhecida, mas também não parou por aqui.

O mergulho durou cerca de 60 minutos, muitos peixes, a água estava um pouco mais limpa que ontem, sugerindo que amanhã ela vai estar mais limpa ainda e assim sucessivamente ... acompanhamos uma mutuca (Myrichthys ocellatus) sendo seguida por um baiacú (Sphoeroides sp.), o Gustavo viu hoje a sardinha (Harengula sp.) que ví ontem com o plástico em volta do corpo ... encontrei uma sardinha moribunda, eu a soltava ela descia se batendo, mas não conseguia nadar ... eu a peguei e ia oferecer a uns carangueijos-de-pedra quando de repente uma moréia (Echelycore carychroa) o roubou da minha mão, levei um baita susto ... imaginei mais uma vez sendo mordido por um bicho desses hehehe, felizmente dessa vez ela não quis meu dedo.

Quando saímos da água encontrei Socrates (Soh) e depois Serginho Pinheiro e Saiara ... como disse antes, se tivesse marcado não teria encontrado ninguém!!

Bom, estavam comigo no mergulho hoje o Diego (Bola) e o Gustavo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

14/01/2009 - Porto da Barra


Tento mergulhar desde ontem quando pequenos contratempos me fizeram adiar para hoje, combinei com várias pessoas para garantir não cair no mar sozinho ... infelizmente ainda estou sem máquina, mas estava precisando pôr sal no meu sangue ... marcamos para depois das 14:00h de nos encontrar no Porto da Barra, já sabendo que haveria atraso, apenas o Bola já havia chegado e já mergulhava desde as 13:00h ... chegamos às 15:00h e esperamos todos chegarem ...

Bom, às 16:00h estávamos finalmente entrando na água ... a propaganda que me fizeram não era das melhores, falaram muito em a água estar suja e tal, mas eu precisava mergulhar e para minha surpresa a propaganda era enganosa, a água não estava nenhuma maravilha, mas estava limpa para um período de maré grande (lua cheia) ... como estava sem máquina cai na água com "o tubo" onde registrei as espécies que observava, ao todo vi 34 espécies de peixes distribuídas em 23 famílias, sendo as famílias Pomacentridae e Labridae as que apresentaram mais espécies, quatro cada, seguido por Acanthuridae com três, e por Holocentridae, Haemulidae e Tetraodontidae com duas espécies cada, as demais famílias apresentaram somente uma espécie.

A espécie mais abundante foi a sardinha (Harengula sp.) que se apresentava em cardumes imensos, com milhares de indivíduos cada, um destes indivíduos inclusive tinha ao redor do seu corpo uma fita plástica, mas aparentemente não o atrapalhava ao nadar, porque tentei de todas as formas capturá-la para retirar o plástico mas não consegui, foi em vão.

A praia estava lotada, muita gente, é verão ... mas mergulhando, além de nós cinco (haviam mais quatro pessoas comigo) tinham três pessoas que felizmente não estavam munidos de arpão ou qualquer outro tipo de arma terrorista, pareciam estar alíipara contemplar, não para tocar o terror.

Haviam algumas lanchas, mas todas em baixa velocidade, respeitando os banhistas e mergulhadores, coisa rara por ali.

Bom, fizemos 44 minutos de mergulho a uma profundidade máxima de 6,6m, inclusive, quando fiz uma descida a esta profundidade e perdi algum tempo explorando uma toca, acabei subindo rápido, o profundimetro do meu relógio ficou doido e no visor apareceu a mensagem "HELP!" ao invés de mostrar a profundidade ... nem mesmo a hora ele quis mostrar, ficou lá pedindo socorro até mais tarde ... somente agora (umas 18:45h) o relógio voltou a mostrar as horas, mas mesmo assim, piscando e no log book ele registrou como zero metros a profundidade máxima do mergulho ... endoidou!

Estavam comigo neste mergulho a Lú, o Bola, a Lou e o Nei.


domingo, 4 de janeiro de 2009

04/01/2009 - Poço Azul (Nova Redenção - BA)

Último dia na Chapada Diamantina, acordamos em Andaraí para seguir viagem para Salvador, mas resolvemos adiar o retorno e ir visitar o Poço Azul em Nova Redenção, distante uns 60km de Andaraí por estradas pavimentadas e de barro (pessimamente conservadas) ... eu já havia mergulhado lá em meados da década de 90 e depois não mais retornei até então ... chegando lá a estrutura havia mudado completamente, agora existem restaurantes, banheiros, barzinho, etc. ... na caverna umas escadas de madeira e um deck onde fornecem máscaras, snorkel e coletes flutuadores para os visitantes que pagam a taxa de R$10,00 para visitar o poço.

Após intervenção do IBAMA e após os achados arqueológicos (ossos e fósseis de preguiças-gigante, preguiça-de-ouro, tigres-dentes-de-sabre, etc.) em 2005, o mergulho na caverna só é permitido com o uso do colete flutuador.

Fiz 15 minutos de mergulho percirrendo todo o salão principal observando as formas que a água esculpiu nas pareces da caverna ... de fauna apenas um minúsculo camarão não identificado foi observado neste mergulho ... um excelente mergulho, águas cristalinas (mais de 60m de visibilidade, segundo os proprietários, chega a 100m) e não muito frias ...

Estava comigo neste mergulho a Lú.