sábado, 29 de agosto de 2009

29/08/2009 - Farol da Barra


Agosto normalmente é um mês quando dificilmente se consegue mergulhar em Salvador devido ao mau tempo e fortes ventos, porém este ano as coisas mudaram completamente, o mês de agosto pareceu um mês de verão, muito sol e pouco vento, tanto que este ano, o mês de agosto que ainda não termina hoje (só termina amanhã) foi o mes que eu mais mergulhei ese é o décimo segundo mergulho e só não mergulhei mais porque tinha alguns compromissos que inviabilizavam os mergulhos.

Bom, hoje resolvemos cair no Farol da Barra ... cheguei na hora marcada, 11:00h e fiquei lá esperando, quando achei que ninguem mais viria resolvi ligar e percebi que havia ocorrido um mau entendido, fui para o Farol mas o resto do pessoal foi para o Porto da Barra, algo que foi resolvido rápido com o resto do pessoal todo indo até o Farol.

A maré estava no finalzinho da enchente de maré morta e ja já iniciaria a vazar quando entramos na água às 12:30h, o que inviabilizou irmos até o naufrágio do maraldi uma vez que lá comc erteza a maré estaria correndo, mas apesar de estar vazando a água não estava com tanta suspensão assim.

Além do habitual Rover Diver Census, fiz também um censo de mergulhadores, hoje tinham 21 pessoas mergulhando entre as 11:00 e as 13:30h, dos quais oito destes estavam ali praticando caça submarina ... felizmente a maioria (13 mergulhadores) fazia mergulho contemplativo, espero eu que por já terem um nível de conscioentização pelo menos um pouco mais alto dos que consideram esporte sair por ai matando os animais.

Além dos peixes hoje observamos uma jovem tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) com no máximo 30cm de casco, a tartaruga estava tranquila, descansando em baixo das pedras e quando saiu se permitiu ser tocada, porém logo se assustou e seguiu o seu caminho.

Bom, quanto a peixes hoje eu observei e registrei 34 espécies na praia do Farol da Barra, sendo elas: a maria-preta (Stegastes fuscus), a donzelinha (S.variabilis), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), quatingas (Haemulon aurolineatum e H.parra), salemas (Anisotremus virginicus e A.surinamensis), borboletas (Chaetodon striatus), Eucinostomus sp., xareuzinhos (Carangoides bartholomaei), macacos (Ophioblennius trinitatis), Scartella sp., Entomacrodus vomerinus, budiõezinhos (Halichoeres poeyi, H.penrosei, H.brasiliensis e Thalassoma noronhanum), barbaeiros (Acanthurus bahianus, A.chirurgus e A.coeruleous), jabú (Cephalopholis fulva), Cantherhines macroceros, C.pullus, jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), budiões (Sparisoma axillare e S.frondosum), baiacús (Sphoeroides testudineus e S.greeleyi), barrigudinhos (Pempheres schomburgki), trilhas (Pseudupeneus maculatus), vermelho (Luijanus alexandrei), vermelho-rabo-aberto (Ocyurus chrysurus) e mutucas (Myrichthys ocellatus e M.breviceps).

Observamos ainda duas lulas (Sepioteuthis sepioidea) bem pequenas em uma área com menos de 1m de profundidade, ambas se encontravam entre as algas flutuantes à meia-água, tentando se mimetizar com elas dobrando os tentáculos.

A profundidade máxima atingida por mim no mergulho hoje foi de 4m e estavam comigo dentro d'água a Vivia, a Dani Animal e a Carol Sapucaia



domingo, 23 de agosto de 2009

23/08/2009 - Porto da Barra


Dia de ação de limpeza de praias do Grupo de Voluntários do Greenpeace em Salvador ... na praia do Porto da Barra ... enquanto um grupo catava lixo na areia (Foto 1) um grupo de seis mergulhadores catava dentro d'água, levamos apenas dois sacos de coleta para nos colocar tudo o que coletavamos ... a água não estava muito limpa e tinha onda no Porto da Barra, mas o mergulho foi tranquilo na parte abrigada e coletamos uma certa quantidade de lixo ... foi bom inclusive porque discutimos sobre o que coletar ou não coletar.

Fui até o fundo e fiquei feliz por ver um pequeno crisurus (Microspathodon chrysurus) entre corais-de-fogo (Millepora sp.) e um parunha (Pomacanthus paru) em uma área um pouco mais rasa, espero que estes pequenos não sejam capturados para serem encarcerados em aquários.

O mergulho não foi tão curto, durou mais de uma hora.

Estavam comigo neste mergulho a Vivia, a Dani Animal, o Léo e mais dois brothers do Greenpeace os quais eu não recordo o nome.

sábado, 22 de agosto de 2009

22/08/2009 - Blackadder

Eu e Vivia

Este mergulho era para ter acontecido no dia 17 deste mês, eu e a Vivia até fomos para o local combinado na hora combinada, mas por motivos dos quais não recordo o Tiago cancelou o mergulho e adiou para hoje após a reunião do Cleanup Day 2009 que previamos terminas por volta das 14:00h, mas a reunião se extendeu e saímos da Graça depois das 15:00h em direção à Boa Viagem onde o Tiago ja estava nos esperando.

Chegamos lá e o Ricardo que seria o único a cair em apnéia foi logo para a água, o resto de nós ainda tinha que preparar o equipamento e tal ... hoje foi o batismo da Vivia com o uso do cilindro ... bom, depois de resolvermos todos os problemas e de passar para Vivia como seria o mergulho nos fomos para a água, iniciamos o mergulho às 17:10h, dia claro, mas logo logo já não seria mais ... por sorte levei lanterna ... a água estava relativamente limpa, na verdade ela foi limpando durante o mergulho ... muitos peixes por todo o naufrágio e para variar, não foi dificil ver pelo menos um cavalo-marinho (Hippocampus reidi), uma femea cor de laranja ... a Vivia que estava sob minha "supervisão" direta tremia de frio, eu perguntava a ela atraves de sinais se estava com frio e ela negava (após o mergulho me disse que se tivesse assumido que estava com frio sabia que eu abortaria o mergulho e ela não queria abortar ... pode?).

O mergulho durou 50 minutos, meu regulador entrou em free flow e ficou dificil controlar a demanda de ar, mas n"ao demorou muito para Dani e Tiago sairem da água para nos encontrar e o Ricardo ja estava no raso nos esperando.

Como já disse aqui pelo texto, estavam comigo neste mergulho a Vivia, o Ricardo Miranda, a Dani Animal e o Tiago Santa Ritta, este último por sinal fez algumas fotos, das quais duas ilustram este post.

Dani, eu e Vivia

domingo, 16 de agosto de 2009

16/08/2009 - Marco Polo


O mergulho de hoje não estava marcado ... saímos da reunião do Cleanup Day 2009 na praia do Buracão (Rio Vermelho) primeiro pensando em almoçar e depois quem sabe até mergulhar ... como acabamos por comer na Barra não foi dificil escolher o pico do mergulho, fomos verificar as praias e decidimos por cair no Marco Polo.

Não recordo bem a hora, mas ja passavam das 15 horas com facilidade, também não me recordo das condições exatas da maré, se estava vazando ou enchendo, mas lembro que estava cheia, tanto que entramos na água pulando pela pedra e não pela prainha.

Ficamos o mergulho todo na enseada, não fomos até o Yacht Clube ... hoje não fiz nenhuma amostragem, estava alí "somente" curtindo o lugar ... a água não estava das mais limpas, mas deu para curtir bem o mergulho, saímos da água já no pôr-do-sol, que por sinal foi maravilhoso (vejam a foto deste post e me confirmem se foi ou não maravilhoso este pôr-do-sol).

O mergulho não foi miuto longo, ficamos na água por 40 minutos ou no máximo uma hora ... e hoje foi o dia do mergulho do "eu não fiz nada" hehe!!

Estavam comigo dentro d'água a Vivia, a Dani Animal e o Yuri.

sábado, 15 de agosto de 2009

15/08/2009 - Porto da Barra

Este mergulho ja estava marcado a uns 15 dias, seria o mergulho para avaliar quem teria condições de ajudar no Cleanup Day 2009 supervisionando e controlando o pessoal em apnéia na praia do Porto da Barra ... de início a procura era grande, mas muitos cancelaram por motivos diversos (aula, trabalho e motivos pessoais) e apenas 11 confirmaram, porém destes, apenas seis compareceram ...

MArcamos cedo, 8:00h no Porto da Barra mas como ninguem aparecia e eu teria que levar uma pa de equipamentos para os que não tinham, fiquei em casa esperando o Cecil me ligar dizendo quem estava lá e o que precisava ser levado ... pra vcariar o mergulho atrasou um bocado, mas rolou!!

A água não estava das mais claras pois caimos já na vazante, mas deu para fazer um mergulho de mais de uma hora ... fomos no fundo on de a correnteza estava bem forte e ficamos um bom tempo no raso, foi bom que discutimos um pouco sobre o que pode ou não ser coletado enquanto coletavamos um pouco dolixo submerso.

No mergulho aconteceu algo de interessante, a Lisiane estava morrendo de frio e não comunicou a ninguém, calada ela ficou até a hora em que alguns começaram a sair ... resultado, quando elka saiu ela passou mau e foi "resgatada" por um dos dois que eu conheci hoje, ou foi o Igor ou o Guilherme ... um bom treinamento para o dia do CLeanup Day 2009, porém o pessoal exceto o Pedro "Tigre" não tem muita experiência para tromar conta de mergulhadores durante o evento, exceto por Cecil.

Estavam comigo dentro d'água a Lisiane Braga, o Lucas Félix, Cécil e os amigos de Lucas, o Igor e o Guilherme.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

14/08/2009 - Porto da Barra

Como disse no mergulho anterior, sai de um mergulho à tarde no Farol da Barra, caminhei ao Porto da Barra chegando pr lá por volta das 17:20h onde encontrei Vivia, preparamos o equipamento e fomos para a água ... caímos no máximo às 17:45h, o dia ainda estav a claro.

A água estava bem clara e ainda com dia claro iniciamos o mergulho sem usar a lanterna.

Nadamos até a parte funda e fomos voltando mergulhando por sobre as pedras, área mais segura ao entardecer sem bóias de sinalização.

Durante o mergulho, fazendo total silêncio, foi possível perceber e ouvir os barrigudinhos (Pempheres schomburgki) que durante o noturno estavam fora das locas, "conversando", além de barbeiros (Acanthusrus spp.), trilhas (Pseudupeneus maculatus) e macacos (Ophioblennius trinitatis) de "pijamas".

O mergulho foi rápido, durou mais 40 minutos no máximo, devemos ter saído da água por volta das 18:30h ... é dificil precisar pois depois do mergulho, ali mesmo no Porto da Barra engatamos em uma conversa e só percebemos a hora quando já passavam das 21:00h ...

Estava comigo neste mergulho a Vivia.

14/08/2009 - Farol da Barra

Este mergulho estava marcado para as 14:00h, porém o atraso já era esperado ... só não sabia que esperaria tanto ... só fomos cair na água às 16:00h ...

A água estava cristalina apesar da zona de rebentação no raso estar com bastante suspensão ... para variar, sem uma câmera e apesar de eu não estar levantando dados para esta praia no momento resolvi fazer um Rover Diver Census e registrei 32 espécies de peixes: barbeiro (Acanthurus bahianus), barbeiro-azul (A.coerlueous), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinha (S.variabilis), sargentinhos (Abudefduf saxatilis), quatingas (Haemulon parra, H.aurolineatum, H.steindachneri, H.squamipinna, H.plumieri), garrião (Labrisomus nuchpinnis), baiacú-espinho (Chylomicterus antillarum), budiõezinhos (Halichoeres penrosei, H.poeyi), talassoma (Thalasoma noronhanum), falso-voador (Dactylopterus volitans), baiac'us (Sphoeroides testudineus), budiões (Sparisoma axillare, S.frondosum), mutuca (Myrichthys breviceps), Cantherhines macroceros, borboleta (Chaetodon striatus), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), piranjica (Kyphosus sp.), Malacoctenus sp., jabú (Cephalopholis fulva), trilha (Pseudupeneus maculatus), Carangoides bartholomaei, Eucinostomus sp., maria-nagô (Pareques acuminatus), macaco (Ophioblennius trinitatis), barrigudinho (Pempheres schomburgki) e Trachinutus sp.

Este mergulho durou exatos 40 minutos e eu já saí da água tomando uma água de coco e me preparando para andar até o Porto da Barra onde me encontrari com Vivia para um mergulho noturno.

Estavam comino neste mergulho o Mauro Telefunksoul e o Pedro Goiaba (o da costela quebrada).

14/08/2009 - Marco Polo

Combinamos este mergulho na noite anterior via MSN ... decidimos cair pela manhã bem cedo, mas os atrasos já corriqueiros não permitiram e caimos quase findando a manhã.

Fiquei surpreso, a água estava cristalina, água de verão, muitos metros de visibilidade horizontal ... tava Caribe ... entramos na água por volta das 11:10h.

Mesmo ja tendo mais de 30 horas de observação e registros de peixes nesta enseada, resolvi continuar anotando tudo o que avistava e então, mais um Rover Diver Census onde registrei desta vez 54 espécies: sardinha (Clupeidae), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinha (S.variabilis), sargentinho (Abudefduf saxatilis), cromis (Chromis multineata), barbeiro (Acanthurus bahianus), barbeiro-azul (A.coeruleous), cirurgião (A.chirurgus), quatingas (Haemulon parra, H.aurolineatum), salema (Anisotremus surinamensis), badejo-sabão (Rypticus saponaceus), budiõezinhos (Halichoeres poeyi, H.brasiliensis, H.penrosei), talassoma (Thalasoma noronhanum), apogon (Apogon sp.), trilha (Pseudupeneus maculatus), Carangoides ruber, C.bartholomaei, Cantherhines pulus, baiacús (Sphoeroides spenglerii, S.testudineus, S.greeleyi), budião-zelinda (Scarus zelindae), budiões (Sparisoma frondosum, S.radians, S.axillare), borboleta (Chaetodon striatus), amboré-vidro (Coryphopterus glaucofraenum), neon (Elacatinus figaro), Scorpaenodes caribaeus, Malacoctenus sp., garrião (Labrisomus nuchnpinnis), Entomacrodus nigricans, piranjica (Kyphosus sp.), macaco (Ophioblennius trinitatis), parú (Pomacanthus paru), maria-nagô (Pareques acuminatus), barrigudinhos (Pempheres schomburgki), fogueirinhas (Myripristis jacobus), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), mutucas (Myrichthys breviceps, M.ocellatus), mutuca-cachorro (Ophictus ophis), Eucinostomus sp., jabú (Cephalopholis fulva), Stephanolepis sp., taócas (Acanthostracyon quadricornis, A.polygonia), dentão (Lutjanus jocu), baiacú-espinho (Chylomicterus antillarum) e sarampinho (Amblycirrhitus pinos).

Este mergulho durou em média uma hora.

Estavam comigo dentro d'água neste mergulho a Thais Ross, o Buda e o Ricardo Miranda.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

13/08/2009 - Marco Polo

Eu não botava muita fé neste mergulho, o Pedro está com a costela quebrada, mas mesmo assim quis descer as pedras so Marco Polo para um mergulho ... nos encontramos em frente ao Instituto Mauá e fomos até o Marco Polo.

Entramos na água por volta das 14:20h ... logo na entrada a água estava um pouco suja (pouca visibilidade) com a levadia, achei que o mergulho já não ia ser lá muito bom, mas memso assim, mergulho é mergulho, ruim não tinha como ser então continuei e foi só chegar um pouco mais ao fundo e a água já estava cristal.

Hoje, para variar, fiz um Rover para identificar as espécies que fosse avistando, e hoje identifiquei 52 espécies de peixes na enseada do Marco Polo: barbeiro (Acanthurus bahianus), barbeiro-azul (A.coeruleous), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinha (S.variabilis), sargentinho (Abudefduf saxatilis), cromis (Chromis multilineata), budiões (Sparisoma frondosum, S.axillare, S.radians), budião-Zelinda (Scarus zelindae), Eucinostomus sp., borboleta (Chaetodon striatus), sarampinho (Amblycirrhitus pinos), Malacoctenus sp., neon (Elacatinus figaro), trilha (Pseudupeneus maculatus), budiõezinhos (Halichoeres penrosei, H.brasiliensis), talassoma (Thalasoma noronhanum), quatingas (Haemulon parra, H.squamipinna, H.plumieri, H.steindachneri, H.aurolineatum), salema (Anisotremus virginicus, A.surinamensis), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), fogueirinha (Myripristis jacobus), Scorpaenodes caribaeus, sardinha (Clupeidae), baiacús (Sphoeroides spenglerii, S.greeleyi, S.testudineus), jabú (Cephalopholis fulva), badejo-sabão (Rypticus saponaceus, R.bistrispinus), maria-nagô (Pareques acuminatus), ciliares (Holacanthus ciliaris), parú (Pomacanthus paru), macaco (Ophioblennius trinitatis), Entomacrodus nigricans, peixe-morcego (Ogcocephalus vespertilio), Carangoides bartholomaei, garriões (Labrisomus nuchpinnis, L.cricota), barrigudinho (Pempheres schomburgki), piranjica (Kyphosus sp.), moréia-pintada (Gymnothorax moringa), taóca (Acanthostracyon quadricornis), baiacú-espinho (Chylomicterus antillarum) e dentão (Lutjanus jocu).

O mergulho durou uma hora aproximadamente, o Pedro foi o primeiro a sair por conta da sua costela, mas não demoramos não e logo saímos também.

Estavam na água comigo neste mergulho o Diego (Daga) e o Pedro (Goiaba).

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

12/08/2009 - Marco Polo

Estava sem certeza se iriamos ou não mergulhar hoje pois ontem à noite ninguém havia comentado nada, ia inclusive deixar o dia de hoje para agilizar algumas outras coisas ... só que resolveram me ligar e me chamaram para mergulhar ... minhas férias terminam semana que vem, não sei ainda o dia da semana, mas sei que já será na semana que vem ... tenho que aproveitar, esse ano foi dificil conseguir marcar uns mergulhos ... então, que as outras coisas fiquem para depois, então: vamos mergulhar!

Caímos na água por volta das 15:00h, a água estava incrivelmente melhor que ontem, bem mais clara ... estou até estranhando tanta água boa no mês de agosto, espero que se mantenha assim e que ja entre logo em clima de verão já que este semestre consegui deixar os meus sábados livres.

Sim, voltando ao mergulho que é o que interessa, para variar eu hoje fiz um Rover Diver Census (RDC) de peixes, acho que já tenho umas várias horas de RDC acumulada para esta área, vou dar uma verificada e ver se a curva de acumulação de espécies não já estabilizou, quem sabe já não posso fechar um check list dos peixes da enseada do Marco Polo? Só hoje eu registrei 46 espécies distintas, foram elas: barbeiro (Acanthurus bahianus), barbeiro-azul (A.coeruleous), baiacús (Sphoeroides testudineus e S.greeleyi), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinha (S.variabilis), sargentinho (Abudefduf saxatilis), cromis (Chromis multilineata), budiõezinhos (Halichoeres poeyi e H.penrosei), Thalasoma noronhanum, trilha (Pseudupeneus maculatus), budiões (Sparisoma frondosum, S.axillare, S.radians e Scarus zelindae), borboleta (Chaetodon striatus), Eucinostomus sp., amboré-vidro (Coryphopterus glaucofraenum), neon (Elacatinus figaro), quatingas (Haemulon steindachneri e H.parra), salema (Anisotremus virginicus e A.surinamensis), morcego (Ogcocephalus vespertilio), Cantherhines pullus, C.macroceros, peixe-porco (Aluterus scriptus), Malacoctenus sp., barrigudinho (Pempheres schomburgki), Carangoides ruber, Carangoides bartholomaei, fogueirinha (Myripristis jacobus), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), Plectrypops retrospinis, maria-nagô (Pareques acuminatus), piranjica (Kyuphosus sp.), parú (Pomacanthus paru), sardinhas (Clupeidae), moréia-verde (Gymnothorax funebris), mutucas (Myrichthys ocellatus e M.breviceps), garrião (Labrisomus nuchpinnis e L.cricota), macaco (Ophioblennius trinitatis) e Entomacrodus nigricans.

Além dos peixes encontramos um pequeno polvo (Octopus sp.) que segundo me disseram se trata de uma espécie nova, ele apresenta um anel azul cintilante de cada lado do corpo ... ficamos brincando com ele e Yuri fazendo foto até que notamos que um menino (Provavelmente da comunidade) nos seguia com um bicheiro (utensilio utilizado para capturar polvos), esperava que soltassemos o animal para ele pegar, então passamos um bom tempo tentando despistar o garoto para então soltá-lo, e foi o que fizemos ou então o polvinho iria para uma panela e olha que ele era menor que a minha mão.

Além desse garoto passou por mim ainda um caçador submarino com uma enorme moréia-verde (G.funebris) e uns quatro ou cinco peixes-porco (Aluterus sp.) em sua enfieira, alguns dos peixes ainda vivos, agonizando.

Um dos paruzinhos (P.paru) que ví ontem e o neon (E.figaro) estavam no mesmo lugar, o outro paruzinho eu não achei a loca que ele estava ontem, não posso afirmar, mas fico feliz que pelo menos estes dois estão conseguindo se manter vivos e livres do cárcere.

Vale citar o lixo encontrado também por lá, latões de tinta, restos de redes-de-pesca, CDs, cartões telefônicos, restos de calçados, ferragens e muitas outras coisas.

Saímos da água às 16:05h após cerca de uma hora de mergulho ... eu só saí mesmo porque Yuri e Jan já estavam fora d'água me esperando ... se não eu ficava mais, bem mais, tava muito boa a água, tanto a visibilidade quanto a temperatura.

Como eu ja disse anteriormente, estavam comigo neste mergulho o Yuri e a Janete.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

11/08/2009 - Marco Polo

Hoje o sol estava ainda mais forte que ontem, e ao chegarmos lá no Marco Polo, ainda de lá de cima quando observamos o mar percebemos que a água estava ainda mais clara que no dia anterior, e bem mais clara.
Caímos na enchente, por volta das 15:20h e para varia só um pouco eu fui registrar os peixes ... hoje consegui registrar 39 espécies, várias que não regsitrei ontem (e também muitas das que vi ontem eu não vi hoje, ampliando o número de espécies para o checklist do Marco Polo).
Os peixes observados hoje foram: barbeiro (Acanthurus bahianus), barbeiro-azul (A.coeruleous), maria-nagô (Pareques acuminatus), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinha (S.variabilis), cromis (Chromis multilineata), sargentinho (Abudefduf saxatilis), trilha (Pseudupeneus maculatus), fogueirinha (Myripristis jacobus), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), borboleta (Chaetodon striatus), quatinga (Haemulon parra e H.steindachneri), jabú (Cephalopholis fulva), barriga-branca (Serranus flaviventris), Cantherhines pullus, budiõezinhos (Halichoeres poeyi, H.penrosei e H.brasiliensis), budiões (Sparisoma radians, S.frondosum e S.axillare), barrigudinho (Pempheres schomburgki), Parablennius marmoreus, Carangoides bartholomaei, baiacú (Sphoeroides testudineus), taóca (Acanthostracyon quadricornis), Decapterus sp., neon (Elacatinus figaro), frade (Pomacanthus arcuatus), paru (P.paru), mutuca (Myrichthys ocelatus), sardinha (Clupeidae), Eucinostomus sp., macaco (Ophioblennius trinitatis), Malacoctenus sp., Emblemariopsis sp., moréia (Gymnothorax moringa) e agulhinhas (Hemiramphidae).
Fiquei feliz por ter visto hoje dois pequenos parús e um neon e por ontem ter visto um pequeno gregório, três espécies que sofrem muito com a coleta depeixes ornamentais ... espero que estes não sejam capturados e condenados a viver em uma caixa de vidros.
Saímos da água às 16:40h e ainda vimos o inicio do por-do-sol de lá antes de pegar estrada para casa.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

10/08/2009 - Marco Polo

Mês de agosto com tempo relativamente bom, o vento forte ainda não chegou por aqui (se é que vem; e espero que não venha) ... a maré está quebrando uma vez que a lua está minguando ... porque não mergulhar? Então marcamos e fomos!
Caímos às 13:15h, na maré de enchente, a água estava bem limpa (clara) para o mês de agosto e até que não estava muito fria, estava bastante suportável.
Só para variar fiz um Rover Diver Census (RDC) e registrei 32 espécies de peixes: borboloetas (Chaetodon striatus), barbeiro (Acanthurus bahianus), barbeiro-azul (A.coeruleous), cirurgião (A.chirurgus), jabú (Cephalopholis fulva), maria-preta (Stegastes fuscus), donzelinha (S.variabilis), gregório (S.pictus), sargentinho (Abudefduf saxatilis), cromis (Chromis multilineata), sarampinho (Amblycirrhitus pinos), ciliares (Holacanthus ciliaris), fogueirinhas (Myripristis jacobus), jaguaraçá (Holocentrus adscensionis), quatingas (Haemulon parra e H.steindachneri), baiacus (Sphoeroides spengleri, S.testudineus e S.greeleyi), budiões (Sparisoma radians, S.frondosum e S.axillare), trilha (Pseudupeneus maculatus), budiõezinhos (Halichoeres poeyi e H.penrosei), Cantherhines pullus, C.macroceros, Trachinocephalus sp., Parablennius marmoreus, Malacoctenus sp., Eucinostomus sp. e mutucas (Myrichthys breviceps).
Não registrei os invertebrados, mas observei um belíssimo estomatopoda, entre outros.
Um detalhe interessante é que os cormis não estavam em cardume, encontravamos sempre estes peixes em duplas defendendo o seuterritório ... chegando perto percebos que havia desova deles por ali e que na verdade eles defendiam os seus ovos.
Saimos do mergulho às 14:15h, ficamos exatamente uma hora dentro d'água.
Estava comigo neste mergulho o Yuri.