sexta-feira, 14 de maio de 2010

14/05/2010 - Pedra de Leste (p.UFBA) - Parcel das Paredes - Abrolhos

Após quase três horas de navegação e tentativas de mergulho em outro ponto, decidimos por fazer este mergulho em um ponto abrigado, conhecido por "Pedra de Leste - Ponto UFBA" ... na minha opinião um local belíssimo, com uma riqueza enorme de corais no topo dos chapeirões ... até tentamos fazer o mergulho em outros pontos, mas as fortes ondas não permitiram e então viemos parar aqui pois precisavamos amostrar ainda pelo menos mais um ponto.

Caí na água às 12:00h, após 2:51h de intervalo de superfície, desta vez a profundidade máxima foi de 12 m, na bse de um dos chapeirões e o meu tempo de mergulho foi de 68 minutos. Ah, e incrivelmente a água, apesar de apresentar bastante particula em suspensão, apresentava uma visibilidade bem melhor que a do ponto anterior.

Nos censos deste mergulho foram registradas 29 espécies de peixes recifais, sendo este o ponto mais diverso dos amostrados nos últimos dias, e quanto a espécie mais abundantem houve uma mudança, desta vez o Haemulon aurolineatum apresentou apenas seis registros, estando entre as espécies menos registradas neste mergulho, já o budião-batata (Sparisoma axillare) foi o mais abundante, com 41 registros, seguido pelo barbeiro (Acanthurus bahianus) com 39 registros e pelo vermelho-rabo-aberto (Ocyurus chrysurus) com 15 registros, todas as demais espécies apresentaram menos de 10 indivíduos registrados cada.

O destaque neste mergulho foi para uma garoupa (Epinephelus morio) que estava sendo limpa por um exemplar adulto do budiãozinho (Halichoeres brasiliensis).

Estavam comigo neste mergulho o Saulo Spanó, o Carlos Valério, o Thiago Albuquerque e o Vinicius Giglio.


Garoupa (Epinephelus morio)

Nenhum comentário: