quarta-feira, 25 de agosto de 2010

25/08/2010 - Píer do Ed. Morada dos Cardeais

Xixarros (Decapterus macarellus)

Esse mergulho não estava programado, mas como eu tinha que ir ao píer para acompanhar as atividades dos consultores que estavam fazendo a coleta para o monitoramento do Plancton e o da Qualidade da Água, aproveitei para inaugurar a caixa estanque CROMA FD-Pro III da Seal Pro que acabei de adiquirir para usar com a minha Sony DSC-H10 coletando informações complementares para o monitoramento da ictiofauna no píer.

Chegamos no prédio poucos minutos antes das 10:00h, o Amorim que estava realizando a coleta de Plancton já estava na área, embarcado em um saveiro ... quando já estávamos no píer chegou o Bruno Lange para fazer a coleta da água que será análisada.

Enquanto Amorim e Bruno faziam as suas coletas, eu e o Bruno (Ovinho) caímos na água para fazer uns PVA's (Procura Visual Ativa) de peixes para complementar a listagem de espécie spara o local auxiliando atingir a assíntota na curva de acumulação de espécies, e fazer algumas imagens.

A água não estava limpa, porém não estava com tanta suspensão como estava no mergulho anterior ajudando (um pouco).

Antes de cair na água observamos um cardume grande de xixarros (Decapterus sp.) e alguns peixes maiores que investiam no cardume que logo se mostraram à superfície e identificamos os peixes como sendo do gênero Seriola, imaginamos que poderia ser S.rivoliana, pois já haviamos registrado esta espécie para a área do píer, mas logo ao entrar na água os peixes estavam ao redor da escada e então devido a algumas características distintas, passamos a acreditar ser da espécie S.dumerilii.

Xixarro (Dacapterus macarellus)


Olhete (Seriola cf. dumerilii)

Hoje foram registradas 36 espécies de peixes na área de influência do píer, das quais cinco foram novos registros para lá: apogon (Apogon sp.), olhete (S.dumerilii), baúna (L.alexandrei), xira (Haemulon squamipinna) e o porquinho-laranja (Cantherhines macroceros).

Porquinho-laranja (Cantherhines macroceros)


Linguado (Bothus ocellatus)

Os mergulhos duraram cerca de uma hora e estava comigo neste mergulho o Bruno (Ovinho).

Nenhum comentário: