Hoje tentamos mergulhar no meio dia em Guarajuba, porém a maré já estava cheia, cobrindo todo o recife e suas piscinas, ondas quebravam sobre o recife e a água apresentava uma visibilidade péssima, com bastante suspensão ... resolvemos então abortar o mergulho e deixar para mergulhar apenas quando a maré já estiver bem vazia, o que só ocorreria. segundo a tábua das marés, à noite.
Final da tarde então resolvemos ir para Praia do Forte para fazer um mergulho nas piscinas do Papa Gente e estrear (testar) minha lanterna de foco e braço Intova acoplados à caixa Croma.
Chegamos na Praia do Forte e fomos direto ao Papa Gente, às 17:40h eu já estava dentro d’água iniciando o mergulho. A maré ainda vazava e poucas partes do recife estavam emersos, a água estava menos fria que o esperado e a visibilidade estava muito boa.
O mergulho foi rápido, pois Vívia tremia de frio, mas deu para fazer alguns “cliques” ... ainda não aprendi a fixar o foco usando a lanterna, mas deu para registrar alguns peixinhos, porém outros mergulhos deverão ser realizados até eu aprender a usar a lanterna.
Foram observados hoje no mergulho diversos carapicús (Eucinostomus sp.), algumas marias-pretas (Stegastes fuscus), uma garoupinha-gato (Epinephelus adscensionis), um badejo-sabão (Rypticus saponaceous), alguns cirurgiões (Acanthurus chirurgus), um barbeiro (A.bahianus), e três espécies distintas de apogons, (Astrapogon puncticulatus, Apogon americanus e Phaeoptyx pigmentaria).
Saímos da água às 18:15h após 25 minutos de mergulho ... só tinhamos nós na praia ...
Estava comigo neste mergulho a Vívia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário