sábado, 4 de setembro de 2010

04/09/2010 - Píer Jacuípe Residence, Rio Jacuípe

o rio Jacuípe


O rio apesar de já ter começado a vazar, ainda estava bem cheio ... o dia estava bem ensolarado , convidando para um mergulho ... eu estava praticamente na beira do rio, no comdomínio Píer Jacuípe Residence ... o meu equipamento de mergulho estava no carro por conta do feriadão de 7 de setembro e os prováveis mergulhos que podemos fazer pelo Litoral Norte da Bahia, nestes dias assim como também minha máquina fotográfica e a caixa estanque pelos mesmos nobres motivos ... porque não aproveitar e fazer um mergulhinho?

Às 15:35h então eu fui fazer, sozinho, este mergulho ... a água estava bem fria apesar do sol que estava fazendo hoje ... possivelmente por conta da vazante, a água não apresentava uma boa visibilidade.

... paisagem do fundo do rio ...


Aproveitei a presença de algumas Rhizophora mangle (mangue-vermelho) e mergulhei entre suas raízes, local onde a visibilidade se apresentava um pouco melhor. A profundidade do local não ultrapassou um metro, e mesmo assim em alguns pontos o substrato não estava nítido da superfície devido a grande quantidade de suspensão no local.

... o fundo do rio ... folhas ... pedras ... algas ... areia ... entulhos ...


Não vi muitos peixes neste mergulho, apenas três espécies, vi um Gerreidae ainda na areia, alguns pequenos e territorialistas recrutas de vermelhos (Lutjanus cf. alexandrei) apresentando comportamento agonístico em defesa do seu território entre as raízes do mangue-vermelho e uma tainha (Mugil sp.) observada quando já estava para sair da água, esta passou bem rápido, quase na superfície da água, tentei vê-la novamente, mas ela não deu mais o ar da graça.

Vermelho (Lutjanus cf. alexandrei)


Vermelho (Lutjanus cf. alexandrei)


Vermelho (Lutjanus cf. alexandrei)


Além dos peixes vi um carangueijinho que sumiu muito rápido entre as raízes, alguns ermitões (Diogenidae) de um siri (Portunidae).

Ermitão (Diogenidae)


Ermitão (Diogenidae)


Ermitão (Diogenidae)


Outros animais foram observados, na verdade, dois vultos, pequenos, entre a areia e as pedras, porém em ambos os casos, logo que me aproximei eles rapidamente sumiram (daí só ví os vultos) e sumiram entre as pedras ... creio eu que se tratavam de peixes, mas ...

Bom, este mergulho não durou muito e às 16:00h eu já estava fora d’água.

... o mangue brotando entre as pedras...


... o mangue brotando entre as pedras...

Nenhum comentário: