sábado, 1 de novembro de 2008

01/11/2008 - Farol da Barra

O céu estava azulzão, sem uma núvem, a temperatura do ar girava em torno dos 28 graus mas a sensação térmica eu nõa sei o porque aparentava ser bem mais quente ... é o verão chegando antes da hora ... a maré já estava enchendo ... pensávamos em cair no naufrágio do Reliance, na praia do Cristo ou Barra Vento (Barra), mas as ondas estavam grandes no lugar e por conseqüência havia muito sedimento em suspensão, ou seja, água não muito "limpa" ou "clara" ... ligamos para Diego (Bola) e ele, Buia, Gustavo e Pedro (Porrada) iriam mergulhar no Porto da Barra, mas optamos pela praia da Barra.

Caímos na água já era algo próximo às 16:00h, ficamos por lá por aproximadamente 60 minutos, sempre no raso, não ultrapassamos os limites do costão rochoso paralelo à pista, a profundidade não ultrapassou os 2.50 m em nenhum momento.

Muitos peixes foram observados, mas hoje estava prestando mais atenção nas "evoluções" dos cardumes de pititingas (Engraulidae) e de sardinhas (Harengula sp.) que coalhavam a área, em especial as pititingas, mas alguns outros peixes também chamaram minha atenção, um pequeno parú de uns 2 cm encontrado pelo Yuri e grupos de 4 a 5 minúsculas marias-nagô (Pareques acuminatus) ... na saída vimos uma colônia de algum invertebrado séssil, desconfiamos que fosse aguma espécie de Urochordata (família das Ascidias e Tunicados) e para confirmar, checando no Humann e DeLoach (2002) descobrimos que se tratava sim de um Urochordata da espécie Botrylloides nigrum, espécie colônial de coloração predominate negra com a borda dos orifícios dos sifões de um amarelo dourado impressionante, animal muito bonito e esta foi a primeira vez que o ví.

Após os cerca de 60 minutos de mergulho resolvemos sair quando também percebemos que as ondas ja quebravam forte na escada que permite a saída do mar em frente ao 2o Distrito Naval, Farol da Barra.

Estava comigo neste mergulho o Yuri (que inclusive fotografou o a ascidia).

Nenhum comentário: