sábado, 15 de novembro de 2008

15/11/2008 - Farol da Barra

O fim de semana começou com sol forte, céu bem azul, pouca ou nenhuma nuvem no céu ... tudo quase perfeito não fosse pela amplitude alta da maré de lua cheia e pelos ventos que sopram de Leste, dois fatores que costumam levantar bastante sedimento e deixando a visibilidade comprometida ... para piorar a praia do Farol da Barra estava com ondas (por conta dos ventos), de tal forma que tinham até alguns surfistas com seus long boards, fun boards e até mesmo de pranchinas, coisa rara ... preferi ignorar tudo isso e ir pra água ... às 14:00h eu estava entrando no mar ... a água não estava tão clara quando eu gostaria que estivesse, porém também não estava tão turva quanto eu esperava, estava até boa, relativamente clara apesar de estar com bastante suspensão.

Hoje eu esqueci o material para fazer censos e resolvi então só curtir ... caímos na água na enseada do Farol da Barra, em frente ao segundo Distrito Naval e segui em direção ao Porto da Barra ... dentre muitos peixes ví um cardume com mais de 20 lulas (Sepioteuthis sepioidea), animais que já não via em uma certa quantidade já há alguns mergulhos ... de repente um nadador apareceu do nada dizendo ter visto duas tartarugas no mesmo lugar ... tentou nos levar lá, mas em vão ... quando chegamos em frente a enseada do Reloginho Lú estava tremendo de frio e resolveu sair por lá, fiquei preocupado por saber que a saída por ali normalmente não é fácil devido às pedras que são muitas e formam um abarreira quase próximo à superfície e grande quantidade de pinaúnas (Echinometra lucunter) nesta barreira, mas felizmente estamos em dia de maré grande e deu para passar em segurança, me fazendo inclusive pagar a língua ... mas a intenção foi boa. Saímos da água às 15:00h.

Após o mergulho a Cris disse ter visto a tal da tartaruga que o nadador havia encontrado ...

Estavam comigo neste mergulho a Lú, a Lou, o Nei, a Cris, o Bola e o Yuri ... o Ricardo Miranda e uma amiga também apareceram por lá.

Nenhum comentário: