domingo, 16 de novembro de 2008

16/11/2008 - Farol da Barra

O vento que castiga o mar de Salvador já há alguns dias deu uma virada de leve e apesar de ainda estar vindo de algum ponto próximo ao Leste não mais está castigando o Farol da Barra que hoje já não tem mais ondas ... hoje novamente esqueci de levar meu tubo de anotações, porém consegui um emprestado com o Bola e pude fazer um Rover Diving Census (RDC) cujos dados já vou aproveitar (assim como o dos últimos dois que fiz na Barra) para o Piloto de um projeto que estamos viabilizando, e que em muito breve estarei divulgando melhor por aqui também.

Hoje caí na água às 14:33h e dois minutos depois comecei o RDC, por exatos 45 minutos, terminado o censo às 15:20h. Registrei hoje 29 espécies de peixes pertencentes à 19 famílias, sendo a famílias Haemulidae (Anisotremus surinamensis, Haemulon sp., H.parra e H.squamipinna) a mais representada, com 4 espécies registradas. A família Pomacentridae apresentou 3 espécies (Stegastes fuscus, S.variabilis e Abudefduf saxatilis), seguida por Labridae (halichoeres poeyi e H.penrosei), Acanthuridae (Acanthurus bahianus e A.coeruleous), Serranidae (Cephalopholis fulva e Epinephelus adscensionis), Holocentridae (Myripristis jacobus e Holocentrus adscensionis) e Scaridae (Sparisoma frondosum e S.axillare), todas representadas por 2 espécies cada. As seguintes famílias apresentaram registro para apenas uma espécie hoje: Labrisomidae (Malacocetenus sp.), Carangidae (Decapterus sp.), Engraulidae (Harengula sp.), Pempheridae (Pempheres schomburgkii), Sciaenidae (Pareques acuminatus), Pomacanthidae (Pomacanthus paru), Chaetodontidae (Chaetodon striatus), Blennidae (Ophioblennius sp.), Sphyraenidae (Sphyraena picudilla), Mullidae (Pseudupeneus maculatus), Tetraodontidae (Sphoperoides testudineus) e Syngnathidae (Hippocampus reidi).

Além dos peixes observei e registrei um cardume de 25 lulas (Sepioteuthis sepioidea) e uma pequena tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) com não mais que 30cm de casco. Fiz o censo também de mergulhadores em apnéia durante estes 45 minutos, neste caso passaram por mim hoje, neste pequeno espaço de tempo, nada menos que 7 caçadores submarinhos e 11 mergulhadores apneístas que não faziam o uso de arpões (vale ressaltar que não entraram no censo os diversos caçadores que mergulhavam hoje na praia do Farol da Barra, no mesmo horário que eu, mas que não passaram por mim enquanto eu fazia o RDC.

Hoje um destes corongos tentou diversas vezes atirar nas lulas, nem mesmo eu perto tentando contá-las impediu o imbecil de ficar atirando, ainda bem que sem sucesso, resolvi então afugentar as lulas, passei a persegui-las com bastante ênfase, chegando a separar o cardume e dispersar os animais, porém creio que os salvei de serem assassinadas (hoje) ... me revolta este tipo de coisa, ontem vi uma maria-preta (S.fuscus), um peixe pequeno, sem valor comercial ou interesse nutricional, com uma mutilação gigante no dorso, ainda com a carne exposta, causada por um infeliz caçador.

Bom, voltando ao mergulho de hoje, vou falar de coisas boas ... hoje o numero de marias-nagô (P.acuminatus) foi bem significativo, observei 25 indivíduos, todos jovens, muitos bem pequenos mesmo, vi também um pequeno e belíssimo parú (P.paru) e o melhor de tudo, um cavalo-marinho (H.reidi), uma fêmea, de coloração alaranjada presa a uma esponja (Porifera) a menos de 1,5m de profundidade ... coisa rara por aqui ... quanto a abundância, atingiram o índice de "abundante": o Decapterus sp., a sardinha (Harengula sp.), um cardume de milhares de filhotes bem pequenos de Haemulidae (Haaemulon sp.), o P.chomburgkii e a maria-preta (S.fuscus).

Saí da água hoje às 15:40h.

Estavam na água comigo hoje a Lou, Nei, Bola, Raissa e Trança, e novamente o Ricardo Miranda apareceu por lá também.

Nenhum comentário: