sexta-feira, 1 de outubro de 2010

01/10/2010 - Emissário Jaguaribe (OC23)

Embarcação utilizada no mergulho, o Marline I, e ao fundo, Salvador

O dia estava ensolarado, sem vento e o mar estava liso, sem ondas ... fatores que podem ser facilmente considerados para esperar um excelente mergulho.

Navegamos do porto da Itapuã, na rua K, por cerca de 30 minutos até o ponto de mergulho, um ponto específico a 35m de profundidade onde está sendo instalado o emissário. A intenção deste mergulho era aplicar o AGRRA (Atlantic and Gulf Rapid Reef Assessment) para os corais e outros organismos bentônicos.

Programamos o mergulho com as tabelas específicas da PADI uma vez que decidimos mergulhar com EANx30 para ganhar um pouco mais de tempo no fundo. Este programa foi comparado ainda a programas definidos pelos softwares V-Planner e JDeco, e pelo modelo de planilha para Microsoft Excell "DECO Dive Planner", além de tabelas de descompressão (AR) da U.S. Navy e Buhlmann.

Como eu teria que descer com as carretilhas, quadrado, máquina fotográfica e trena, o Waltinho desceu com um cilindro extra (stage) em caso de necessidade na deco, com EANx21 (ar-comprimido), montado na lateral (side mount).

Waltinho descendo com o stage em side mount

Iniciamos o mergulho às 9:45h, ainda na superfície a visibilidade vertical não parecia estar muito boa, mas uns 5m abaixo ela melhorou bastante, porém quando chegamos aos 27m virou noite, não se via mais nada ... liguei a lanterna de foco da minha aparelhagem de foto e seguimos até o fundo (34m) onde encontramos uma poita de concreto que devia ter uns 2m de altura.

Waltinho chegando aos 27m e a suspensão voltando a tomar conta da água

No substrato havia um acamada de suspensão de uns 30cm que não permitia ver nada, o solo era lamoso ... não ví nenhuma vida no fundo, exceto a grande quantidade de octocoral, hidróides, uma ascídia-negra (Phallusia nigra) e um crinóide (Echinoderma) que foram observados na poita.

Ficamos no fundo por no máximo 10 minutos, realizar o trabalho era impossível e resolvemos então abortar ... ainda fiz uma parada de 5 minutos aos 4,5m por segurança antes de sair da água.

Estava comigo neste mergulho o Waltinho.

Octocorais e ascídia-negra (Phallusia nigra)

Crinóide e mais octocorais

Importante: não faça um mergulho utilizando misturas de gás, em profundidade ou com descompressão planejada se não for habilitado para tal.