segunda-feira, 6 de abril de 2009

06/04/2009 – Recife do Navio (Porto Seguro)

Depois do mergulho anterior fiz um longo intervalo de superfície de 2:25h a bordo do Dive Star aguardando a subida dos demais mergulhadores e após isso navegando até o recife do navio onde fizemos o mergulho a seguir.

A água estava muito boa, não tão boa quanto no início do mergulho anterior mas muito boa e se manteve assim, diferente do ponto anterior onde a água acabou sujando um pouco ao final do mergulho. Neste mergulho fiz censos estacionários, como nos demais, ainda não foi possível analisar os dados, porém da para comentar que mais uma vez a maria-preta (Stegastes fuscus) foi uma das espécies mais observadas, e desta vez o sargentinho (Abudefduf saxatilis), os barbeiros (Acanthurus spp.), o Malacoctenus sp. e o budiãozinho (Halichoeres poeyi) estiveram bem representados em diversos censos.

Neste mergulho observei ainda um badejo (Mycteroperca bonaci) de aproximadamente 1,0m de comprimento, uma enorme taoca (Lactophrys trigonus) e a surpresa da avistagem de um gregório (Stegastes pictus). Observei também algumas anêmonas (Actinaria) bem estranhas, elas possuíam algo que eu creio sejam tentáculos marrons que inflados simulavam algumas algas ao redor dos minúsculos e finos tentáculos brancos que ficavam escondidos entre os tentáculos modificados (procurei nas referências e nos livros que tenho aqui sobre animais recifais e marinhos, mas em nenhum deles encontrei algo nem mesmo parecido com esta anemona), vi também uma lagosta neste mergulho (Panulirus sp.).

Mais um excelente mergulho hoje quem tem tudo para ser o melhor dia de mergulho que já tive em Porto Seguro.

O mergulho durou 85 minutos, o suficiente para eu fazer todos os censos necessários, desta vez eu fui o último a retornar para o barco e todos me esperavam ansiosos para iniciarmos o nosso fun dive no naufrágio do Castor que estava logo ali, em baixo de nós só nos esperando.

Estavam comigo em baixo d’água o Saulo Spanó, o Camilo e o Miguel Loiola.

Nenhum comentário: