segunda-feira, 6 de abril de 2009

06/04/2009 – Tacipanema (Porto Seguro)

Saímos de Coroa Vermelha um pouco atrasados hoje novamente, porém menos atrasado que ontem, não me recordo a hora, mas com meia hora de navegação às 09:43h eu já estava dentro d’água para iniciar o mergulho.

Hoje a água estava muito boa, foi o melhor mergulho em termos de visibilidade e também de riqueza de espécies de peixe ... do barco, no caminho já era possível observar o fundo, este é o segundo ano que venho mergulhar em Porto Seguro para esta mesma atividade, fiz ao todo uns 15 mergulhos nestes recifes, e não me recordo de nenhum destes mergulhos com visibilidade nem mesmo próxima a de hoje, especialmente no início do mergulho.

Neste mergulho consegui registrar a ocorrência de 41 espécies de peixes, e como já era de se esperar a maria-preta (Stegastes fuscus) e desta vez também o Haemulon aurolineatum e o barrigudinho (Pempheres schomburgki). Outras espécies que tiveram bastantes registros, mas que, porém não podem ser consideradas abundantes com base nos dados do RDC realizado foram o Haemulon parra, o budião-batata (Sparisoma axillare), o Anisotremus surinamensis e o crisurus (Mycrospathodon chrysurus), mas outros peixes como o budiãozinho (Halichoeres poeyi), o cirurgião (Acanthurus chirurgus), o barbeiro-azul (Acanthurus coeruleous) e o vermelho (Lutjanus alexandrei) também foram bem registrados.

O mergulho durou 62 minutos e eu fui o primeiro a retornar para o barco, aproveitei para trocar logo o cilindro que ainda estava na metade por um cheio para o próximo mergulho e deixar a área livre para o próximo que chegasse.

Neste mergulho o Saulo filmou um mero (Epinephelus itajara) de cerca de 1,5m por uns dois minutos, inclusive vendo a filmagem deu inclusive para observar o mero sendo limpo por um neon (Elacatinus figaro).

Estavam comigo em baixo d’água o Saulo Spanó, o Camilo e o Miguel Loiola.

Nenhum comentário: