sábado, 21 de abril de 2007

21/04/2007 - Porto da Barra

O mergulho começou hoje por volta das 10:30h, caímos no lado do trampolim e ficamos por um bom tempo na zona de areia ajudando Guigui no piloto do seu projeto de pesquisa com os peixes de areia.

A minha surpresa foi quando o Yuri me chamou para mostrar um machinho de cavalo-marinho (Hippocampus reidi) que se encontrava fixo a um palito enterrado no meio da areia ... o Buia encontrou também uma estrela-do-mar de seis pontas ... um pequeno polvo cuja espécie ainda não foi determinada ... um pequeno gobiidio (Gobionellus sp.) na areia ...

Depois fui vasculhar a área das pedras ... fofografei uma mutuca (Myrichtys ocellatus), um Malacoctenus sp., e alguns carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis) ... falando em carangueijo-aranha, mostrei um exemplar fêmea a Yuri e Gustavo, a minha intenção era mostrar a eles o dimorfismo sexual deste bichinho, então fui procurar um macho para mostrar a diferença ... o primeiro carangueijo-aranha que encontrei eu quis logo pegar para verificar o sexo, porém ele se recuou e entrou numa loca, eu não hesitei e enfiei a mão na loca para pegá-lo quando senti uma forte fisgada no dedo indicador da mão esquerda, no reflexo puxei o dedo e o indivíduo do outro lado do dedo recuou ... deu para ver que se tratava de uma moréia ... so tive tempo depois de avaliar o estrago ... o dedo sangrava e doía muito ... abortei o mergulho ... tb, já passavam das 13:00h ...

Estiveram comigo neste mergulho: Buia, Gugui, Camilo, Yuri, Gustavo, Nina e Frog ... fora uns calouros que faziam o batismo do curso básico ...

Nenhum comentário: