Partimos do Centro Náutico por volta das 8:00h e às 09:45h já estávamos prontos para cair na água ... fiquei surpreso com a beleza do local ... as Pedras do Cardinal são formações que deram origem a um recife de topo plano com aproximadamente 200m de extensão e uns 30 de largura média) no interior da baía de Todos os Santos, entre a Ilha de Maré e Salvador. O topo plano do recife se encontra a apenas 10m de profundidade e as suas paredes apresentam de 2 a 4m de cobertura de corais, seguindo em direção ao fundo (mais de 20m) com substrato areno-lodoso. A cobertura de coral é formada 75% por Montastrea cavernosa, seguida por Sideratrea stellata, e apresentando ainda colônias de Mussismilia hispida, Agaricia agaricites, Millepora alcicornis e pólipos solitários de Scolymia wellsi. Além de corais podemos encontrar muitas esponjas e zoantidios no recife.
Neste mergulho eu fiz o registro da cobertura do substrato (porcentagem) com o quadrado e medi a rugosidade com uma corrente de 2m enquanto que o Igor Cruz fazia o video transecto para censurar os corais.
O mergulho durou 87 minutos.
Estiveram comigo neste mergulho: Camilo e Igor Cruz.
Esse foi um dos lugares mais bonitos que já mergulhei ... fiquei muito feliz ao saber que a baía de Todos os Santos ainda abriga um recife tão bonito e aparentemente pouco explorado como este ... ESPERO QUE CONTINUE ASSIM!
Mais fotos do local em:
http://rodrigopivni.multiply.com/photos/album/48
Nenhum comentário:
Postar um comentário