domingo, 22 de abril de 2007

22/04/2007 - Boa Viagem e Blackadder

O mergulho hoje já foi diferente dos anteriores postados aqui no Logbook ... fizemos um mergulho offshore com SCUBA nos recifes da Boa Viagem e no naufrágio do Blackadder.

Logo de início um linguado cuja espécie eu não iodentifiquei, na areia, alguns Synodus sp., peixes-morcego (Ogcocephalus vespertilio) , amborés-vidro (Coryphoterus glaucofraenun) e muitos carangueijos-aranha (Stenorhynchus seticornis) ... quando chegamos à popa do naufrágio um cardume de enormes salemas (Anisotremus virginicus) nos recepcionaram, fiz algumas fotos mas o excesso de suspensão não permitiram que nenhuma ficasse realmente boa ...

Dentre as salemas me chamou a atenção uma que apresentava um ferimento já cicatrizado logo acima da sua cabeça ... a impressão que dá é de que a cicatriz foi provocada por um tiro de arpão ... não me parece marca de ferimento causado por algum predador ...

Seguimos então em direção à proa do naufrágio onde encontrei um jovem parú (Pomacanthus paru) ainda com a coloração preta com faixas amarelas, algumas outras salemas e uma enorme mutuca (Myrichthys ocellatus) sendo seguida por um badejinho (Mycteroperca bonaci) jovem, como esta associação ocorreu no interior da proa a quantidade de suspensão foi menor, permitindo então que eu fotografasse e filmasse a associação.

Quando retornava, próximo ao escovém de bombordo uma maria-preta (Stegastes fuscus) que defendia o seu território resolveu investir contra a minha mão após eu ter me apoiado sem querer em sua fazendinha de algas ... dei mole, era para eu ter pelo menos filmado o comportamento, mas fiquei lá, só observando ... mas também não fiquei muito tempo pois é sacanagem estressar desta forma o peixe, preferi deixar ele em paz.

Ao passar novamente pela popa fiz novas fotos das salemas e seguimos novamente em direção ao recife e logo depois à praia ... já estavamos a 65 minutos em baixo d´água a uma profundidade máxima de 8,8 m ... eu ainda tinha 90 bar no cilindro, mas infelizmente o do Ovinho já estava nos 50 e optamos por manter a segurança e sair ...

Nesse mergulho estava comigo o Ovinho.

Nenhum comentário: