segunda-feira, 23 de abril de 2007

23/04/2007 - Porto da Barra

Caimos na água por volta das 13:20h e passamos todo o mergulho próximo ao trampolim ... a maré estava bem vazia e a água relativamente clara apesar do tempo fechado e das chuvas rápidas que vem caindo nos últimos dias.

Cardumes de Carangidios Caranx sp. e de sororocas (Scomberomorus sp.) rondavam a área e por vezes investiam nos gigantescos cardumes de "pititinga", porém não consegui ver a predação em sí, muito menos fotografar.

Dentre os animais observados destaco além dos carangidios e das sororocas, camarões-palhaço (Stenopus hispidus) e um enorme niquim (Thalassophryne sp.) ... ah, isso sem falar de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) que observamos no raso, próximo onde os barcos fazem a "limpeza" do pescado ... o curioso é que esta tartaruga apresentava uma mutilação na porção terminal do seu casco cuja origem é desconhecida.

Em um determinado momento durante o mergulho me vi só, procurei as outras pessoas que entraram na água comigo mas não encontrei ninguem e só fiquei por uns 15 minutos quando voltei a ver o pessoal ... apenas após o mergulho (depois das 14:40h) fui saber que a cata-lixo Jan encontrou uma lata de cola-de-sapateiro e resolveu coletar quando acabou se melando com a cola e saiu da água para se limpar!!

Estiveram comigo neste mergulho: Jan, Dé, Juba e Pedro.

Nenhum comentário: